Pizza - A redonda mais saborosa do planeta

 
É só ouvir a palavra pizza e um largo sorriso se abre no rosto de quem quer que seja, acompanhado daquele olhar chispando satisfação e aquela sensação de água na boca só de imaginar o gostinho de uma pizza.  Dos sabores tradicionais aos inusitados, da borda recheada, do recheio salgado ou doce, enfim, falou pizza, pensou em: fim de semana, família, amigos, aniversário, jantar improvisado, ou qualquer outro que se queira usar como desculpa para saborear um pedaço de pizza.

Pizza, é uma preparação culinária que consiste de uma base fina de massa fermentada, obtida da mistura de farinha de trigo, fermento, sal, azeite de oliva e água, na qual a base deve ter preferencialmente a forma de um disco com as bordas mais espessas, coberta com molho de tomate e ingredientes que, normalmente, incluem algum tipo de queijo, linguiça, salame, ovos, azeitonas, legumes e aquele toque final de orégano ou manjericão, para então ser conduzido ao forno. 

Na verdade, a cada dia são acrescidos novos ingredientes que adaptados  aos hábitos e culturas locais, abrem um leque de vários sabores que vão desde versões tradicionais até as menos calóricas, como a light e a vegana que definitivamente valorizam essa iguaria que a cada dia ganha mais e mais adeptos, tornando-se um dos pratos mais apreciados e consumidos em todo o mundo.

Hoje em dia, é possível comer uma pizza crocante e deliciosa, graças às pizzas low carb, como por exemplo: berinjela, abobrinha, farinha de amêndoas e até carne. O que mais encanta na pizza é o sabor e valor, pois, querendo ou não, é um produto que pode ser consumido por diversas pessoas por um preço acessível.

🍕Dia da Pizza
 Itália
A data é comemorada no dia 10 de julho desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez. A receita realizada por Rafaelle Esposito, em Napóles, na Itália, no século XIX, foi inspirada nas cores da bandeira italiana e foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana, assim,  verde representa o manjericão, branco corresponde à muçarela e vermelho que representa o tomate, nascendo assim a pizza Margherita.   

 Brasil
É comemorado em 10 de jullho, desde 1985, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho. Foi feito um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita, empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

🍕 História
A História da Pizza envolve várias versões, entretanto, acredita-se que os egípcios foram os primeiros a misturar farinha com água para depois assá-los em fornos rústicos, há mais de 5 000 anos. A massa era chamada de "pão de Abraão", e era muito parecida com os pães árabes atuais, o qual recebeu o nome de “piscea”, que tinha a conotação de um disco de massa assada, coberto com substâncias variadas como: toucinho, peixes fritos e queijo. Era um prato elaborado pelos vendedores ambulantes com o uso de alimentos baratos para matar a fome dos pobres que habitavam o Sul da Itália.

Esta novidade desembarcou na Itália, onde este tipo de culinária tornou-se famosa. Os napolitanos tomaram gosto pelo petisco e acrescentaram o trigo de boa qualidade para a massa e coberturas variadas, especialmente queijo.

Entretanto, vale mencionar que, outros dizem que os pioneiros foram os gregos que faziam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico que as assavam em tijolos quentes.

O fato é que, na Idade Média, em Nápoles, havia uma massa de espessura muito fina, conhecida como lagano que era assada e cortada em tiras, e no final era cozida com verduras. Tudo indica que as variações desse “lagano” originaram o conceito de “piscea”, e não muito tempo depois apareceria, pela primeira vez, em Nápoles, a palavra pizza.

Na verdade, no Sul da Itália até hoje a ideia de pizza abrange também as massas fritas e recheadas. Assim, a pizza no formato que conhecemos hoje, surgiu na Itália, no século XVI, quando os tomates, oriundos da América, foram introduzidos na culinária européia.

Porém, nessa época, a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.

Em 1830, surgiu a primeira pizzaria nos modelos de um restaurante como conhecemos hoje — a Port’Alba, que acabou se transformando no ponto de encontro de pintores, poetas e escritores famosos da época, tais como Alexandre Dumas, que inclusive citou variações de pizzas em suas obras.

