Amor — O Interminável Aprendizado

Criança, ele pensava: amor, coisa que os adultos sabem. Via-os aos pares namorando nos portões enluarados se entrebuscando numa aflição feliz de mãos na folhagem das anáguas.

Via-os noivos se comprometendo à luz da sala ante a família, ante as mobílias; via-os casados, um ancorado no corpo do outro, e pensava: amor, coisa-para-depois, um depois-adulto-aprendizado.

Se enganava. Se enganava porque o aprendizado de amor não tem começo nem é privilégio aos adultos reservado.
.
Sim, o amor é um interminável aprendizado.

Por isto se enganava enquanto olhava com os colegas, de dentro dos arbustos do jardim, os casais que nos portões se amavam.

Sim, se pesquisavam numa prospecção de veios e grutas, num desdobramento de noturnos mapas seguindo o astrolábio dos luares, mas nem por isto se encontravam.

E quando algum amante desaparecia ou se afastava, não era porque estava saciado. Isto aprenderia depois.
.
É que fora buscar outro amor, a busca recomeçara, pois a fome de amor não sabia nunca, como ali já não se saciara.

De fato, reparando nos vizinhos, podia observar. Mesmo os casados, atrás da aparente tranqüilidade, continuavam inquietos.

Alguns eram mais indiscretos. A vizinha casada deu para namorar.
 
Aquele que era um crente fiel, sempre na igreja, um dia jogou tudo para cima e amigou-se com uma jovem.

E a mulher que morava em frente da farmácia, tão doméstica e feliz, de repente fugiu com um boêmio, largando marido e filhos. Então, constatou, de novo se enganara.

Os adultos, mesmo os casados, embora pareçam um porto onde as naus já atracaram, os adultos, mesmo os casados, que parecem arbustos cujas raízes já se entrançaram, eles também não sabem, estão no meio da viagem, e só eles sabem quantas tempestades enfrentaram e quantas vezes naufragaram.

Depois de folhear um, dez, centenas de corpos avulsos tentando o amor verbalizar, entrou numa biblioteca.

Ali estavam as grandes paixões. Os poetas e novelistas deveriam saber das coisas.

Julietas se debruçavam apunhaladas sobre o corpo morto dos Romeus, Tristãos e Isoldas tomavam o filtro do amor e ficavam condenados à traição daqueles que mais amavam e sem poderem realizar o amor.

O amor se procurava. E se encontrando, desesperava, se afastava, desencontrava.

Então, pensou: há o amor, há o desejo e há a paixão.

O desejo é assim: quer imediata e pronta realização. É indistinto. Por alguém que, de repente, se ilumina nas taças de uma festa, por alguém que de repente dobra a perna de uma maneira irresistivelmente feminina.

Já a paixão é outra coisa. O desejo não é nada pessoal. A paixão é um vendaval. Funde um no outro, é egoísta e, em muitos casos, fatal.

O amor soma desejo e paixão, é a arte das artes, é arte final.

Mas reparou: amor às vezes coincide com a paixão, às vezes não.

Amor às vezes coincide com o desejo, às vezes não.

Amor às vezes coincide com o casamento, às vezes não.

E mais complicado ainda: amor às vezes coincide com o amor, às vezes não.

Absurdo.

Como pode o amor não coincidir consigo mesmo?

Adolescente amava de um jeito. Adulto amava melhormente de outro. Quando viesse a velhice, como amaria finalmente?
Há um amor dos vinte, um amor dos cinqüenta e outro dos oitenta? Coisa de demente.

Não era só a estória e as estórias do seu amor. Na história universal do amor, amou-se sempre diferentemente, embora parecesse ser sempre o mesmo amor de antigamente.

Estava sempre perplexo. Olhava para os outros, olhava para si mesmo ensimesmado.

Não havia jeito. O amor era o mesmo e sempre diferenciado.

O amor se aprendia sempre, mas do amor não terminava nunca o aprendizado.

Optou por aceitar a sua ignorância.

Em matéria de amor, escolar, era um repetente conformado.

E na escola do amor declarou-se eternamente matriculado.


.

