Conhecer-se — A chave para o Sucesso.

Uma das melhores formas de conquistar objetivos e atingir metas é usar o autoconhecimento, pelo menos é o que dizem alguns filósofos, pensadores e pessoas "vitoriosas" que afirmam ser esta a chave para o sucesso.

Na vida, a partir do momento que compreendemos que algo não está bem, o próximo passo é buscar atitudes diferentes, mesmo que tenhamos fé no destino, ou em qualquer outra entidade capaz de fazer coisas incríveis acontecerem, já que o maior agente de mudança da sua vida é você mesma.

A questão é: Você se importa o suficiente consigo para fazer essas mudanças?

O fato é que a partir do momento que você explora a sua própria personalidade, desejos, frustrações e limites, você passa a fazer as coisas de acordo com o que você acredita e precisa, e não mais de acordo com o que a sociedade ou as pessoas ao seu redor acham certo.

Leia, releia e reflita as perguntas abaixo que poderão te ajudar a descobrir o quanto é importante se conhecer, fazendo desse autoconhecimento a sua chave para o sucesso, o qual poderá transformar sua vida para sempre.

☆ O que eu absolutamente AMO na vida?

Você já ouviu a música “A Lista” de Oswaldo Montenegro? Então ouça, pense e faça uma lista de tudo o que você ama no mundo, na sua rotina e nas pessoas. O que te faz sentir vivo? Se você abandonou algumas dessas coisas, provavelmente abandonou uma profunda paixão que seria capaz de trazer mais felicidade aos seus dias.

☆ Se ninguém fosse me julgar, o que de mais louco eu faria?

Liste coisas que você faria, mas não faz porque tem medo de ser julgada pelas pessoas. Isso vai te ajudar a entender os seus valores e, se estiver fazendo o exercício corretamente, respeitá-los acima de qualquer outro.

☆ Quais são as coisas mais incríveis que eu já realizei até agora?

Pense bem, liste todas as suas conquistas, suas realizações e as coisas pelas quais você tem orgulho de ter feito ou participado, isto te ajudará a identificar as suas forças, forças estas que talvez você não se lembre que tem, mas se revisitar o seu passado, verá que já precisou usar antes.

☆ Quais são as coisas que eu faço com mais facilidade?

Todo mundo tem hobbies e atividades prazerosas que faz sem dificuldade, e que, geralmente, as pessoas elogiam. Trabalho não é pra ser chato e penoso, é para ser algo que a gente realmente sente prazer em realizar. Liste, reflita e comece a mudar.

☆ Se eu não tivesse nenhum tipo de limite na vida, e eu pudesse fazer tudo que quisesse, o que eu faria?

Em outras palavras, se você estivesse destinada a ser bem-sucedida, o que faria ao longo do seu dia, que tipo de pessoa seria, onde moraria, quanto ganharia, etc.

Essas perguntas vão te ajudar a pensar em que se temos desejos, em algum nível somos capazes de realizá-los e, embora incialmente possa parecer complicado, acredite: o mais difícil mesmo é COMEÇAR.

☆ Se a minha vida fosse uma mochila, o que eu poderia descarregar para que ela ficasse mais leve?

Pare e pense, afinal o que realmente pesa no seu dia a dia. Pode ser uma tarefa, uma atitude ou condição, uma pessoa, qualquer coisa. Talvez você mesma possa aliviar esse peso das costas simplesmente se livrando de coisas que não são sua responsabilidade, não contribuem para o seu caminho. Isso vai te ajudar a andar mais leve, mais rápido e, com certeza, mais feliz.

Pois é, não se esqueça que o que está dentro da sua “mochila da vida”, do seu fardo, é uma escolha SUA?

☆ O que eu faria se tivesse um bilhão de reais?

As respostas mais frequentes são: ajudar a família, comprar casas por aí, viajar o mundo... Mas e o tempo? O que você faria com o seu tempo?

Essa questão vai te ajudar a pensar sem limitações. Quando removemos alguns limites, podemos descobrir o que realmente gostaríamos de fazer na vida.

☆ Quais foram os momentos na vida que eu mais me senti perdida?

Tente lembrar daquelas situações em que você simplesmente achou que não aguentaria. Que estava tudo perdido e nunca mais você ia sair daquilo. Você saiu, não foi? Você já não está mais lá.

☆ Qual é o passo mais curto que eu posso dar em direção ao meu sonho?

Digamos que você já conseguiu identificar algumas coisas com as quais, se não tivesse as limitações da vida, você faria por prazer. Agora, tente pensar num caminho, com alguns passos até esse objetivo. OK, pode ser: ter muito dinheiro, comprar sei lá o quê, e etc. Mas tudo começa de algum lugar.

Descubra qual é a atitude mais simples que você pode tomar hoje para realizar este desejo e faça. Pode parecer coisa boba, insignificante, mas se você desenhar o caminho, sabe que já estará mais perto do pote de ouro.

☆ Quem eu mais admiro no mundo?

Sabe aquela pessoa (ou pessoas) que te inspira muito? Que você admira demais e às vezes até gostaria de ser?

O que você admira nos outros, muitas vezes, são qualidades que você também tem. A chave então é: Conheça-se, valorize-se, e muita coisa vai mudar na sua vida.

Na verdade, autoconhecimento é o bem mais valioso que podemos ter, e está sempre dentro de nós. E como disse o famoso cientista Einsten:

“Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento”.


Título original: 10 perguntas que vão mudar a sua vida para sempre.

Fonte: Pensador.com

Blog Saltitando com as Palavras


Tags:  Autoconhecimento, filósofos, chaves, sucesso, mochila, vida.