Caminhada Lenta — Reduz a Barriga e Firma Pernas e Bumbum


A atividade controla o apetite, reduz a barriga e firma pernas e bumbum mais depressa do que a marcha intensa.
 
O exercício em ritmo lento desencadeia uma reação química no corpo que intensifica a perda de peso.
.
De acordo com pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, ocorre diminuição na produção do hormônio responsável por estimular o apetite — a leptina — o que reduz os picos de fome. “Todo gasto energético rápido tende a ser compensado por uma enorme vontade de comer..

A vantagem da perda de energia lenta e gradativa é a adaptação do apetite'', explica o metabologista Roberto Carlos Burini, professor do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição da Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista — Unesp.

E mais: passos lentos aumentam a produção do hormônio que prolonga a sensação de barriga cheia. ''Uma molécula de aminoácido age no cérebro criando a impressão de que o organismo está satisfeito'', explica a nutricionista funcional Daniela Jobst, de São Paulo.
.
A caminhada lenta ainda reduz 146% mais gordura abdominal do que a normal, garantem pesquisas da Universidade de Michigan, além de favorecer o emagrecimento por outro motivo: ''Ela causa o aumento da substância que ativa no organismo a queima de gordura, chamada catecolamina'', destaca o nutrólogo Edson Credidio, professor da pós-graduação da Sociedade Brasileira de Nutroterapia Funcional e Dietética, ligada à Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas — Unicamp.

Além de ganhar um abdome retinho, você pode ter pernas modeladas e mais musculosas. A explicação é simples: ''Quando o ritmo é intenso, os níveis do hormônio do estresse, o chamado cortisol, são elevados e acabam retirando proteína dos músculos, o que reduz a massa muscular'', afirma o médico fisiologista do exercício Paulo Zogaib, da Universidade Federal de São Paulo — Unifesp.
.
Já o personal trainer Marcelo Garcia, proprietário do Espaço Personal, de São Paulo, afirma: ''Em sete dias de caminhada lenta, quem não tem nenhum condicionamento físico pode conquistar pernas até três vezes mais enrijecidas''.

Mas para esse exercício surtir efeito, é essencial que você respire certo, porque o tempo entre a inspiração e a expiração é que vai determinar o ritmo das passadas e ajudá-la a se concentrar no movimento.
.

O ciclo respiratório é o mesmo utilizado no Pilates — técnica de conscientização corporal. Ou seja, você inspira pouco e solta lenta e profundamente pela boca, concentrando a força de saída do ar no abdome. ''Um bom truque para sentir o movimento é empurrar o ar pela garganta. A cada três passos, puxe o ar pelas narinas e solte-o pela boca'', ensina o professor Marcelo Garcia..

Dessa forma há maior liberação e assimilação de endorfina, hormônio do bem-estar, e estímulo do músculo transverso, que sustenta a barriga. Ao ser trabalhado, favorece a perda de medidas da região.

 
.Passo a passo do programa: Começe já a caminhar
 e perca até 3 kg em uma semana



O personal Marcelo Garcia,autor do treino, garante: ''As sedentárias são as primeiras a sentir os efeitos da queima de gordura e da eliminação de líquidos''.

1-Coloque uma roupa
Confortável e um par de tênis próprio para caminhada.

2-Você pode optar
Por se exercitar numa esteira ou na rua.

3-Ao iniciar a caminhada
Volte seu corpo e mente para o exercício, conscientizando-se de que o momento do treino é único e livrando os pensamentos de absolutamente tudo o que não está envolvido na atividade. A concentração deve ser total.

4-Comece a andar
A cada três passos, puxe o ar pelas narinas (não muito para não ficar tonta) e solte-o pela boca, forçando sua saída pela garganta. Enquanto estiver expirando, faça o barulho de um sussurro para sentir que está empurrando com força o ar para fora e sinta o seu abdome enrijecer. Pode parecer estranho no primeiro dia, mas é pura questão de treino. ''No segundo dia você já estará fazendo esse processo naturalmente'', garante Marcelo, do Espaço Personal.

5-A passada também é especial
Toque o solo com firmeza, de modo que toda a planta do pé entre em contato com o chão, do calcanhar às pontas dos dedos. Uma maneira de saber se você está caminhando corretamente é sentir toda a extensão e contração dos músculos da perna — da panturilha às coxas.

6-O ritmo lento é marcado pela frequência cardíaca
Deve ser de 55% em relação à sua frequência cardíaca máxima (FMC). Esse limite varia de acordo com a idade, como na tabela abaixo:
.

.
7-O tempo de caminhada diária para emagrecer é:
.



O tênis ideal para caminhar O calçado faz toda a diferença na caminhada, pois é preciso leveza, conforto, estabilidade e amortecimento para obter pisadas precisas.
 
O companheiro ideal é o tênis com cabedal (o corpo) aerado para facilitar a ventilação e a transpiração do pé, além do solado emborrachado, antiderrapante.

Caso você esteja muito acima do peso, gaste um pouco mais em um modelo reforçado e com mais amortecimento. Graças à tecnologia avançada, já existem no mercado tênis que tonificam os músculos e emagrecem a cada passo.

 
Caminhada lenta — reduz a barriga e firma pernas e bumbumBy Andréa Soares e Isabela Leal
http://saltitandocomaspalavras.blogspot.com/


Leia também:
• Mexa-se! Alguma coisa é melhor do que nada
• Benefícios da corrida — na Rua ou na Esteira...