Girassol, a Flor da Alegria.


Na simbologia das flores e plantas, o Girassol representa a luz do sol, a vivacidade e a alegria, por isso, quem presenteia esta planta, expressa um sentimento de alegria para homenagear a pessoa escolhida.

São também conhecidos como “Flores da Alegria” e costuma-se dizer que quem vê um Girassol imediatamente abre um largo sorriso diante de tanta luminosidade. 

Acredita-se que os girassóis são as mais “felizes” das flores e estão associados à alegria, à lealdade,  ao sucesso e à longevidade.  A beleza e exuberância de suas pétalas amarelas que envolvem as sementes escuras do miolo, a cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam o equilíbrio perfeito entre a luz e a sombra.

A imagem do Girassol é muitas vezes um ícone dos movimentos ecológicos e, em sua homenagem foi criado o Dia Internacional da Jardinagem do Girassol, que é celebrado no dia 1º de maio. Essa comemoração iniciou-se em 2007, quando os chamados "camponeses de Bruxelas" deram origem à ideia de plantar girassóis nos bairros mais pobres e negligenciados, colorindo assim a cidade de beleza natural.

O Girassol é muito procurado para ornamentação, pela capacidade de alegrar o ambiente, quer estejam sozinhos, quer plantados na terra ou em vasos, ou ainda compondo buquês de flores e arranjos florais, que se destacam em qualquer jardim ou na decoração de interiores, já que traz sorte e boas vibrações ao ambiente. A flor é também associada à fama, ao sucesso, à longevidade, ao poder, ao calor e, também, pode refletir a energia positiva do sol que é considerado único na habilidade de prover energia vibracional. 

🔅🔅Afinal, o Girassol segue o sol?
O girassol (Helianthus annuus) que significa “flor do sol”, é uma
planta herbácea anual pertencente à família das margaridas, sendo a maior e uma das mais populares flores desta família. Também é conhecido como girassol-comum, girassol-selvagem, girasol (espanhol), sunflower (inglês), sonnenblume (alemão) e tournesol (francês).

É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol e, apesar de bem conhecido pelo povo, existem muitas lendas que cercam o famoso movimento do girassol, o qual é responsável pelo seu nome.

O fato é que todos os dias, jovens girassóis seguem o sol lentamente e este movimento sempre representou um desafio para os cientistas que ainda não tinham conhecimento de que esse culto diário ao sol é guiado pelos ritmos circadianos durante o desenvolvimento.

Em uma série de experimentos, os cientistas amarraram as plantas jovens para impedirem que elas se movessem ou girassem, de modo que estivessem enfrentando o caminho errado quando o sol nascesse. Quando os movimentos normais das plantas foram frustrados, eles cresceram muito mais lentamente do que os girassóis regulares, com uma redução de cerca de 10% na biomassa e na área foliar.

Um estudo publicado na revista Science por uma equipe da Davis University of California, nos EUA, descobriu por que os girassóis param de acompanhar o Sol quando as plantas atingem seu crescimento máximo.

Os girassóis começam o dia de frente para o sol, no leste. Conforme as horas vão passando, a flor o acompanha até oeste. De noite elas giram de volta para o leste, recomeçando o ciclo. O movimento tem um propósito bem específico: segundo a pesquisa, essa estratégia garante um estímulo no crescimento e atrai mais insetos para polinizar.

"Os girassóis imaturos seguem se movimentando com o Sol, mas, quando amadurecem, se acomodam, e passam a olhar apenas para o Leste", destaca a pesquisa. Isso ocorre porque a movimentação do girassol ao longo do dia está relacionada ao seu relógio biológico, que atende ao ritmo circadiano (24 horas).

Assim, parte do caule da planta se estica durante o dia e outra parte, durante a noite. Segundo a pesquisa, o crescimento irregular do caule é o que promove o giro, fazendo com que, quando a flor chega ao tamanho ideal, ela para de girar.

