Perguntas malucas, absurdas, engraçadas e complexas com/sem respostas.


Teoricamente, para uma pergunta sem resposta, não há resposta alguma. Só que não. É possível termos respostas sim, embora não definitivas, para as perguntas mais malucas, absurdas, engraçadas e às vezes complexas que frequentemente encontramos na internet. Selecionamos algumas dessas perguntas com/sem respostas, confira:  

🔶 Se Deus está em todo lugar, por que as pessoas olham para cima para falar com ele?
É comum quando as pessoas oram dizerem: "Pai Nosso que estás no céu..." e olharem para o céu enquanto rezam. Seria por força do hábito ou por uma questão simbólica?

É fato de que ao olhar para o céu o cristão deixa-se tomar pela ilusão de que Deus está no céu olhando, protegendo e guiando a todos. Ora se Deus é Deus e se ele está em todo lugar é por que ele é Deus. Então por que não olhar para cima? Ele está lá e se olhamos para cima para falar com ele é por que precisamos dele para orar e conversar e pedir perdão.

Se por um lado, existem representações artísticas nas igrejas que retratam um céu, morada de Deus; em contrapartida há aqueles que defendem que o céu de Deus não é propriamente um lugar físico, já que Deus não está restrito a um espaço, como nós. Deus é onipresente por seu poder e conhecimento.

🔶 Por que o quadro negro é verde?
No passado, os quadros negros eram usados apenas em escolas. Este nome deve-se ao serem fabricados a partir de uma pedra preta ou cinza escura, a ardósia. Assim, ficava fácil de escrever e apagar com o giz.

Com o tempo, surgiram novos materiais, mais baratos, claros, fáceis de manusear e menos frágeis. Os quadros poderiam ser fabricados de qualquer cor, mas o verde foi uma escolha popular.

Além de ser mais confortável para os olhos, destacava melhor as cores dos gizes. Hoje, a palavra quadro negro, apesar de ainda ser utilizada, está sendo substituída por lousa ou apenas quadro.

🔶 Se as pessoas vieram dos macacos, por que ainda existem macacos?
Na verdade, a pergunta está errada. Nós não viemos ou evoluímos dos macacos, como se pensa, mas nós, seres humanos, e as espécies de macacos atuais evoluímos de um mesmo ancestral.

Ou seja, os chimpanzés e os gorilas também passaram por um processo de evolução que aconteceu paralelamente ao nosso.

🔶 Como um vinho pode ser seco, sendo líquido?
Vinhos têm os adjetivos mais estranhos: áspero, amanteigado, crocante, elétrico... A criatividade dos enólogos parece não ter fim.

No caso do adjetivo seco, ele descreve os vinhos com menor concentração de açúcar por litro do que os vinhos doces. No entanto quando se diz que um vinho é seco, não estamos falando do seu estado físico que é líquido, mas sim sua classificação ao teor de açúcar.

A confusão em relação ao termo seco vem da tradução da classificação francesa, a palavra 'sec' em português , quer dizer seco. Só que no francês, seco não se refere apenas por algo que não é úmido, lá seco é o oposto de algo que não é macio ou suave, poderia ser um sinônimo para áspero ou rude.

🔶 Como a gente sabe se a carne é de chester se a gente nunca viu um chester?
O chester está presente na ceia de Natal da maioria dos brasileiros e por causa do mistério que gira em torno dessa ave que só aparece no final do ano, muitas teorias mirabolantes surgiram.

Não, o chester não é do Polo Norte e nem é um cruzamento alienígena, nem uma mistura de peru e pato e, sim, ele tem cabeça. É só você observar que o chester, em comparação a um frango comum,  tem peito e coxas maiores, além de asas menores.

Originalmente norte-americano, o chester caiu nas graças do paladar brasileiro no final dos anos 70, quando passou a ser comercializado por aqui, daí o nome abrasileirado, pois chester vem da palavra inglesa “chest”, que significa peito (parte da ave com bastante carne).  

A produção do chester tem início nos meses de fevereiro e março para chegar à mesa dos consumidores no Natal. A ave é abatida com peso maior que o de outras aves, e temperado de forma especial, o que garante sua popularidade em reuniões familiares, principalmente nas festas de final de ano.

🔶 Se fantasmas podem atravessar paredes, por que não caem através do chão?
A pergunta que deve ser feita antes dessa é: fantasmas existem?
Lamentavelmente não se tem uma resposta. Cabe registrar aqui que os criadores de histórias de assombração estão cometendo um enorme furo quando fazem esses personagens atravessarem paredes ao mesmo tempo em que andam para cá e para lá sem cruzar o chão.

🔶 O pluto e o pateta são dois cães, não são? Por que é que o pateta fala e o pluto não?
No mundo dos personagens de Walt Disney, Mickey Mouse, Pato Donald e outros personagens, apesar de animais, são retratados como seres humanos: têm casa, empregos, dívidas e... animais de estimação.

Por isso, Mickey, um rato, pode ter um cachorro como animal de estimação, e Pateta pode ser seu amigo, mesmo sendo da mesma espécie de Pluto. 

