Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Somos o que repetidamente fazemos.
A excelência, portanto, nao é um feito, mas um hábito.”
Aristóteles
.
.

Vencer ou fracassar é resultado de sete hábitos, segundo Stephen Covey, autor do livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes“. São eles que distinguem as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas das fracassadas ou daquelas que sacrificam o equilíbrio interior e a felicidade para alcançar êxito.
.
Os hábitos podem ser aprendidos e desaprendidos. Pode-se definir um hábito como a interseção entre o conhecimento, a habilidade e o desejo. O conhecimento é o que fazer e o porquê, a habilidade é o como fazer; e o desejo é a motivação, o querer fazer. Para tornar algo um hábito em nossas vidas precisamos reunir esses três elementos.
.
Os sete hábitos são uma abordagem altamente integrada que passa da dependência (você cuida de mim) para a independência (eu cuido de mim mesmo) e para a interdependência (podemos fazer algo melhor juntos).
 
Os três primeiros hábitos tratam da independência — a essência do crescimento do caráter. Os 4, 5 e 6 tratam da interdependência — trabalho em equipe, cooperação e comunicação. O hábito 7 é o da renovação.
 
Mais do que um livro de auto ajuda, o livro de Covey apresenta 7 hábitos importantes para aqueles que almejam a eficácia no que fazem. Abaixo relacionamos os 7 hábitos.

Hábito 1 — Seja Pró-Ativo.
A palavra proatividade implica muito mais do que tomar a iniciativa. Implica que nós, como seres humanos, somos responsáveis por nossas próprias vidas.

Nosso comportamento resulta de decisões tomadas, e não das condições externas. Possuímos iniciativa e responsabilidade suficiente para fazer com que as coisas aconteçam.
 
O comportamento pró-ativo é um produto de sua escolha consciente, baseada em valores e não no resultado de um comportamento reativo, baseado em sentimentos. As pessoas proativas não deixam circunstâncias, condições, ou o ambiente mostrarem a elas como atuarem. Tomar a iniciativa não significa ser agressivo, insistente ou chato, e sim reconhecer a responsabilidade de fazer com que as coisas aconteçam.

Uma das formas de se determinar em que círculo nos encontramos é distinguir entre o ser e o ter. O círculo de preocupação está cheio de ter e o círculo de Influência está cheio de ser: Eu posso ser mais paciente, ser mas sábio, ser mais carinhoso. A linguagem que utilizamos é um indicador real do nosso comportamento.

► Linguagem Proativa
.......→Vamos procurar alternativas.
.......→Posso tomar outra atitude.
.......→Posso controlar meus sentimentos.
.......→Vou buscar uma apresentação eficaz.
.......→Preciso achar a resposta apropriada.
.......→Eu escolho.
.......→Eu prefiro.

.......→Eu vou fazer.

Hábito 2 — Comece com o Objetivo em Mente.
Cada momento de nossas vidas pode ser analisado dentro do contexto geral daquilo que realmente é mais importante para nós. Começar com um objetivo em mente significa saber para onde estamos seguindo, de modo a compreendermos melhor onde estamos agora, e darmos passos sempre na direção correta.
.
A auto consciência nos leva a examinar nossos próprios pensamentos. Isso é particularmente útil para a criação de uma missão pessoal porque os dons humanos específicos que nos permitem praticar esse hábito, imaginação e consciência, são funções primárias do lado direito do cérebro.
.
Compreender como lidar com esta capacidade do cérebro direito aumenta grandemente nossa habilidade de primeira criação. Quanto mais somos capazes de aproveitar a criatividade do cérebro direito, mais seremos capazes de visualizar, sintetizar e transcender o tempo e as circunstância presentes, de projetar um quadro holístico daquilo que desejamos ser e fazer na vida.
.
Um dos maiores problemas que surgem quando as pessoas lutam para se tornarem eficazes na vida é o fato de não pensarem de modo suficientemente abrangente. Elas perdem o senso de proporção, o equilíbrio, a ecologia necessária para uma vida eficaz. Elas podem ser consumadas pelo trabalho e negligenciar a saúde do corpo e, em nome do sucesso profissional, podem até deixar de lado os relacionamentos mais preciosos de suas vidas.
.
Ao centrarmos nossas vidas em principios corretos, criamos uma base sólida para o desenvolvimento dos 4 fatores que sustentam nossa vida: segurança, orientação, sabedoria e poder.