Na verdade a flor do Girassol é um conjunto de várias pequenas flores no seu centro e grandes falsas pérolas amareladas ao seu redor, dispostas em um preciso espiral, com aproximadamente 34 num sentido e 55 no outro, denominado inflorescência. O girassol é sustentado por um caule que  atinge até 3 metros de altura.


Vídeo: Why sunflowers follow the sun?


A suposta movimentação da flor em sincronia com o Sol não acontece na cabeça florida do girassol maduro, e, sim, na fase inicial de desenvolvimento do broto da planta. Assim, quando madura, já com sua típica forma de grande flor amarela, ela não "persegue" mais o Sol, mas permanece sempre apontada para uma direção específica: o leste. O movimento na fase de broto da coroa de flores, chamado de heliotropismo, ocorre, de dia, no sentido leste para oeste e, à noite, ela retorna para a posição inicial leste já esperando o Sol se pôr nessa direção.

As folhas também acompanham o movimento, este o qual obedece a um ciclo circadiano, e é mantido até mesmo na ausência do Sol durante o dia, como,  por exemplo,  no tempo nublado.

Outro motivo que pode induzir as pessoas a assumirem que as flores maduras também se movimentam é devido à visão que se tem dos campos de girassol,  onde todas as coroas viradas para uma mesma direção dão a sensação de que elas estão seguindo algo.

É possível  dizer ainda que, a preferência das coroas de flores maduras pelo leste, segundo  os pesquisadores, é por que nessa posição  elas atraíam cinco vezes mais polinizadores do que quando, num teste,  foram forçadas a ficarem apontando para a posição oeste.

O motivo disso seria um maior aquecimento proporcionado pelo Sol nascendo no leste neste horário do dia, em comparação com as flores viradas para a direção contrária. E quando estas últimas eram aquecidas de forma artificial até igualarem sua temperatura com as outras nas manhãs, mais insetos polinizadores passavam a visitá-las.

Contudo, as coroas de flores voltadas para o leste continuavam a receber mais visitantes voadores. A teoria de germinação e aquecimento dos insetos também pode ser um complemento aqui, em adição ao fato desses animais estarem sendo atraídos pelo calor  emitido pelas flores.

O fato é que muito ainda precisa ser desvendado sobre o Girassol , mas de qualquer forma os resultados obtidos pela Davis University of California, nos EUA, podem também serem aplicados a outras plantas.  Assim, por enquanto, sabemos que as coroas de flores dos girassóis não se movimentam, apenas os brotos, mas de qualquer forma, brotos ou maduros,  eles, os girassóis, estão ali com sua luz para nos fazerem felizes.   

🔅🔅 Utilidades
O Girassol é uma das plantas mais populares do mundo, sendo amplamente utilizado como fonte de óleo (alimentar e para biodiesel) e sementes (alimento animal e humano).

É cultivado em todos os continentes e é famoso mundialmente por suas propriedades nutritivas. No passado, o girassol era cultivado por nativos americanos, que costumavam moer e transformar a planta em farinha, e inseri-lo no pão ou usá-lo para produção de óleo.

🔅Uma semente é altamente nutritiva e contém um alto nível de
óleo. Apenas 25 gramas de sementes por dia satisfaz a necessidade diária de vitamina E.

🔅Além disso, as sementes também são ótimas fontes de vários minerais, como cálcio, fósforo, magnésio, potássio e ferro.  