Amor — O Interminável Aprendizado
Texto extraído do livro: 21 Histórias de amor
Autor: Affonso Romano de Sant'Anna
http://saltitandocomaspalavras.blogspot.com/


Leia também:
Amor, quando acontece, não precisa de palavras!
Dia dos Namorados – Enlouqueçaaquele pouquinho necessário para fazer a vida parar!
Dia dos Namorados – Valentine’s Day — Dia de São Valentim
Oração dos Namorados
Dia dos Namorados —Namorar é tão bom e faz bem!
.
Na história universal do amor,
amou-se sempre diferentemente,
embora parecesse ser sempre
o mesmo amor de antigamente.

By Lucilia Diniz
.

Abacate Emagrece! Reduz Colesterol! Combate Diabetes!

O abacate é um fruto que traz muitos benefícios à nossa saúde. Para conseguir todos os benefícios, é importante incluir o abacate em uma dieta equilibrada: não adianta substituir as refeições por porções do fruto.
.
Os efeitos no controle do diabetes, colesterol e prevenção do reumatismo podem ser verificados depois de dois a três meses de consumo diário. Uma alerta, porém, como o abacate é muito calórico não devemos comer mais que três colheres por dia.

Conhecido como abacate em Português, pêra de jacaré ou avocado em Inglês, aguacate ou palta em Espanhol, o abacate é um fruto, mas normalmente nos referimos a ele como um legume, uma vez que é muito utilizado em pratos salgados.
.
Acredita-se que veio para o Brasil no início do século XIX e hoje ocupa o quarto lugar como produtor deste fruto, antecedido apenas pelo México, Estados Unidos e República Dominicana.

Aproximadamente 70% do peso do abacate se refere à polpa do fruto e, apesar de ser conhecido como um fruto muito calórico e, é de fato, já que suas propriedades em 100 gramas, são:
Calorias: 162.0; Potássio: 339mg; Vitamina E: 1,01mg; Proteínas:2,22g; Colesterol: 0; Fibras: 2.

Este fruto é fonte de muitos nutrientes e, é uma das frutas com um dos mais elevados teores de proteínas e também fornece 10% ou mais das necessidades diárias recomendadas de ferro, potássio, magnésio e vitaminas A, C, E e B6.

No Brasil, o abacate é consumido ao natural com açúcar e como sobremesa na preparação de vitaminas, sorvetes, sobremesas, mousses, cremes e bebidas. O nosso país é o único do mundo onde o abacate é consumido com açúcar, como sobremesa é também usado para fazer vitaminas; na culinária mexicana, conhecido como guacamole, é comum consumí-lo em saladas temperado com vinagre, pimenta e maionese; e em Moçambique é usado com açúcar e limão.

Em outros países é utilizado em saladas e molhos, ou ainda, em pedaços ou em creme, é misturado com verduras, tomates, cebolas, salsinha, e temperado com azeit
e, sal, pimenta e outras especiarias. É servido como acompanhamento para tortilhas, chips, torradas, pães e pratos salgados.

Na Guatemala, em Porto Rico, no México e na Colômbia, é costume incrementar as sopas com grossas fatias de abacate e, em alguns lugares do Caribe, come-se o abacate com vinho do Porto ou Madeira, suco de laranja e de limão. Em países da América Latina, prepara-se o famoso guacamole, acompanhado de tortilhas de milho.

Benefícios
.

1 — Saúde:
▼ Do abacate se extrai um azeite muito bom para combater localmente a dor reumática e a dor da gota.

▼ O abacate contém muito Fósforo, que ajuda na formação dos ossos e dentes e evita a fadiga mental.

▼ Beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sangüíneos.

▼ Sua gordura age como antioxidante, bloquea o LDL, o colesterol ruim, que pode entupir as artérias e, essa gordura mantém os níveis do HDL, que é o colesterol bom.

▼ É um poderoso bloqueador de trinta agentes cancerígenos diferentes.

▼Combate os gases do estômago e do intestino.

▼ Compressas quentes com o chá das folhas na cabeça, alivia nevralgias e dores de cabeça.

▼ O caroço moído e queimado, e misturado ao leite, resolve problemas renais, desinterias e doenças do aparelho reprodutor feminino — corrimentos.

▼ O chá combate também infecções da garganta, elimina a rouquidão e a tosse.

▼ Mastigam-se as folhas de abacate frescas para curar afecções da boca, estomatites, ânsias, além de fortificar as gengivas e os dentes.

▼ As folhas e frutos do abacateiro são usados, em chás, como diuréticos

▼ O abacate é excelente para problemas do aparelho digestivo: fígado, estomago e intestinos — gases e prisão de ventre.