Hábito 3 — Primeiro O Mais Importante.
É a realização, a transformação em realidade, a emergência natural dos dois primeiros hábitos. Traduz-se por organizar e executar conforme as prioridades. É uma atuação no dia-a-dia, a cada segundo. Precisamos agir para aproveitar as oportunidades, para fazer com que as coisas aconteçam. Se algo é importante, e contribui para nossa missão, nossos valores e metas prioritárias, nós reagimos, porque é uma questão urgente. As questões importantes que não são tão urgentes exigem mais iniciativa, mais proatividade. Urgente significa que exige nossa atenção imediata. É “agora”! As coisas urgentes se impõe a nós.
.
A importância, por outro lado, tem a ver com resultados. É conduzir a vida com eficácia, a partir de um centro de princípios sólidos, e de um conhecimento da missão pessoal, com foco no importante bem como no urgente, dentro de um quadro de manutenção do equilíbrio entre o aumento da produtividade e o aumento da nossa capacidade de produção.
 
Hábito 4 — Pense em Ganha/Ganha.
É um estado de espírito que busca constantemente o benefício mútuo em todas as interações humanas. Não se trata do meu jeito ou do seu jeito, e sim de um jeito melhor, superior.

► Ganha/Ganha
Significa entender que os acordos e soluções são mutuamente benéficos, mutuamente satisfatórios. Todas as partes se sentem bem com a decisão, e comprometidas com o plano de ação.

Ganha/Ganha vê a vida como uma cooperativa, não como um local de competição. Ele se baseia no poder ou na posição, e não nos princípios. Baseia-se no paradigma de que há bastante para todos, que o sucesso de uma pessoa não se conquista com o sacrifício ou a exclusão de outra.
 
►Ganha/Perde
Adota a abordagem autoritária: “eu sigo em frente, você fica para trás”. As pessoas Ganha/Perde são propensas a usar a posição, poder, cargo, coisas ou sua personalidade para avançar. Quando um filho é comparado com o outro, as pessoas vivem dentro do pensamento Ganha/Perde.
 
► Perde/Ganha
É pior do que Ganha/Perde, pois não tem padrões. Nada de exigências, expectativas ou visão. Pessoas que pensam em Perde/Ganha normalmente preferem conceder e concordar. Tem pouca coragem de expressar seus sentimentos e opiniões, e se intimidam facilmente com a força da referência alheia. “Sou pacífico, faço qualquer coisa para manter a paz”.
.
►Perde/Perde

Quando duas pessoas determinadas, teimosas e egoístas interagem, o resultado é Perde/Perde. Os dois perdem e tornam-se vingativos, e querem a “revanche” ou a “vingança”, cegos para o fato de que o assassinato é suicídio, e que a vingança é uma faca de dois gumes.
.
Pessoas com uma mentalidade tipo Ganha não desejam necessariamente que outras percam. Ganha ou nada feito – Significa basicamente que se não conseguimos encontrar uma solução mutuamente benéfica, concordamos em discordar amigavelmente. Nada feito. Nenhuma expectativa foi criada, compromissos de desempenho não foram estabelecidos.
.
Hábito 5 — Procure Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido.
Procure primeiro compreender, implica uma mudança profunda...Normalmente nós procuramos primeiro que nos compreendam. A maior parte das pessoas não consegue escutar com a intenção de compreender. Elas ouvem com a intenção de retrucar.
.
A escuta empática é a chave para uma efetiva comunicação. A empatia é igual a solidariedade. À medida que você aprende a entender profundamente as outras pessoas, vai descobrir grandes diferenças em sua percepção. Também vai começar a dar valor ao impacto que estas diferenças provocam quando as pessoas tentam trabalhar juntas em situações interdependentes.
.
Saber como ser compreendido é a outra metade deste hábito, e é igualmente importante para se atingir soluções tipo Ganha/Ganha.

