Cafeteira, Bora limpar?

Tomar um cafezinho quando nos apetece é tudo de bom. Prepará-lo, melhor ainda. Mas, como quase tudo na vida, a cafeteira também precisa de uma rotina de cuidados, não apenas para sua durabilidade, mas também para eliminar impurezas que podem alterar o sabor do café. 

Como é usada diariamente, muitas vezes, nem dá pra perceber aquele restinho de pó de café ou respingos, que pode fazer com que o café tenha um sabor amargo, ou pior, pode haver fermento e mofo escondidos no reservatório, as quais podem até causar uma reação alérgica em algumas pessoas.

Para evitar bactérias indesejadas ou surpresas ocultas, é recomendado manter a limpeza de sua cafeteira. Assim, antes de tudo, retire as partes removíveis como jarra, filtro e o que mais for possível remover, os quais ficarão mais limpos se lavados individualmente.

Na parte externa, a placa de aquecimento onde os derramamentos podem queimar e onde mais houver resíduos de café, esfregue um pano úmido com água e sabão.  Sempre faça esse tipo de limpeza após o uso da cafeteira.

É também recomendado deixar a tampa do reservatório aberta para que seque completamente após cada uso.

Para eliminar resíduos mais difíceis de serem limpos, opte por uma limpeza completa, que inclua a parte interna da cafeteira. É só misturar partes iguais de água e vinagre de maçã e depositar no recipiente de água próximo do limite suportado. Confira?

Ligue a cafeteira e espere chegar a meio ciclo (quando recipiente de água estiver pela metade) para desligar. Deixe a mistura quente agindo na parte interna da cafeteira e na jarra por cerca de 1 hora, para que limpem ao máximo a cafeteira. Após esse tempo, ligue-a de novo para finalizar o ciclo.

Para finalizar, descarte a mistura e repita o processo mais duas vezes apenas com água. Essa limpeza evitará o mau funcionamento da cafeteira relacionado à entupimento de tubos e odores estranhos no café, fazendo com que ela dure mais tempo.

Convém lembrar que o vinagre de maçã pode ser substituído nesse processo por bicarbonato de sódio: a proporção é de 3 colheres (sopa) de bicarbonato para 1 litro de água. Faça esse processo, no mínimo, a cada mês.

Dicas

Antes de usar sua máquina pela primeira vez, coloque água no recipiente indicado e faça o ciclo sem o café. A água quente que vai passar pelos tubos e recipientes vai limpar a sujeira que pode estar presente na máquina. Repita o processo para garantir a limpeza da cafeteira.


✔ Ao limpar a cafeteira, opte por um pano de microfibra. A limpeza será mais eficiente com ele do que a limpeza feita com papel-toalha ou outros recursos.

Quando o compartimento pra pó for removível, você pode finalizar a limpeza dele despejando água quente. Assim, os germes e as bactérias vão embora duma vez.


✔ Para máquinas de café em cápsulas, utilize descalcificante de cafeteiras. É um produto encontrado em supermercados e lojas especializadas feito especificamente para desobstruir máquinas de café em cápsulas.

Ao terminar de usar e lavar a cafeteira, deixe a tampa do reservatório aberta, isso evita que o interior dela fique úmido e impede a proliferação de bactérias e fungos que, além de alterarem o gosto do café, fazem mal à saúde.

 

Cafeteira, Bora limpar? 

Blog Saltitando com as Palavras

 

Tags: cafeteira, café, filtro, vinagre, água, bicarbonato de sódio.