Vale lembrar que a Port Alba (Antica Pizzeria Port’Alba) continua funcionando no centro histórico de Nápoles e está associada à Associazione Verace Pizza Napoletana, que certifica as origens da pizza feita na cidade e possui regras rígidas que definem o que é uma “verdadeira pizza napolitana”.

A popularização da pizza, na verdade, só aconteceu em 1889, quando o Rei Umberto I e a Rainha Margherita de Sabóia passaram o verão em Nápoles e ao provarem as pizzas feitas pelo primeiro pizzaiolo da história Don Rafaelle Espósito, a rainha optou pela pizza com as três cores da bandeira italiana (verde, branco e vermelho), ressaltada pela muçarela, pelo tomate e pelo manjericão, a qual foi batizada de Pizza Margherita, em homenagem à rainha.

Vale acrescentar que, por muito tempo, a pizza foi vendida em padarias e barracas de rua e consumida no café da manhã. De Nápoles para o resto do mundo foi “um pulo”, pois os imigrantes a levaram para vários países, como Estados Unidos e Brasil.

🍕 Brasil                  

A pizza chegou ao Brasil no século XIX pelas mãos dos primeiros
imigrantes italianos e, como a maioria se concentrou no Brás, em São Paulo, foi ali que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas. 

Na verdade, até 1950, a pizza se restringia a círculos italianos seguia a tradição  italiana: muçarela e Aliche (Anchova em Italiano), mas aos poucos, essa iguaria com algumas adaptações espalhou-se pela cidade de São Paulo e acabou conquistando os brasileiros.

O fato é que cada “redonda” tem seu segredo e sua receita, com massa grossa ou fina, bordas recheadas ou não, incluindo no cardápio variedades gourmet, pizzas doces e ingredientes específicos de cada região que somados à criatividade dos brasileiros, criaram uma variedade infinita de pizzas que faz com que a cada dia essa iguaria ganhe mais e mais adeptos, tanto que o Brasil (São Paulo) está entre os maiores consumidores de pizza do mundo e só perde para os Estados Unidos (Nova Iorque).

Servida desde a pizzaria da esquina, que vende fatias até a pizzaria sofisticada, em região nobre, que oferece uma diversidade maior de massas com ingredientes nobres,  essa iguaria cada vez mais faz sucesso, sem contar as pizzas doces que os brasileiros acreditam ser a mistura perfeita para servir de sobremesa após a salgada.

Na verdade, o Brasil é um dos países que mais inova na hora de rechear as pizzas, e boa parte deles só se encontra aqui, como: sorvete, alface, carne seca, carne moída com queijo, chocolate, banana, romeu e julieta (queijo e goiabada), morango, brigadeiro e até de amendoim.

🍕 Curiosidades:
Tudo acabou em pizza
A lenda remonta à década de 50 e envolve os diretores da Sociedade Esportiva Palmeiras, time criado pela colônia italiana paulistana. Certo dia, após calorosa discussão envolvendo os diretores do clube, todos acabaram indo parar em uma pizzaria no Brás. Após algumas fatias de pizza e alguns cálices de vinho, os envolvidos na briga acabaram por deixar a confusão para trás, sem maiores consequências. Daí a expressão “acabar em pizza” — Algo que parte do nada e não chega a lugar algum.

A pizzaria mais antiga de São Paulo, a Castelões, ainda em funcionamento, foi fundada em 1924 e mantém em seu cardápio até hoje, com as mesmas pizzas com borda alta e massa grossa.

◘ Gennaro Lombardi é conhecido na América como “Patriarca de La Pizza”. Foi o primeiro italiano a abrir uma pizzaria nos Estados Unidos, a Lombardi´s, na cidade de Nova Iorque, em 1905.

Segundo especialistas, o consumo esporádico de pizza não traz malefícios à saúde, desde que mantenha uma alimentação saudável na maioria dos dias.

Ao esquentar sua pizza no microondas, coloque um copo de água junto, assim você evita que a casca fique molenga e borrachuda.


A pizza mais cara do mundo é a Bellissima Luxury Pizza, do restaurante Nino’s, em Nova York. Ela é coberta com lagosta fresca, caviar, wasabi e creme fresco. Preço: 1.000 dólares.