Procurar compreender exige consideração, procurar ser entendido requer coragem.

Hábito 6 — Sinergia.
Quando você se comunica sinergicamente, está simplesmente abrindo seu coração, sua mente e modo de expressão para novas possibilidades, novas alternativas e novas opções. Sinergia significa que o todo é maior que as partes.
.
A sinergia está em toda a parte. Na natureza, se você colocar duas plantas lado a lado, as raízes se misturam e melhoram a qualidade do solo, de modo que as duas plantas crescem melhor do que se estivessem separadas.
.
Outro exemplo é que se você colocar duas peças de madeiras juntas, elas aguentarão muito mais o peso suportado do que cada uma individualmente. É a força de um time.
.
A ecologia é uma palavra que basicamente define o sinergismo na natureza, tudo está relacionado com todas as coisas.

É no relacionamento que os poderes criativos se maximizam, assim como o poder real destes 7 Hábitos está na relação entre eles, e não apenas nos hábitos tomados separadamente.

E como fruto de toda essa interação surgem novos aprendizados que jamais existiram antes, encontrando soluções que são verdadeiramente sinérgicas.

Então o hábito 6 se torna o fruto dos hábitos 4 e 5.
 

Hábito 7 — Afine O Instrumento ( Renovação).
O Hábito 7 é o hábito da renovação contínua, é o que chamamos de afinar o instrumento. Pessoas eficazes realmente pagam o preço por afinarem o instrumento, porque mantém o espírito de renovação contínuo e equilibrado.
 
Representa a capacidade de produção pessoal. Preserva e melhora seu bem mais precioso, que é você. Renova as quatro dimensões de sua natureza: física, espiritual, mental e social/emocional..A dimensão física trata de cuidar eficazmente de nosso corpo físico, comer alimentos adequados, descansar e relaxar o suficiente e praticar exercícios regularmente..
 
A dimensão espiritual é o seu centro, seu íntimo, seu comprometimento com o sistema de valores. A renovação vem através da oração, da meditacão e da leitura.
.
A dimensão social e a dimensão emocional de nossas vidas estão vinculadas aos relacionamentos com os outros e através deles se manifesta. Renovar a dimensão social/emocional não exige tempo, mas requer treinamento.
.
A maioria das pessoas resulta do espelho social, sendo influenciada pelas opiniões, idéias e paradigmas das pessoas a sua volta. As coisas que você faz para afinar o instrumento em uma dimensão causam um impacto positivo nas outras dimensões, porque elas estão estreitamente interligadas. Conforme você melhora uma dimensão, aumenta sua habilidade também nas outras.
 
“Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” abrangem a maioria dos princípios fundamentais da eficácia humana. Estes hábitos são básicos, primários e representam a interiorização dos princípios corretos, nos quais se baseiam o sucesso e a felicidade duradoura que vem de dentro para fora e se volta para o amadurecimento contínuo do caráter, da eficácia pessoal e interpessoal.
.
Pode-se dizer que é uma leitura, quase obrigatória, que nos convida a derrubar todas as barreiras que nos impedem de olharmos profundamente para dentro de nós mesmos e, gradualmente, introduzirmos novas regras que nos permitam dar o primeiro passo para aprendermos a viver como pessoas felizes, saudáveis, dignas e bem-sucedidas..

"Ninguém pode persuadir a outra pessoa a se modificar.
Cada um de nós toma conta da porta da mudança,
que só pode ser aberta pelo lado de dentro."
Marylin Ferguson
.
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Fonte:Stephen R Covey’s book
http://saltitandocomaspalavras.blogspot.com



Também poderá gostar de:
45 Lições que a vidame ensinou
. ..