Batata, o Alimento Versátil que faz bem à Saúde.

A batata é um dos alimentos mais nutritivos e fundamentais no mundo e mantém um papel importante na culinária do cotidiano. Versátil e de fácil acesso, a batata é um alimento que não pode faltar em sua refeição. Muito nutritivo, esse tubérculo é uma das mais ricas fontes de amido, vitaminas, minerais, fibras alimentares e  é a 4ª fonte de alimento mais consumido no mundo, superado apenas pelo arroz, trigo e milho.

A batata tem bastante água, vitamina B1 (essencial para o crescimento e estimulante do apetite), vitamina B2 (importante para a pele e para combater infecções), Vitamina C e alguns sais minerais, principalmente potássio. Como é pobre em proteínas e gorduras (apenas 0,1 g/100 g) e não tem colesterol, a batata é um alimento de fácil digestão e  recomendado para pessoas que precisem de dietas com baixo teor de colesterol. Em restaurantes, fast foods e bares é a porção mais consumida, de acordo com estudos.

Um dos  segredos de seu sucesso é a grande diversidade na combinação  de pratos, como acompanhamento de qualquer tipo de carne, ave, peixe, ou substituindo o arroz ou macarrão. É também muito usada como salada, sopa, purê, pão, bolo salgado e as famosas batatas fritas ou french fries, que é um sucesso mundial entre todas as idades.

A fé é como plantações de batatas,
só se tornam visíveis quando chega a hora da colheita.
— Samara Oliver

Toda segunda-feira é meio começo, meio preguiça, meio esperança...

Vivemos num mundo com uma grande diversidade de gostos e opiniões, no entanto, uma delas é quase unânime para a maioria das pessoas: não gostar da segunda-feira.  Em verdade, se avaliarmos bem, nossas segundas-feiras são tão estressantes quanto os demais dias úteis da semana, com exceção da sexta, porque dá início a outro final de semana! Aliás, é também pela proximidade com a segunda-feira ou com o trabalho em si que as pessoas costumam não ser tão fãs das noites de domingo.  

Mas verdade seja dita, pelos excessos dos fins de semana,  após aquele churrasquinho, a pipoca do cinema, as cervejas, os refrigerantes, a pizza, o pastel na barraquinha de praia,  aquele brigadeiros e tudo mais que nos damos direito a comer, é natural que nos sintamos menos saudável, cansados  e mal-humorados às segundas-feiras.


Toda segunda tem pelo menos um bom dia que é dito com
alegria por alguém que encontrou o seu amor
no final de semana, e pelo menos um que é dito
com tristeza  por alguém que perdeu o seu,
ou porque ele se foi,  ou porque o amor perdeu a graça.
By Adriana Falcão