Cabelos Bonitos e Saudáveis – Mitos e Verdades

Manter cabelos bonitos e saudáveis faz parte da agenda de beleza feminina e é raro encontrar quem não tenha uma receita infalível para melhorar a saúde e a aparência do cabelo.

Na verdade, os cabelos são um reflexo da saúde e da personalidade de cada mulher.

O difícil mesmo, é confiar numa dica que realmente funcione. Cortar mensalmente os cabelos para que eles cresçam fortes e sadios, pentear os cabelos cem vezes ao dia, arrancar um fio de cabelo branco faz nascer mais fios brancos, são algumas das lendas que nos foram passadas e que até hoje, algumas, ainda fazem parte da nossa rotina.

Abaixo,compartilhamos com você, leitor, algumas das rotinas eficientes e algumas que ganharam força somente pela tradição. Confira!

Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos?
MITO
Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com xampu específico e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo e, segundo especialistas, o excesso de oleosidade no couro cabeludo pode levar à queda.

Água quente prejudica os fios?

VERDADE
A água muito quente estimula a produção de glândulas sebáceas, o que contribui para o aumento da seborreia, além de causar queda.


As altas temperaturas também diminuem a oleosidade natural, o que deixa o cabelo mais seco e opaco, portanto é recomendado optar por temperaturas mornas, principalmente, no inverno.

Água fria deixa os cabelos mais brilhantes e saudáveis?
VERDADE
A água fria fecha as cutículas, o que evidencia o brilho dos fios e diminui a oleosidade.


Não significa que tenha de tomar um banho frio, passe apenas uma última chuveirada de água fria no final do banho.

O cabelo apodrece, se você dorme com o cabelo molhado?

VERDADE
Muitas horas de cabelo molhado deterioram as escamas, cutículas, e o couro cabeludo.

Água do mar combate a oleosidade?

VERDADE
O sol e o sal contribuem para diminuir a oleosidade, mas isso só é bom para quem quer combater esse problema.


Quem não tiver o cabelo oleoso acaba por ficar com os fios muito secos se não tomar os devidos cuidados.

Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer mais fios brancos?

MITO
Se fosse verdade, seria fácil combater a calvície. É natural que os fios brancos se destaquem na cabeleira já que o processo de encanecimento é causado pela perda de melanina — a substância que dá cor — que é substituída por ar e, em seguida, por queratina, proteína que deixa fio mais grosso e, portanto, mais visível.


Na verdade, o processo de iniciação de cabelos brancos começa com o avançar dos anos e quando se descobre o primeiro fio branco, depara-se com vários outros que iriam aparecer de qualquer forma.



Cortar na lua cheia encorpa a cabeleira?
MITO
Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, aparar os fios na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria ótimo para renovar o visual e, na crescente, ideal para se tornar uma Rapunzel.


O fato é que até agora a ciência não achou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Há, sim, provas de que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno segundo o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Cabelo.

O cabelo cresce com maior força se cortar as pontas?
MITO
O corte não afeta, na força e no crescimento do cabelo. O fio cresce cerca de 1 cm por mês, cortando-o ou não. O motivo de cortar as pontas é para eliminar as partes ressecadas, danificadas e as pontas duplas, deixando o cabelo mais saudável e harmônico e talvez por isso o cabelo parece mais forte.


Portanto, não depende do corte para que cabelo cresça mas rápido, e sim dos genes e da dieta.


Para um crescimento rápido é recomendado uma dieta rica em proteínas.

Os cabelos crescem mais rápido no verão?
VERDADE
O sol incentiva a produção de melatonina, que estimula a estrutura capilar e acelera o crescimento dos fios.

Colocar anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer mais rápido?
MITO
Segundo especialistas, os hormônios desses remédios são sintetizados, ou seja, precisam entrar na corrente sanguínea para serem absorvidos. Postos no xampu, isso não chega a acontecer. O máximo é ter irritação no couro cabeludo.

A exposição freqüente ao sol muda a cor dos cabelos ?
VERDADE
Isso ocorre em conseqüência da ação dos raios ultravioleta sobre a melanina, aquele pigmento responsável pela cor dos cabelos. Ela se decompõe e os fios mudam de cor

Problemas de saúde causam queda de cabelo?
VERDADE
Anemia, alterações da tireóide, doenças reumatológicas, remédios para depressão ou emagrecimento, sangramentos, pílulas anticoncepcionais podem derrubar os fios, assim como os períodos após o parto, cirurgias, infecções ou febres altas, além do estresse, dietas radicais e as alterações hormonais.

Tinturas causam queda de cabelo?

MITO
As tintas agem apenas nos fios, não nas raízes.
Atualmente os produtos são feitos com componentes que protegem os fios, como os aminoácidos, que fecham as cutículas que foram abertas pela amônia.

O estresse provoca queda de cabelo?

VERDADE
O estresse pode levar até mesmo à calvície, já que absorve a energia do corpo que estão estocadas para outras atividades, além de liberar radicais livres que matam nossas células.


Como o cabelo necessita de uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais para permanecer em bom estado, ele sofre quando há uma queda desses nutrientes, começa a enfraquecer e a cair.

