Emagrecimento: Mitos e Verdades

Ficar magro, sentir-se bem com o próprio corpo e ainda ter a possibilidade de comer o que quiser, é o maior desejo de quem está acima do peso. Emagrecer e permanecer magra é encher o coração de qualquer pessoa que faça dieta, principalmente para aquelas que já passaram pelas mais variadas experiências desde a Dieta da sopa à Dieta das 8 Horas e do Dr. Atkins ao Dr Dukan. 

Perda e manutenção do peso que só será possível com exercícios físicos e  reeducação alimentar, ou seja, aprender o que, como e quanto comer.
Emagrecer envolve todo um processo que  vai mais além de soluções mágicas propostas por dietas da moda ou remédios, afinal, emagrecer e permanecer magro com saúde não é fácil, já que exige disciplina, paciência, perseverança, comprometimento e determinação para modificar hábitos de vida, o que faz com que uma grande parte das pessoas fuja dessa mudança por rejeitar novos hábitos alimentares e, também, por declinar a prática de uma atividade física.

O fato é que deparamos diariamente com novas dietas que nos conquistam e nos fazem acreditar que finalmente encontramos o Santo Milagroso, que num passe de mágica, eliminará aqueles quilinhos a mais, mesmo sabendo que é preciso maneirar o que ingerimos, sejam alimentos sólidos ou líquidos.

A única maneira de conservar a saúde
 é comer o que não se quer,
 beber o que não se gosta e
 fazer aquilo que se preferiria não fazer.
― Mark Twain

Faça do Alimento o seu Medicamento

Que comer frutas, legumes e verduras faz bem à saúde nem é preciso mais dizer. Todo mundo já sabe. Mas o que, talvez, poucos saibam é que, neste grupo de alimentos, há alguns ainda mais benéficos, capazes de combater doenças e melhorar a saúde como um todo. É o grupo de alimentos conhecido como “funcionais”, que fornecem ao organismo substâncias bioativas capazes de prevenir e controlar diversas doenças como: obesidade, diabetes, câncer, doenças cardiovasculares, dentre outras.
O grupo de alimentos conhecido como “funcionais”, que fornecem ao organismo substâncias bioativas capazes de prevenir e controlar diversas doenças como: obesidade, diabetes, câncer, doenças cardiovasculares, dentre outras. Blog Saltitando com as Palavras
Hipócrates, há cerca de 2500 anos, já dizia: “faça do alimento o seu medicamento”, lembra a nutricionista Tatiane Soares Café, da Cabesp, entretanto, ela explica que é sensato entender que os alimentos funcionais não são milagrosos, capazes de curar todas as doenças.

É importante ressaltar que, para atingir os benefícios desejados, é necessário o consumo regular desses alimentos, além da associação de uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis”.

Segundo Tatiane a portaria número 398, de 30/04/99, da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde no Brasil, descreve que alimento funcional é “todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica”.

Que teu alimento seja teu remédio
 e teu remédio seja teu alimento.
O corpo cura por si mesmo.
 O médico é só um assistente da natureza.
— Hipócrates – 460-377 a.C