Comunidade Luso-Brasileira – Dia 22 de abril

Se por um lado, muitos portugueses migraram para viver no Brasil, por outro lado, hoje, muitos brasileiros emigram para viver em Portugal, o que de uma forma tem contribuído para reforçar as relações de amizade e respeito entre Brasil e Portugal, já que atualmente os Brasileiros representam a maior comunidade de estrangeiros residentes em Portugal.

Ao contrário do que se possa pensar, a animosidade entre portugueses e brasileiros, nem sempre foi tão cordial, já que em determinados momentos da nossa história, o sentimento xenófobo em relação aos lusitanos era bastante intenso, embora muitas vezes, em razão das posições políticas dos próprios portugueses. 

De qualquer forma, sempre vai haver brasileiro que faça piada ofensiva aos portugueses e vice-versa. Mas o que conta é que todos são seres humanos e todos, sem exceção, gostam e merecem respeito. 

Na verdade, sempre vai haver quem julgue que um europeu vale mais que dez americanos e vice-versa. Sempre haverá quem julgue um português analfabeto valer mais que um doutor brasileiro e vice-versa. Sempre vai haver quem ache que o Brasil é um subúrbio da América ou que Portugal é um subúrbio da Europa.

O fato é que o português Pedro Álvares Cabral descobriu, oficialmente, o Brasil, deu início ao mais significativo resultado da mistura de raças: Portugal e Brasil, dois países, duas identidades lutando pela construção, com respeito, da história de cada um.

Dia da Comunidade Luso-Brasileira é
comemorado, anualmente,  em 22 de abril e serve para lembrar a fraternidade entre Portugal e Brasil, através do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, também conhecido como "Estatuto de Igualdade", assinado em 22 de abril de 2000. Vale citar que, a data é extremamente simbólica, pois era o ano que marcava os 500 anos da chegada dos primeiros portugueses em território nacional.

Criado a partir do projeto de lei do senador Vasconcelos Torres (1920-1982), através da Lei nº 5.270, de 22 de abril de 1967, que instituiu a data em todo o território nacional, como o Dia da Comunidade Luso-Brasileira, celebrado pelas comunidades portuguesas no Brasil. 

Sabe-se que os laços fortes que unem Portugal e Brasil estão no desenrolar da história que começou em 1.500. Conta a história que, após a independência, o Brasil acolheu diversos portugueses que vinham em busca de uma vida melhor e se tornaram comerciantes, profissionais liberais, agricultores, estreitando os laços entre ambos os países.

Brasil e Portugal, devido ao contexto histórico, possuem grandes semelhanças culturais e muitas tradições que atualmente marcam o povo brasileiro, as quais nasceram a partir da influência dos portugueses, durante o período da colonização. Além do idioma, são “nações irmãs”, com diversas similaridades com a arquitetura, os traços étnicos, o folclore, a religião, e também na culinária.

É importante ressaltar que, embora, exista uma data para comemorar o Dia da Comunidade Luso-Brasileira,  aliada a uma história rica de conteúdos, de aventuras, de sucesso, é almejado que essa comemoração anual possa ser comemorada diariamente, para que sejam mantidos e engrandecidos os laços que unem as duas nações.

[...] a amizade luso-brasileira é um jardim, e nós precisamos sempre regá-lo para fortalecer esta amizade [...] Antonio de Almeida e Silva (assessor especial da Presidência do CCLB).

Vale lembrar que o Dia da Comunidade Luso-Brasileira apesar de ser uma data comemorativa oficializada pelo governo, não faz parte do calendário regular de feriados nacionais regulamentados, porém,  a data é utilizada por órgãos da comunidade Luso-Brasileira  para promover eventos ou comemorações específicas.

Mais informações:
Visite o portal do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira (CCLB) @ ttp://www.cclb.org.br/

Em homenagem à Comunidade Luso-Brasileira pegamos do fundo do baú o  jingle Seu Cabral vinha navegando...(Comercial/Varig -1964).


             FELIZ DIA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA!




Tags:
Português, brasileiro, comunidade luso-brasileira, descobrimento do Brasil, Portugal, laços de amizade, nações irmãs.