Cabelos descoloridos ficam mais frágeis?

VERDADE
No processo de descoloração, ocorre a quebra da cutícula do cabelo, o que os tornam mais frágeis. Além disso, ficam mais desidratados. Faça uma hidratação após a descoloração e tinturas, para devolver as camadas protetoras.

Não é aconselhável pintar e fazer reflexo no mesmo dia?
MITO
A verdade nesse mito é que as tinturas são agressivas para o cabelo, mas hoje existem novos produtos que minimizam os danos.

A alimentação influencia na saúde dos cabelos?
VERDADE
Falta de nutrientes como ferro e zinco pode ocasionar a queda de cabelos.


Uma dieta balanceada, rica em proteínas e vitaminas antioxidantes, garante cabelos fortes e saudáveis.

Pentear o cabelo cem vezes por dia é benéfico?

MITO
Pentear em excesso pode fazer com que o cabelo se quebre, caia e perca seus óleos naturais deixando-o seco e opaco. Por isso você deve penteá-lo somente quando for necessário ou 1 vez ao dia, antes de dormir.

Calvície é coisa de idoso?

MITO
Segundo o dermatologista Otávio Macedo, autor de Segredos da Boa Pele - Preservação e Conservação, a calvície é mais intensa e mais rápida quando atinge homens jovens. Quanto mais precoce, mais depressa ela se instala.


Já a calvície num homem de 40 anos é mais lenta e, na maioria das vezes, não se estende por todo o couro cabeludo

A pontinha branca do fio é a raiz?
MITO
Muitas pessoas fazem um drama quando notam fios caídos com o que julgam ser a raiz.


Em primeiro lugar, é natural uma perda de até 100 fios diários — que passa praticamente despercebida.

Em segundo, como qualquer organismo vivo, a estrutura capilar passa por fase de crescimento, repouso e morte.


Quando o fio cai com a "raiz" — na verdade o bulbo — significa que ele já estava morto e, se tudo estiver normal, logo estará sendo substituído por outro.

Os secadores danificam o cabelo?

VERDADE
O cabelo quando recebe ar quente de uma distancia curta, danifica as cutículas e reduz a integridade do cabelo, reduzindo também a hidratação do cabelo.

Prender o cabelo estraga os fios?

VERDADE
Pessoas que têm os cabelos crespos e costumam prender com força, ao longo do tempo, podem perder os fios da parte da frente do couro cabeludo, pois os fios começam a nascer mais para trás.


Essa tração prejudica não só a extensão dos fios, como a raiz. Para não ter problemas, amarrar os cabelos só quando estiverem secos e por pouco tempo.


É recomendado que sempre e quando prender o cabelo use acessórios que não cortem ou danifiquem o cabelo. Assim você não terá problema algum.

Cerveja e limão são muito bons para o cabelo?
MITO
Utilize-os quando quiser preparar uma caipirinha, porque estes ingredientes não são nada bons como tratamento capilar; ao contrário, se você os aplica diretamente, ressecam o couro cabeludo e as fibras do cabelo. É melhor incluí-los apenas na sua dieta.

Ovo cru no cabelo poroso é excelente para hidratá-lo?
MITO
A lecitina da gema do ovo protege contra a desidratação, mas ao lavar o cabelo o resultado não é nada positivo, pois a clara se adere de tal forma que é quase impossível retirá-la. É melhor incluir o ovo apenas em sua dieta e não em seu ritual de beleza.

Máscara de iogurte no cabelo o deixará sedoso?

MITO
O iogurte é muito bom para o cuidado do cabelo, mas não quando aplicado sobre ele, e sim como parte de sua alimentação diária porque acrescenta proteínas importantes à dieta.

Basta tomar dois litros de água por dia que se consegue um cabelo brilhante e radiante?

MITO
A água ajuda a manter a pele saudável e jovem já que proporciona a renovação celular e também colabora para a beleza dos fios. No entanto, você deve ter uma alimentação equilibrada, com proteínas, vitaminas, carboidratos e gorduras, pois a água por si só não tem todos os nutrientes necessários para seu corpo, pele e cabelos.

É necessário usar xampu anti-resíduos?

VERDADE
Se utilizar muitos produtos no cabelo, além do shampoo e condicionador, o anti-resíduos é essencial. Assim, o cabelo fica desintoxicado do excesso de química. Mesmo que não seja um cabelo tratado quimicamente, o ideal é usá-lo de 15 em 15 dias, para tirar os resíduos de xampus e cremes.

É bom misturar ampolas de vitaminas no xampu?
MITO
O xampu não fica tempo suficiente na cabeça para que o cabelo absorva as vitaminas. O ideal é manter uma dieta equilibrada, capaz de fornecer essas vitaminas, que agirão de dentro para fora, e não o contrário.

É preciso fazer máscaras semanais?
VERDADE
Não é obrigatório, mas hidratar nunca é demais, principalmente se for um cabelo tratado com química e tiverem muito ressecados necessitando de tratamento intensivo, neste caso, as máscaras são uma excelente alternativa.