🔅O girassol contém vitaminas do complexo B, A, D e E, ácido fólico, proteínas, ferro, fósforo, iodo, cálcio, magnésio, cobre, sódio e flúor;

🔅O Girassol produz um óleo comestível que é extraído de suas sementes que ajuda a combater o colesterol mantendo as artérias desobstruídas;

🔅A flor do girassol é também  utilizada na cosmética, sendo um componente poderoso para amaciar os cabelos e nutrir as peles secas e desidratadas;

🔅O girassol também pode ser usado no fabrico de lubrificantes e sabonetes;

🔅Os maias o adoravam como um símbolo de luz e fertilidade e tomavam chá feito de suas folhas e consumiam as sementes, caules, folhas e pétalas. Também faziam um extrato de pétalas (na verdade, as lígulas), usado como afrodisíaco;

🔅Atualmente, no México, as pétalas são ingeridas após refogadas em óleo, para felicidade do casal no casamento;

🔅A fibra existente no caule do girassol pode ser usada para fabricar papel;

🔅A semente do girassol é usada na alimentação de pássaros em cativeiro;

🔅A semente do girassol, no Brasil, tem sido utilizada na produção de biodiesel.

🔅Os Girassóis quando plantados num jardim podem ajudar a inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenômeno alelopatia.

🔅O chá de folhas de girassol é adstringente, diurético e expectorante, sendo usado no tratamento de febres altas.

🔅Já as folhas trituradas são usadas como cataplasma em feridas, inchaço, picadas de cobra e de aranha.

🔅O chá feito de flores é usado no tratamento da malária e doenças pulmonares. A floração e as sementes são febrífugas, nutritivas e estomacais

🔅O cozimento das raízes é bastante usado em casos de dores reumáticas.

🔅O óleo de girassol é amplamente utilizado na preparação de alimentos energéticos de alta qualidade.

🔅O consumo periódico das sementes estimula o relaxamento muscular e dos vasos sanguíneos, controlando a pressão arterial.

🔅A semente do girassol também auxiliam na saúde cardiovascular, agindo eficazmente na prevenção de derrames e infartos.

🔅A semente da planta tem sido um dos melhores alimentos e mais nutritivos, visto que a semente contém aproximadamente 23% de proteína e todos os aminoácidos essenciais em um volume significativo.

🔅Uma semente de girassol contém 50% de gorduras múltiplas insaturadas, das quais a maior porcentagem é essencial para ácidos gordos linoleicos, que é um precursor de ácidos graxos ômega 6 que são altamente benéficos para reduzir o nível de colesterol no sangue.

🔅Óleo de girassol é feito das sementes de girassol e é uma ótima alternativa para quem busca emagrecer. Isso ocorre porque é capaz de inibir a enzima LPL, responsável por transferir a gordura circulante no sangue para células adiposas, forçando o organismo a usar o estoque de energia como fonte principal.

🔅Outra propriedade do óleo é que pode ser usado para aumentar a saúde da pele, sendo muito utilizado em hidratantes para peles sensíveis, especialmente de crianças e bebês, bem como em cremes e óleos de massagens.


🔅🔅Contraindicações e efeitos colaterais do girassol
O girassol geralmente é considerado como uma erva segura, seja em forma de óleo, alimentos ou remédios. Entretanto, pessoas com alergia às plantas da família das margaridas devem ser cautelosas ao utilizarem a planta.

Vale lembrar que todas as informações contidas neste texto
 têm a intenção de informar e não pretende, em hipótese alguma substituir as orientações de um especialista.

🔅🔅Curiosidades sobre o Girassol
O Girassol era uma flor adorada por antigas civilizações como uma divindade solar, em razão de ser conhecida como uma flor que se move para acompanhar o movimento do sol durante o dia.


🔅O girassol era considerado símbolo do deus do sol porque, ao amanhecer, começava a girar suas flores em direção ao nascer do sol.

🔅As sacerdotisas astecas do deus do sol foram coroadas de girassóis no século XV, e no início do século XVI, os missionários cristãos espanhóis trouxeram-na para a Europa porque gostaram dela, então, a princípio, cresceu como uma planta ornamental.

🔅A espécie se espalhou por toda a Europa até o século XVII e a produção em massa começou no século XVIII na Alemanha e Rússia, posteriormente se espalhando pela Europa Ocidental e Mediterrâneo. Apenas na década de 1830 os europeus foram capaz de drenar o óleo da planta, em Saratov, no sul da Rússia.