🔶 Por que sonhamos quando dormimos?
Há tempos que a ciência vem tentando desvendar este grande mistério sem  terem uma resposta definitiva.

O que se sabe é que os sonhos cumprem algumas funções importantes, como simular situações futuras, dramatizar preocupações e realizar desejos reprimidos.

Curioso sobre os sonhos e o que diz a ciência, então leia “O oráculo da noite – A história e a ciência do sonho”, do neurocientista Sidarta Ribeiro.

🔶 Como pode haver livros de "autoajuda"?
De fato, "autoajuda" significa "ajudar a si mesmo". O que significa que quando vamos a uma livraria comprar um livro desse gênero, buscamos auxílio nas palavras de um escritor, geralmente um psicólogo ou especialista em assuntos emocionais.

A ideia é que possamos incorporar esses ensinamentos para transformarmos a nossa vida com nossas próprias forças. Mas, convenhamos, a "ajuda" inicialmente vem de fora, certo?

🔶 Por que o milho verde é amarelo?
O milho verde é amarelo, porém seu nome não está relacionado, necessariamente, à sua cor, e sim ao seu nível de maturação, que ainda está incompleto.

O vegetal é colhido ainda verde, sem estar completamente maduro. Esse estágio é conhecido como o estado de leite, que é quando há uma substância leitosa no interior dos grãos.

Na verdade, o milho verde é ideal para o consumo humano em diferentes tipos de pratos por ser mais macio do que a sua versão quando já está maduro, servindo para ser usado em receitas de doces, mingaus, sucos, salgados e outros.

🔶 Por que a caixa de pizza é quadrada se a pizza é redonda?
A ideia de que pizzas vêm em caixas quadradas porque caixas redondas são impossíveis de fazer é a resposta mais comum. Isto, no entanto, não é inteiramente preciso.

É fato de que uma máquina pode ser programada para criar qualquer formato de caixa, basta apertar alguns números e deixar que um robô assuma.

De acordo com pesquisas, é apenas mais fácil, mais rápido e mais barato fazer caixas quadradas para armazenar e transportar pizza pela cidade.

🔶 Por que o Halls preto é branco?
Não tem a ver com a cor da bala, já que Halls preto é apelido e se refere à embalagem e não à bala em si. Você já deve ter notado que os Halls são classificados em tipos, sendo que cada sabor está associado a uma cor. O preto é o mais forte de todos.

🔶 Se depois do banho, estamos limpos, por que lavamos a toalha de tempos em tempos?
Algumas pessoas lavam sua toalha semanalmente. Outras em menos tempo do que isso. Na verdade, o que não sai com a água acaba na toalha, porque eliminamos apenas uma parte dos micro-organismos presentes na pele durante o banho.

O problema está nos fungos que se reproduzem com a umidade. E fungos podem provocar crises alérgicas, micoses, além do mau cheiro... Por isso é tão importante deixar a toalha secando após o banho em ambiente bem ventilado e, se possível,  com sol.

🔶 O que veio primeiro: a cor laranja ou a fruta?
As laranjas chamam-se laranjas porque a cor delas é laranja ou a cor laranja é chamada de laranja porque as laranjas são da cor laranja? A cor foi nomeada por causa da fruta.

O nome vem do sânscrito, náranga, e já designava a fruta há milhares de anos. Para os árabes, virou nárandja. Devido à forte influência árabe na Península Ibérica, espanhóis passaram a chamar a fruta de naranja, portugueses de laranja. Só depois que a cor veio a ser chamada assim.

🔶 Por que os kamikazes usavam capacete?
Kamikaze é uma palavra japonesa que literalmente pode ser traduzida como vento de Deus ou vento divino.

A palavra ficou mesmo mundialmente conhecida a partir da Segunda Guerra Mundial, quando o termo Kamikaze foi usado para designar os pilotos ou os aviões japoneses suicidas que se atiravam sobre os seus inimigos, especialmente atacando navios.

Ora, se a missão era suicida, não faz sentido o piloto usar capacete, certo?
A teoria que mais cola é a que diz que o uso de capacetes seria uma medida de proteção caso o objetivo não fosse atingido.

🔶 No cinema, qual apoio de braço é o meu?
Eis uma pergunta sem resposta. Por uma questão de espaço, os apoios das cadeiras dos cinemas são compartilhados. Só dispõe de um apoio exclusivo para pelo menos um dos braços quem se senta em uma das pontas da fileira. Quem for mais esperto põe seu braço lá.

 🔶 Por que a caixa-preta do avião não é preta?
Na realidade, elas costumam ser laranjas. Caixas-pretas são equipamentos de gravação de dados que todo avião comercial deve ter.

Elas têm uma cor chamativa justamente para chamar a atenção das equipes de resgate quando ocorrem acidentes. Se fossem realmente pretas, seria difícil localizá-las.

🔶 Por que o avião não é feito do mesmo material da caixa-preta?
Ora, se a caixa-preta é tão resistente, por que não fazer o avião todo como uma grande caixa-preta?