Deixar o creme o dia inteiro otimiza o tratamento?

MITO
Muitas pessoas deixam o creme de tratamento por mais tempo do que o recomendado e o resultado é que a hidratação, em vez de embelezar as madeixas, pode deixá-las oleosas.


Outro cuidado para evitar este problema é jamais aplicar o produto nas raízes, passando-o do terço do comprimento em direção às pontas.


Respeite o tempo indicado pelo fabricante do produto.

Devemos trocar de shampoo de vez em quando?
MITO
Muitas pessoas sentem que devem trocar de shampoo regularmente porque o cabelo se acostuma a ele, mas nem sempre é assim; é mais importante encontrar um shampoo adequado para seu tipo de cabelo.

Os xampus mais caros são os melhores?

MITO
Para a função fundamental, de limpeza, todos os xampus são basicamente iguais. Alguns vêm com substâncias adicionais que podem, de fato, melhorar o estado dos fios e, eventualmente, dar brilho a eles.


Em teoria, nos xampus mais caros tais substâncias são de melhor qualidade, portanto mais eficientes — mas não há nenhum estudo científico para comprovar tal tese

Espuma é sinônimo de cabelos bem lavados?
MITO
Os fabricantes costumam incluir na fórmula do xampu substâncias para provocar a espuma — mas ela apenas dá uma sensação de limpeza, sem nenhum efeito positivo sobre os cabelos.

Esfregar os cabelos com vigor durante a lavagem é fundamental para deixá-los mais limpos?

MITO
Segundo os especialistas, além de não resultar em cabelos mais limpos, esse método ainda os torna mais quebradiços em conseqüência do excesso de atrito.


Depois de quatro meses de lavagens tão vigorosas, algo como 80% das proteínas naturais protetoras dos fios terá ido embora.

Produtos 2 em 1 oferecem os mesmos resultados de produtos separados?
MITO
O shampoo/condicionador 2 em 1 deve ser utilizado quando você quer seu cabelo leve e macio mas não dispõe de muito tempo. A melhor alternativa é utilizá-los separadamente para obter um ótimo resultado e todos os diferentes benefícios dos 2 produtos.

Só devo utilizar o condicionador uma vez por semana?
MITO
O condicionador deve ser aplicado sempre que você utiliza o shampoo, pois ele é responsável por fechar as escamas, hidratar e reparar os fios, deixando-o saudável, fácil de controlar e brilhante.

Utilizar espumas, sprays ou gel pode danificar o cabelo?
MITO
Estes produtos são bons para conseguir um determinado visual, mas depois são eliminados quando lavamos o cabelo.

Tingir constantemente deixa os cabelos brancos?
MITO
O processo de despigmentação é independente ao de coloração; a perda de pigmentos ocorre com o passar do tempo e é hereditária, não é causada pela tintura.

O condicionador deixa o cabelo oleoso?

MITO
Quando o cabelo fica oleoso é porque você está utilizando o condicionador de maneira inadequada. Ele deve ser aplicado a partir da metade do cabelo até as pontas, nunca na raiz.


Conheça alguns números interessantes sobre o universo das madeixas e veja por que os fios de cabelo se tornaram importantes objetos de pesquisas.


►14 centímetros é a média de crescimento de cada fio de cabelo por ano – enfileirados, esses fios somariam 13 quilômetros

►Diariamente perdemos entre 50 a 100 fios. Se nenhum novo fio surgisse na cabeça, em três anos as pessoas ficariam 100% carecas

►70 milésimos de milímetro (ou mícrons) é a espessura de um fio de cabelo. Seria necessário juntar quarenta fios para chegar à espessura de um prego pequeno

►600 fios é a quantidade de cabelo de uma criança por centímetro quadrado. Aos 60 anos, a concentração cai à metade

►A profundidade da raiz dos fios é 4mm abaixo da pele, área denominada de folículo capilar.

►O diâmetro de um fio de cabelo equivale a cerca de 45 mícron — unidade de medida que é igual à milionésima parte do metro — ou seja: 1 mícron é igual a 1 milhão de metros, ou mil milímetros. Isso significa que é necessária uma média de 10 a 20 cabelos para obter a espessura de um milímetro.

►Um cm2 de couro cabeludo reúne de 200 a 300 fios de cabelo, número que varia de acordo com o tamanho da cabeça de cada pessoa.

►Cada ser humano possui cerca de 120 a 150 mil fios de cabelo em sua cabeça.

►Um rabo-de-cavalo pode aguentar até 12 toneladas! Um único fio de cabelo por sua vez, chega a suportar até 100 gramas, antes de quebrar.

►1cm3 de cabelo pesa cerca de 1,3 gramas. Logo, o peso total do cabelo ( em uma cabeça) pode variar de 5 a 200 gramas.

►Totalmente elástico! Um fio de cabelo pode esticar até metade do seu comprimento antes de romper.

Cabelos Bonitos e Saudáveis – Mitos e Verdades
Fonte: Pesquisa livre na internet
Blog Saltitando com as Palavras

.