A pizza mais comprida do mundo foi montada na Califórnia e tem 1,93 Km de comprimento e o peso total chegou a 7.808 quilos, segundo representantes da organização responsável pelo Guinness, o livro dos recordes. A massa pesa 3.632 quilos, mais 1.634 quilos de queijo e 2.542 quilos de molho. O resultado final foi doado para bancos de alimentos locais e abrigos. O recorde da maior pizza do mundo tinha sido registrado em 2016, na Itália, com 1,85 km de comprimento

O Pepperoni é uma criação italo-americano. Em italiano, a palavra “Peperoni” na verdade significa “grandes pimentas” (pimentões).

Quando olhamos para o nome da pizza havaiana, logo pensamos que foi criada por um havaiano, por que motivo teria esse nome? Bem, na verdade, a pizza havaiana foi inventada por um Canadense.

◘ O Brasil é o segundo maior consumidor de pizza do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. E, por aqui, São Paulo é a cidade campeã no consumo de pizzas. São mais de 800 mil num só dia.

Consumo
A pizza é um dos principais alimentos mais ingeridos no mundo. De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (APUESP), diariamente são consumidas mais de 1 milhão de pizzas no Brasil, sendo 572 mil apenas em São Paulo, o que faz a segunda cidade que mais consome o alimento no mundo ficando atrás apenas de Nova York. Na Itália, são cerca de 1,8 bilhão de pizzas devoradas por ano.

  Pizza vegetal
As refeições das escolas americanas subsidiadas pelo governo precisam conter uma certa quantidade de vegetais. Assim, em
2011, foi verificado que o molho de tomate das pizzas correspondem à taxa requerida. Até hoj, as pizzas são servidas como opções de vegetais nas escolas.

  Satisfação que compensa calorias
Em um momento de divertimento, comendo pizza, um adulto consome, em media, 744 calorias, entretanto, em comparação apenas um hamburguer de queijo possui 750. Colocando no outro lado da balança a satisfação, o sabor, e os bons momentos uma boa pizza com amigos e família pode trazer, a conta zera.

◘ Pizza pode ser uma aliada na prevenção do cancer
Pesquisadores italianos descobriram que quem come pizza ao menos uma vez por semana tem 59% menos risco de desenvolver câncer no esôfago e 34% menos na garganta. Uma substância antioxidante presente no tomate e a responsável por prevenir o surgimento de tumores.

No Brasil, tudo termina em pizza
É só ouvir a palavra pizza e um largo sorriso espontâneo se abre no rosto dos pequeninos e também dos grandinhos, acompanhado daquele olhar chispando satisfação só de imaginar o gostinho de uma pizza.  Dos sabores tradicionais aos inusitados, da borda recheada, do recheio salgado ou doce, a pizza tem como correspondente: fim de semana, família, amigos, aniversário, jantar improvisado, ou qualquer outro que qualquer um de nós queira usar como desculpa para saborear um pedaço de pizza.

Pizza portugueza
A pizza portuguesa é uma invenção brasileira. A história conta
que os portugueses ao chegarem ao Brasil perceberam que não havia grandes pizzarias e, ao trabalharem nas padarias da época, utilizavam os ingredientes disponíveis para criarem sua versão de pizza, cujo nome foi dado em homenagem à santa terrinha.

Uma outra versão é que a invenção do sabor foi motivada pela falta de ingredientes tradicionais italianos, o que levou as pessoas a usarem o que tinham em casa: ovos, cebola, azeitona, ervilha, queijo e presunto. Pode-se incluir outras opções que se encontram em diferentes versões servidas pelo país, como: milho, pimentão, palmito, tomate, calabresa e até cogumelos. A partir da mistura, o sabor foi batizado de portuguesa, já que as cores do recheio lembravam as da bandeira de Portugal.

O fato é que a pizza portuguesa é um dos sabores favoritos do brasileiro, empatada em segundo lugar com a pizza margherita, ficando a calabresa como a predileta dos brasileiros.

Cabe ressaltar que, embora pareça estranho, a pizza Portugueza não existe em Portugal. O fato é que os Portugueses gostam de massa mais grossa e também preferem coberturas com algo tipicamente lusitano, como: bacalhau, atum, camarão e sardinha.

