1º de abril — A Mentira Tem Perna Curta ou Faz Crescer o Nariz?

Certamente em alguma fase da nossa existência já ouvimos e/ou falamos uma destas frases: Mentira tem perna curta ou Mentir faz crescer o nariz! e, com certeza, muitos de nós corremos para o espelho para verificar “o tamanho do nariz”!!!

E, muito embora, não haja uma conexão entre o hábito de mentir e 1º de abril – Dia da mentira, vale a pena relembrar que as consequências de uma história não verdadeira podem ser graves, porém, neste dia, 1º de abril, costumamos soltar nossa imaginação e aplicar nos amigos algumas lorotas bem elaboradas e, afinal, quem nunca pregou ou caiu em uma peça neste dia?

Há muitas explicações para o dia 1° de abril ter se transformado no Dia da Mentira. Uma das versões é que tudo iniciou no século XVI, quando o rei da França, Carlos XVI , mudou o Calendário Gregoriano e transferiu a comemoração do ano novo para o dia 1º de janeiro — que antes era comemorado de 25 de março a 1º de abril.

Alguns franceses — conservadores — resistiram à mudança e mantiveram os festejos no fim de março, porém foram ironizados pelo resto da sociedade que se utilizou de brincadeiras de mau gosto, tais como enviarem presentes estranhos e convites para festas que não existiam.

Essas brincadeiras ficaram conhecidas como “plaisanteries”, as quais confundiram e espalharam dúvidas sobre a veracidade da data , tornando-se assim o dia 1º de abril como o dia da mentira — Poisson d’avril.

Coincidência ou não, na Roma antiga o festival de Hilária foi uma iniciativa para celebrar a ressurreição do deus Átis. A palavra hilária, provavelmente derivada da palavra hilaridade e hilariante, significa alegria ruidosa. Hoje em dia, Hilária é também conhecida como o Dia da risada romana.

Na Índia, o festival Holi, comemora a chegada da primavera e, como parte do festival, as pessoas fazem brincadeiras e se lambuzam mutuamente com cores.

O fato é que o costume de se festejar o dia 1º de Abril popularizou-se rapidamente e se espalhou por toda a Inglaterra e, consequentemente, pelo mundo todo, a ponto de ser considerado um hábito universal.

Nos Estados Unidos, esse dia é conhecido como April Fool’s Day ou Dia dos Tolos; na França, Pisson d’ Avril — o que significa literalmente "peixe de abril"; em Portugal, O Dia dos Enganos; na Itália Pesce D'aprile; na Escócia, de April Gowk e Dia da Mentira, no Brasil, no qual Pernambuco foi o primeiro estado a adotar a brincadeira com a notícia do falecimento de Dom Pedro, em 1º de abril de 1848, à qual foi desmentida no dia seguinte.

Outros países tem esta celebração em dias diferentes, como Índia, 31 de Março ; México, Chile e outros países de língua espanhola, 28 de Dezembro, data em que é comemorado O Día de los Santos Inocentes ou Dia dos Santos Inocentes que é uma data semelhante ao Dia da mentira.

Nesse dia os meios de comunicação costumam fazer brincadeiras ou exageram o conteúdo das manchetes dos Jornais, Revistas e Televisão publicando páginas inteiras de notícias cômicas, com a advertência de que é o Dia dos Inocentes. Algumas matérias parecem sérias e enganam o leitor desprevenido.

Walt Disney criou o clássico infantil “Pinóquio" mostrando à criançada o quanto mentir é prejudicial para as pessoas.

Ziraldo, escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também aborda o tema da mentira através do personagem “O menino maluquinho”, em "O Ilusionista", que descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.

É notório de que essa tradição atravessou séculos e com o tempo a brincadeira se espalhou pelo mundo e, muito mais que pregar pequenas peças em conhecidos, as lorotas ganharam proporções maiores utilizando os meios de comunicação que também passaram a entrar no clima do Dia da Mentira.

Há alguns anos, a Associated Press fez um levantamento de quais seriam as 10 maiores pegadinhas do Dia da Mentira que a grande mídia já pregou e, por sua vez, a internet além de divulgar essa lista e outras, possui vários sites especializados no assunto.

Em homenagem ao Dia 1º de abrilDia da Mentira, abaixo relacionamos, algumas das “mentirinhas leves” mais usadas no nosso dia a dia. Confira!

▲ A bateria do celular descarregou!
▲ A conexão caiu!
▲ A partir de hoje vou malhar todos os dias!
▲ Ausente no MSN!
▲ Desculpa....mas estou sem troco!
▲ Download apenas para uso pessoal!
▲ Ele/ela não te merecia…!
▲ Experimente sem compromisso!
▲ Fique rico indicando pessoas!
▲ Mais tarde faço uma visitinha à sua casa!
▲ Morreu/foi hospitalizado um parente!
▲ Não deu, fui a um aniversário!
▲ Não está me incomodando, não!
▲ Nem me lembro, tava bêbado!
▲ No momento ele/ela não está!
▲ No momento estou confusa...!
▲ Nossa você parece mais jovem!
▲ O dinheiro não traz felicidade!
▲ O ônibus quebrou!
▲ O problema não é você, o problema sou eu!
▲ Parcelado dá o mesmo preço à vista!
▲ Preciso desligar...tenho outra chamada!
▲ Puxa a vida, esqueci em cima da mesa!
▲ Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
▲ Sim, nós podemos — Yes, We Can!
▲ Te ligo mais tarde!
▲ Trabalhe em casa e fique rico!
▲ Você é a razão do meu viver!
▲ Vou parar de beber!
▲ Papi,vou dormir na casa de uma amiga!

E por aí vai… Agora, cá entre nós, quais delas são suas favoritas?


 .
1º de abril — A Mentira tem Perna Curta ou faz Crescer o Nariz?
Fonte: Pesquisa livre na internet
Blog Saltitando com as Palavras 

Leia também:
• Mentira– Verdade na Mente de Quem Fala.