Um avião como o Boeing 787, cuja fuselagem é feita de materiais compostos, como a fibra de carbono, seria cerca 5 vezes mais pesado caso fosse feito de aço inoxidável e titânio, materiais de que são feitas as caixas-pretas. Isso inviabilizaria qualquer voo.

🔶 Se o som não se propaga no vácuo, por que Star Wars é tão barulhento?
Ondas mecânicas, como o som, precisam de um meio de propagação. E no espaço sideral só há vácuo. Talvez o George Lucas até soubesse disso quando fez os filmes da série. Mas preferiu deixar os ruídos de explosões, colisões e tiros. Afinal, dá muito mais emoção no cinema.

🔶 Por que o Zeca Pagodinho toca samba, e não pagode?
Apesar do Zeca tocar samba seu apelido é Pagodinho. Isso se explica pelo fato de na infância ele ter feito parte da Ala do Pagodinho, pertencente ao bloco de carnaval Boêmios do Irajá. Quem descobriu o apelido e incentivou o Zeca a usá-lo no seu primeiro samba no início dos anos 80 foi o compositor Cláudio Camunguelo.

🔶 Como o Tarzan estava sempre barbeado nos filmes?
É questão de genética; os índios brasileiros também não possuem barba. Esperava-se de um homem criado nas selvas por macacos que cultivasse os mesmos hábitos dos macacos. E, até onde sabemos, macacos não se importam com pelos. Mas talvez o criador do personagem estivesse mais preocupado com a estética do "Filho das Selvas" do que com a verossimilhança.

🔶 Adão e Eva tinham umbigo?
O umbigo é a cicatriz que resulta da queda do cordão umbilical. Portanto, todas as pessoas, geradas dentro do útero materno, têm umbigo. Adão e Eva, criados por Deus no sexto dia, não passaram por útero nenhum.

Se o Gênesis, onde o mito da criação está escrito, não faz nenhuma referência a umbigo, então é impossível responder a essa pergunta.

🔶 Por que existe o banco 30 horas?
Isso é uma invenção do departamento de marketing do Unibanco, hoje pertencente ao Itaú. Somam-se as 24 horas do dia, em que o atendimento é feito via caixas eletrônicos e atualmente pela internet, com as 6 horas em que as agências bancárias ficam abertas (das 10h às 16h). Isso dá 30 horas.

🔶 Por que os gatos ronronam?
Sabemos que geralmente os felinos emitem esse som quando estão satisfeitos ou felizes, mas há casos em que os gatos ronronam por medo ou quando estão ameaçados.

Será uma forma de comunicação? Uma maneira de chamar a atenção?
Ainda não há respostas definitivas sobre o porquê disso acontecer.

Quer saber mais sobre o ronronar dos gatos? Leia: Por que os gatos ronronam e como esse barulho pode afetar os humanos?

🔶 Por que tem gente que aperta o botão do controle remoto com mais força quando as pilhas estão fracas?
Pois é, quando as pilhas estão fracas, não adianta forçar a barra. Também não resolve misturar pilhas novas com usadas, já que a pilha gasta pode consumir parte da energia da nova e diminuir sua vida útil. Agora se o problema do aparelho não for pilha gasta, mas algum mau contato, aí, sim, os apertões podem ajudar. A dica é comprar pilhas novas.

🔶 Por que bocejar é contagioso?
Sim. O bocejo é contagioso tanto que quando você vê um bocejo, ou simplesmente ouve ou lê uma matéria sobre o assunto, logo vem aquela vontade involuntária de bocejar.

O que se sabe é que a imitação de estímulos, incluindo o bocejo, tem a ver com uma parte do cérebro chamada córtex motor primário.

Na verdade, ainda sabemos pouco sobre o bocejo. Sabe-se que vários estudos propuseram relações entre o bocejo contagioso e a empatia, associada ao vínculo social e não a uma imitação involuntária vinculada ao funcionamento do cérebro.

🔶 Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?
Para muitos, a mais plausível é a de que o ovo veio primeiro. Por outro lado, há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar o ovo.

Uma pesquisa das universidades inglesas Sheffield e Warwich, de 2010, afirma que a formação da casca do ovo da galinha depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários deste tipo de ave. Deste jeito, o ovo só poderia ter vindo depois da galinha....

Pela teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie evolui de outra, mais primitiva. As aves, galinhas inclusive, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos.

🔶 Por que tantos grandes vilões querem destruir o universo? Caso consigam, onde pretendem morar?
Porque são vilões, se eles quisessem proteger o universo, seriam heróis. Cada caso é um caso, tem vilões que não se importam com a própria vida e outros poderiam fugir pra outro planeta ou pra um universo paralelo.

Percebe-se que, apesar de estarmos em busca de desvendar os verdadeiros enigmas da existência, o tempo deixa mais perguntas, mostra respostas, esclarece algumas dúvidas, nos ensinando que viver é uma eterna procura de respostas para tantas perguntas sem resposta.

Tags:

Pesquisa:
Brainly.com
Super.abril.com
Hipercultura.com
MuitoInteressante.com
Revistagalileu.globo.com