🍕  Alguns países que também amam pizza
  Estados Unidos
É o país campeão de consumo! O sabor de pizza mais popular por lá é o de pepperoni. O país é um grande consumidor de fast-food em geral, e a pizza é realmente uma paixão nacional: 95% dos americanos comem pizza regularmente. Nos Estados Unidos, as pizzas costumam ser bem fortes de tempero, mas os recheios normalmente são únicos e mais simples do que os brasileiros.

  Brasil
Está entre os maiores consumidores de pizza do mundo que,
segundo pesquisas,  consome cerca de 1,7 milhões de pizza,  por dia. Além da calabreza que é o sabor campeão, outras preferidas são a portuguesa e a margherita. Massa fina é a preferência nacional. E assim como em outros países, temos algumas extravagâncias, como no Rio Grande do Sul, no qual você pode comer uma pizza de coração de galinha e em Salvador, uma pizza de acarajé. por dia

  França
Um francês come em média 5 quilos de pizza por ano. Apesar de não ser o alimento mais consumido do país, a paixão por pizza vem aumentando a cada ano na França, fazendo com que os franceses comam mais pizza do que os próprios italianos. Os sabores preferidos na França são margherita e quatro queijos. E um sabor clássico e icônico desse país é a tarte flambée, feita basicamente de queijo e bacon.

  Itália
Na Itália, a pizza é geralmente fininha e crocante, com sabores únicos e marcantes. Nada de misturas de ingredientes e exagero nas coberturas. Os tipos de pizza mais comuns são margherita, marinara, de cogumelo e de quatro queijos.

  Austrália
Os australianos também amam pizza e, assim como os brasileiros, gostam de inovar nos sabores. Existe ainda o costume de misturar muitos ingredientes e fazer combinações curiosas e exóticas. Abacaxi, frango e curry são alguns dos ingredientes bem populares por lá. O sabor mais pedido pelos australianos é abacaxi com frango desfiado.

🍕 Patrimônio Imaterial da Humanidade
A Pizza Napolitana, uma tradição de cinco séculos da culinária italiana, tornou-se Patrimônio Imaterial da Humanidade, em 07/12/2017.  A pizza napolitana tem a massa grossa, uma borda generosa e usa poucos ingredients: tomates frescos, muçarella de búfala e um trato todo especial na massa. Um detalhe curioso é o voo da massa, que não é acrobacia, mas serve para oxigenar um dos pratos mais populares do mundo.

A Unesco, organização de ciência e cultura das Nações Unidas, ressaltou a importância de uma arte culinária que identifica e une um povo. É o reconhecimento de uma tradição que é passada de pai para filho e que vem do século XVI.

A napolitana, original, é feita com uma massa parecida com a do pão, sem nenhuma gordura, e deve descansar durante muito tempo, um dia inteiro ou até três dias. As melhores usam fermento natural, também conhecido como massa madre. Para ficar macia, a pizza é assada só por um minuto em um forno de 450 graus”.

Segundo associação de Nápoles, ofício praticado por 3.000 pizzaiolos na cidade remonta a tradições do século XVI e desempenha um papel essencial na vida social e na transmissão entre gerações.

Pode-se dizer que a paixão napolitana pela pizza é como a dos brasileiros pelo arroz com feijão. E se o Brasil abraçou o hábito de comer pizza, muito se deve ao fato de ter conseguido dar o “toque brasileiro” ao alimento, deixando de lado as convenções e apostando na personalização, inventando diferentes tamanhos, tipos de massa, bordas e, principalmente, recheios.

Isso talvez explique o fato do Rio Grande do Sul ser fã de pizza sabor coração de galinha, dos cariocas terem inventado a pizza de petisco, ou de estabelecimentos de Salvador venderem pizzas sabor acarajé, daí o porquê da versão napolitana —  molho de tomate, queijo, orégano (no máximo) manjericão — não ter aguçado o paladar brasileiro, tanto que, segundo pesquisas, seu consumo corresponde a tão somente 4% dos pedidos em grandes capitais do país.


Pesquisa:
Pt.wikipedia.org
epocanegocios.globo.com
super.abril.com.br
g1.globo.com
br.rfi.fr/europa/20171207
UOL.com.br
exame.abril.com.br
aprendebrasil.com.br
Revista Super Interessante