▼ Ajuda na eliminação de abcessos, das doenças relacionadas às articulações — artrite, reumatismo e gota.

▼ Para afecções dos rins, não só o fruto, mas também o chá das folhas, sendo que este, ainda combate infecções, mas é preciso que as folhas estejam secas, pois as verdes, podem provocar palpitações.

▼ Usada para combater vermes: lavar e moer bem a casca de abacate, e misturar em partes iguais com casca de limão ralado; acrescentar mel e tomar em jejum uma colher de sopa.


2 — Na Cozinha: 
▼ Dá uma salada de excelente aparência quando cortado em cubos e misturado a rodelas de ovos cozidos, cebola, temperado com sal, vinagre e pimenta do reino.

▼ Pode ainda se transformar em sorvete, bastando para isso batê-lo no liquidificador com suco de limão, açúcar e leite e levá-lo ao congelador em forminhas.

▼ Bata cerca de 3 colheres de abacate com leite desnatado e uma colher de açúcar no liquidificador. A quantidade de leite é pouco menos de um copo. O ideal é que seja como lanche e de preferência diariamente.

▼ Patê
• 1 ou 2 abacates maduros
• 1 ou 2 cebolas médias bem picada
• 2 tomates bem picados
• suco de 1 ou 2 limões
• 2 ou 3 colheres de sopa de maionese
• salsinha picada
• sal e pimenta do reino
• l colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
Amasse bastante o abacate até virar um creme. Vá adicionando os outros ingredientes e mexendo bem até incorporar e ficar cremosa e pastosa.

3 — Afrodisíaco
Muitas pessoas acreditam que a polpa do abacate tenha poderes afrodisíacos. No caroço, concentra-se parte da força libidogênica do abacate.
O macerado dos caroços preparado com vinho branco, como seu extrato fluido, são considerados como bons afrodisíacos.


4 — Beleza
Por conter uma grande quantidade de óleos e vitaminas o abacate também é um grande aliado para pele e cabelo. O abacate, rico em óleos naturais, age como excelente restaurador e conservador.

A polpa e a gordura do abacate são, há muito, empregues em cuidados de beleza, no tratamento da pele, fama que advém da sua riqueza em vitamina E e A.

Pensa-se que alguns dos seus componentes químicos estimulem a produção de colágeno, que ajuda a suavizar as rugas, conferindo à pele um aspecto fresco e saudável.


▼ Máscara para pele
• 2 colheres de sopa de abacate
• 1 colher de sopa de mel
• Bater os ingredientes no liquidificador


Aplicar na pele limpa, deixar agir 15 minutos. É ideal para quem tem pele seca porque tem um potencial hidratante muito forte.

A máscara hidrata a pele e forma uma espécie de película que age na revitalização do tecido.

▼ Máscara para cabelo
• 1/2 abacate
• 1 colher de sopa de óleo de amêndoa
• 1 copo de iogurte natural
• Bater os ingredientes no liquidificador


Aplique o creme nos cabelos e envolva num papel laminado. Deixe agir 20 minutos. Depois lave o cabelo normalmente. Esta máscara vai dar brilho e hidratar o cabelo.

Excelente para os cabelos, seja para amaciar, quedas, dar brilho, fortalecer e ainda para caspa. É bom ainda para a pele.

▼ Receita Asteca para Olhos Inchados
Descasque meio abacate e corte-o em fatias em forma de meia lua. Deite-se com algumas fatias embaixo de cada olho e descanse por cerca de 20 minutos. Você vai adorar ps resultados!

▼ Máscara Facial
Apenas amasse meio abacate e espalhe uniformemente sobre o rosto limpo. Deixe agir por 15 minutos, depois enxague com água morna. Essa máscara facial é ideal para quem tem pele seca.
 
Tratamento para as Mãos
Em uma tigela pequena, amasse:
• 1/4 de um abacate descascado
• 1 clara de ovo
• 2 colheres de sopa de aveia
• 1 colher de chá de suco de limão


Misturar bem e aplicar às suas mãos. Deixar a mistura por 20 minutos, depois enxague com água morna e seque. Esse delicado esfoliante deixará suas mãos mais macias!