🔅O Girassol era o símbolo do sol nas culturas americanas antigas, já era cultivado há mais de 3 mil anos pelos indígenas do norte do México.

🔅Os astecas decoravam seus templos e coroavam suas sacerdotisas com flores de girassol.

🔅A Rússia desde o principio do século XX é o maior produtor e exportador do mundo de Girassóis.

🔅O Girassol já serviu de inspiração para grandes músicas como:
• O Girassol - banda IRA,
• O Girassol - Toquinho/Vinicius de Moraes,
• Girassol - Alceu Valença,
• Girassol - banda Cidade Negra;
na pintura, destaca-se a série de quadros “Os Girassóis” do pintor holandês Vincent van Gogh, produzidos durante a sua permanência na cidade de Arles, no sul da França; no cinema, o famoso “Os Girassóis da Rússia” (I Girasoli) que conta a história de um casal separado pela Segunda Guerra e onde a heroína Giovanna interpretada por Sophia Loren, viaja para a Rússia em busca do marido, atravessando campos de girassóis.

🔅Para o Feng Shui, o girassol é a integridade e força que temos dentro de nós e que queremos transmitir aos outros. É a flor do equilíbrio. É a flor que segue a caminhada do Sol, indica luz, calor, sentimento de conforto, felicidade e sorte.

🔅O género Helianthus tem mais de 65 espécies e a flor pode ser encontrada em diversas cores. 

🔅🔅Crendices sobre o Girassol
A Mitologia Grega apresenta uma lenda que explica o aparecimento da flor girassol. Clítia ou Clície, era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o deus do Sol. Quando este a a trocou por Leucotéia, Clície começou a enfraquecer.

Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber, se alimentando apenas das suas próprias lágrimas. Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite, o seu rosto se virava para o chão, continuando então a chorar.

Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face se transformou em uma flor, e continuou seguindo o sol. A Mitologia grega conta que assim nasceu o primeiro girassol.

🔅Uma crendice húngara afirma que se algumas sementes de Girassol forem colocadas na janela, ainda no princípio da gravidez, nascerá um menino.

🔅Outra crendice, desta vez brasileira, diz que é possível curar a infertilidade, apenas colocando suas sementes ao sol.

🔅Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para essa pessoa.

🔅Na Espanha, são necessários ter em casa onze girassóis, para ter sorte;

🔅Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e sementes colocadas na beira da janela, faz com que a mulher grávida, gere um filho homem;

🔅Levar 7 sementes de Girassol na carteira atrai prosperidade o ano todo;

🔅Para se ter sorte nos negócios deve-se manter próximo a porta de entrada, do lado direito um cálice ou um pequeno pote de vidro repleto de sementes de Girassol, que devem ser trocadas mensalmente;

🔅Oferecer Girassóis a um pessoa é sinônimo de desejar-lhe sorte, prosperidade, sucesso e transformação em sua vida, já que o Girassol possui movimento.

Pode-se dizer que o girassol é uma flor guerreira que para sobreviver enfrenta as mais violentas intempéries. Ele precisa de luz e espaço e seu corpo se contorce o dia inteiro, para atingir seus objetivos. Entretanto, quando não há sol, ou se ele está fechado em uma sala escura com outros girassóis, ele não hesita em se virar para o outro girassol.

Se aplicarmos esse exemplo em nosso cotidiano, talvez seja necessário aproximarmo-nos  mais um dos outros e deixarmos transparecer  a luz que cada um de nós possui e, assim, iluminando um ao outro em momentos de escuridão, quem sabe,  todos consigam girar ao mesmo tempo, sem nada dizer, apenas fazendo o mesmo movimento da procura pela luz.




Pesquisa:
• www.greenme.com.br
• www.sciencemag.org 
• oglobo.globo.com
• latimes.com/science
• plantsinmotion.bio.indiana
• www.jstor.org 
• www.sunflowernsa.com
• Wikipedia.org


Tags: