Simplifique, simplifique, simplifique — 3 palavras que muda vidas


E se a vida fosse extremamente simples? Almas que respiram, enviadas de paraquedas para a Terra, livres para fazer o que quiserem, desde que não prejudiquem os outros, e isso por um tempo limitado. 

Eles se conectam, passam o tempo fazendo o que lhes traz alegria, contribuem com a sociedade em troca de dinheiro, o que lhes permite obter o imenso privilégio e o prazer de comer comida deliciosa com milhares de pratos diferentester um lugar para morar e para comprar momentos de alegria.

Não é isso que temos?

O fato é que tivemos que tornar as coisas mais complexas porque estávamos entediados. Você sabe, humanos. Eles não podem ficar satisfeitos com o que têm, eles sempre precisam de mais. Que espécie estranha ...

Então inventamos coisas para fazer para ocupar nosso tempo e problemas para ocupar nossas mentes.

Quando, na verdade, se você fixar e limitar sua atenção àquele momento, tudo ficará bem, não é?

“Limite sua vida a este momento. Sua situação de vida pode estar cheia de problemas - a maioria das situações de vida está - mas descubra se você tem um problema neste momento. Você tem um problema agora?” — Eckhart Tolle

Sente-se por um minuto e considere o universo ...

Sempre fiquei intrigado com o universo. Costumo parar um momento para refletir sobre o que está por trás das paredes de nosso planeta Terra. Quer dizer, por favor, vamos pensar um pouco.

Nossa pequena grande colônia de almas que respiram passa seu tempo caminhando ao redor de uma esfera azul, cheia de lugares maravilhosos e outras pequenas almas que respiram. Mas o que há depois de nosso céu azul e suas incríveis variações de cor?

Vazio.

Até a palavra é incrível. Vazio. O nada trouxe ao seu clímax. E dentro estão outras esferas coloridas, uma grande coisa amarela quente e brilhante chamada Sol, estrelas, algumas se movendo, outras apenas sentadas, contemplando o que está ao seu redor. E muitas, muitas outras coisas que nem podemos imaginar, já que nem mesmo podemos lidar com a noção de “expansão constante”.

Depois de ter isso em mente, imagine-se lendo essas palavras em seu pequeno pedaço de planeta. Compare sua pequenez com a vastidão do universo. Como está o contraste? O meu é enorme, louco, enorme e maravilhoso.

Praticar esse contraste tem uma vantagem imensa. Isso nos dá uma escala. E, em comparação, tudo o que faz nossa vida parecer muito simples.

Aproveite essa simplicidade e organize sua mente

Minha mãe está constantemente preocupada, ansiosa, estressada, perturbada, tensa e quase sempre com coisas que estão além de seu controle. Mesmo agora, enquanto estamos de férias com a família no meio dos Alpes franceses, ela está meio aqui e meio pensando em coisas que poderiam muito bem esperar seu retorno.

Meu salário de agosto será ridículo. Eu sei disso agora. Também tenho muitas coisas em mente, coisas para terminar antes de um prazo razoavelmente próximo e minha dose diária de preocupações, assim como todo mundo.

A diferença entre minha mãe e eu é que fiz uma escolha que ela ainda não fez. Decidi me concentrar em três coisas:

• As coisas que posso controlar;

• As coisas com as quais tenho que lidar agora;

• As coisas que me trazem verdadeira alegria, as que fazem parte da minha felicidade.

Gosto da seguinte citação porque ilustra muito bem a minha visão da vida:

“A capacidade de simplificar significa eliminar o desnecessário para que o necessário fale” — Hans Hofmann

Descobri que focar em coisas específicas em vez de tentar "viver total" reduz muito estresse desnecessário. Acho que esta é a mensagem que Hans Hofmann queria transmitir: escolha algumas coisas e concentre-se nelas.

Menos coisas, menos problemas, menos estresse, mais leveza, mais alegria, mais felicidade.

Em três palavras: simplifique, simplifique, simplifique.

É o conselho mais simples, mas mais eficaz que já apliquei na minha vida.

“Somos felizes em proporção às coisas que podemos viver sem” - Henry David Thoreau

Simplicidade é a chave para uma vida feliz. Experimente agora: imagine sua mente como um céu azul, repleto de nuvens. Agora considere cada nuvem, cada uma correspondendo a um problema, uma preocupação, estresse ou algo que está em sua mente, e decida: Isso é importante? Isso merece minha atenção e consideração?

Elimine as nuvens. Céu sem desordem, mente sem desordem.

Agora você pode se concentrar nas poucas preocupações reais de sua vida. Aquelas relacionadas às coisas que trazem a você verdadeira alegria, ou verdadeira inspiração, ou aquela verdadeira centelha de energia de fogo. As coisas que são mais “você”.

Eu escolhi o seguinte:

Escrever, porque é o que me ajuda a organizar meu pensamento, minha vida, me faz feliz e meu ganho de vida.

Consideração pelo meu corpo, que pratica muito esporte e caminhada, pois me ajuda a focar e liberar minhas energias negativas ao mesmo tempo que me proporciona uma enorme reserva de energia e uma imagem corporal positiva; e alimentação saudável, porque gosto de comer bem e dar ao corpo o que ele precisa.

Poucos, mas fortes vínculos, com minha família, mas também com algumas pessoas cuidadosamente escolhidas, com as quais posso passar momentos que me fazem sentir viva e trocar considerações que me ajudam a evoluir e a encontrar novos caminhos e perspectivas de vida.

Momentos de vida que estão ligados aos anteriores pois gosto de os passar com as minhas pessoas preferidas, mas também sozinha. Estes momentos podem ser viagens, mas também passeios na natureza, bebidas no bar, jantares deliciosos, gargalhadas e exploração do mundo próximo ou distante acompanhada pela minha máquina fotográfica. É nisso que prefiro gastar dinheiro: momentos, não coisas.

Escolha algumas coisas que deem sentido à sua vida e concentre-se nelas. Isso significa que você deve primeiro encontrar a si mesmo, por meio de questionamentos honestos e da observação de seus pensamentos, gostos e reações. O que traz uma faísca de excitação às suas costelas? A que tipo de proposição você diria “Inferno, sim!”?

Reduza suas expectativas de vida, mas não seus padrões. Escolha qualidade em vez de quantidade.

Organize, simplifique e foque. É isso que torna minha vida feliz.


Autor: Auriane Alix  (tradução livre)

Tags: Simplifique, organize, foque, vida, terra, comida