▼ Casca Hidratante
Uma parte muito importante do abacate que geralmente jogamos fora é a casca. Você pode usar a parte interna da casca como um hidratante rico em óleo e umectante. Apenas lave seu rosto e aplique a parte interna da casca sobre a face, fazendo suaves movimentos ascendentes.

Você pode de
ixar o óleo em seu rosto a noite toda ,caso possua a pele seca, ou então lavar o rosto após 15 minutos. É um hidratante perfeito para ser usado antes da aplicação da sua base ou pó
compacto!


▼ Máscara para Pele Oleosa
Em uma tigela pequena, misture cuidadosamente:
• 1/2 abacate
• 1 colher de chá de suco de limão
• 1 clara de ovo


Aplique uniformemente no rosto limpo e deixe agir por 20 minutos, depois enxague com água morna em um pano. Aplique um adstringente logo depois, se quiser.
 
.........Recomendações na hora da compra e do consumo

O abacateiro começa a produzir no terceiro ano após o plantio, e a produção de uma planta adulta oscila entre 200 a 800 frutos por ano.
.
Seu período de safra vai de fevereiro a agosto e é importante ressaltar que o abacate só começa a amadurecer depois de colhido..

A fruta já desenvolvida pode ser deixada na árvore por seis meses sem que se estrague. Entretanto, uma vez colhido, o abacate verde amadurece em poucos dias.
.
Os melhores abacates são os mais pesados e firmes. Para saber se estão no ponto, é só fazer uma ligeira pressão com os dedos: os de casca fina cedem logo, os de casca mais grossa oferecem um pouco mais de resistência.

Não devem ser empilhados e nem colocados com outras frutas que possuam muito amido, porque precipitam o amadurecimento do fruto, levando-o ao apodrecimento precoce.
 
Devem ser guardados em lugar fresco e arejado. Quando ainda verde, não convém colocá-los na geladeira, pois o frio interrompe o processo de maturação, mas após amadurecerem podem ser conservados na geladeira por 2 a 4 semanas.

Depois de descascados, devem ser imediatamente consumidos, porque, em contato com o ar, a polpa escurece. Para evitar o escurecimento imediato da polpa, passe um pouco de limão na superfície do fruto.
 
Como o abacate maduro é muito sensível, amassando-se com muita facilidade, deve-se evitar que fiquem empilhados na fruteira ou no recipiente no qual são guardados.
.
O abacate deve ser servido cru – pois ele se torna amargo quando cozido. É possível, entretanto, acrescentá-lo a pratos quentes que já tenham sido preparados, misturando-o com um molho condimentado ou em fatias sobre um peito de frango grelhado.
.
1. Para saber quanto comprar, calcule que 3 abacates são suficientes para fazer um creme para 6 pessoas;

2. Para que o creme de abacate não escureça, depois de pronto coloque-o num prato fundo e ponha o caroço da fruta, sem lavar, bem no meio do prato, guardando-o na geladeira até o momento de servir;

3. Para que o abacate cortado não escureça, passe uma camada fina de manteiga ou limão na parte cortada
.
4. Para pratos salgados, só use abacates bem maduros. Caso contrário, ficarão muito amargos, dando sabor desagradável;
.
5. Quando for usar só uma metade do abacate, deixe a outra metade com o caroço. Isto evita que se deteriore com rapidez;
 
.6. Para conservar o abacate maduro, envolva-o com um pano úmido e coloque na geladeira. Quando o pano secar, volte a umedecer.

Vale a pena dizer que o abacate é excelente para perder peso porque preenche o estômago com facilidade e adia a fome e, ainda transforma a gordura em massa muscular.

Quem experimentou garante que é muito fácil de cumprir e em dois dias já se notam os efeitos.

Tudo o que voce precisa fazer é comer abacate três vezes ao dia: no café da manhã, no almoço e na ceia, durante duas semanas. Na ceia o abacate deve ser comido ao natural, sem qualquer outro tipo de alimento.

Nesta dieta, recomenda-se incluir às refeições produtos integrais e carnes brancas e deve-se evitar as gorduras e os doces.
Boa sorte!

Abacate emagrece! Reduz Colesterol!
Fonte: Pesquisa livre na Internet
http://saltitandocomaspalavras.blogspot.com

.
Dentro de um gordo há sempre
um magro louco para sair.
E, ao lado de um magro,
tem sempre um gordo querendo entrar.
Portanto, não descuide!

By Lucilia Diniz
.