Zorro, a persistência e disciplina de um Herói.

O jeito Harvard de ser feliz é um livro de autoria do estadunidense Shawn Achor. Ao longo do livro, o autor cita 7 princípios que, com base nos seus estudos, são capazes de estimular um indivíduo à conquista de uma vida de mais felicidade e sucesso.

O 5º desses princípios tem um nome particularmente curioso: O Círculo do Zorro. Mas o que será que o herói defensor das populações mais vulneráveis da Califórnia espanhola tem a nos ensinar? curioso? Então, confira a leitura!

O Círculo do Zorro

Conta a história que Zorro nem sempre foi um herói valente—o  mestre de todas as armas. Na verdade, o cinema traz algumas cenas de um jovem e impetuoso Alejandro que tinha muito desejo de combater as injustiças do mundo, mas que ainda não conseguia controlar as suas emoções e conduzir a própria vida com disciplina, tanto que quando o mestre ancião Don Diego o conhece, Alejandro está, na verdade, sem rumo e mergulhado na bebida.

Em uma caverna isolada, Don Diego ajuda o jovem Alejandro a controlar o corpo e a mente para vencer essa imagem derrotada. Ele desenha sobre o chão um círculo, de modo que Alejandro passe horas combatendo e treinando os movimentos com a espada sem sair dos limites do anel, já que antes de partir para qualquer outro obstáculo maior, ele precisaria primeiro dominar aquele círculo.

Alejandro gradativamente domina o próprio corpo e diferentes armas com as quais luta pela justiça que tanto deseja e quando o pupilo de Don Diego adquire disciplina e consegue o controle emocional, a autoconfiança e habilidades diversas, assume o controle do próprio destino, tornando-se Zorro — a lenda.

Pode-se dizer que é possível aplicar algumas dessas aprendizagens nas diferentes áreas da nossa vida. É notório que Zorro, no início da história, já tinha dentro de si um bom potencial para tornar-se um herói, entretanto,  devido ao descontrole da própria força, da imaturidade diante das próprias emoções e do  desconhecimento de suas habilidades, não tinha o equilíbrio necessário para alcançar seus objetivos. O fato é que através do círculo de Don Diego ele aprende a dominar sua força,  suas habilidades, suas emoções, a desenvolver a paciência e a persistência,  os quais fortalecem o processo  de aprendizagem e fazem parte da vida de todos aqueles que desejam progredir na vida.

Assim, Alejandro, ao longo da sua evolução pessoal, saiu de um círculo pequeno e partiu para desafios maiores que representam uma demonstração de crescimento. Aprendeu a lutar dentro de um pequeno círculo e a dominar a si mesmo, sempre respeitando a velocidade do seu progresso, passando a identificar os seus conhecimentos, habilidades, emoções,  atitudes e, também,  as suas fraquezas e pontos que precisavam ser desenvolvidos.

O Círculo do Zorro, é uma metáfora para os momentos de aprendizagem, que antecedem a busca de qualquer conquista. Assim, os progressos e os erros são indicadores do quanto conhecemos nossas forças e fraquezas, já que sem essa compreensão, jamais conseguiremos “sair do círculo”. Trata-se de uma estratégia que estimula a força, a inteligência emocional, o conhecimento, as habilidades, a paciência, a persistência, o progresso gradativo, o feedback e o autoconhecimento.


Zorro, a persistência e disciplina de um Herói.

Fonte: O Círculo do Zorro - 5º principio do livro “O jeito Harvard de ser feliz”

Autor: Shawn Achor


Tags: Zorro, Alejandro, Don Diego de La Vega Bernardo, herói, Harvard