3 de maio, Dia Internacional do Sol


O Dia Internacional do Sol é comemorado a 3 de maio, uma data criada para homenagear a importância dessa estrela na sobrevivência de todas as espécies de seres vivos da Terra, já que o Sol  é a principal fonte de energia do mundo. E embora existam outras fontes de energia como gases naturais, petróleo e carvão, todos estes minerais existem graças à captação e armazenamento da energia solar pelas plantas, algas e alguns animais há centenas de milhares de anos.

A comemoração surgiu de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a NASA, cujo objetivo era reconhecer o valor da estrela que fornece luz e calor ao planeta Terra, além de fornecer informações e curiosidades às pessoas, sobre o Astro-Rei.

A NASA também mantém um site chamado Sun-Earth Days para apresentar uma versão interativa sobre o sol, ajudando os visitantes a entender as relações entre o astro e o ambiente terrestre, ampliando assim seus conhecimentos em relação ao tema. 

🌞 O Sol, Astro-Rei
O Sol (do latim sol, solis) é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, inclusive a Terra, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor.

A palavra Sun, que significa Sol, está na origem da palavra domingo em vários idiomas: Sunday (sun – sol, day – dia) significa domingo em inglês; Sonntag (sonne – sol, tag – dia) significa domingo em alemão.

O Sol é uma estrela de aproximadamente 4,5 bilhões de anos que não faz parte de nenhuma constelação. Ele está localizado a aproximadamente 150 milhões de quilômetros da Terra e é extremamente quente, atingindo temperaturas entre 5.505 graus Celsius na superfície  e 16 milhões de graus Celsiusno núcleo.

Com respeito a estrelas fixas, o Sol  , relativo à Terra, aparenta girar uma vez por ano em torno da eclíptica, pelo zodíaco, fazendo com que astrônomos gregos considerassem o Sol como um dos sete planetas (do grego planetes, que significa "perambulador"), etimologia explicando o nome dos sete dias da semana em vários idiomas.

🌞 A importância do Sol
A luz solar é a fonte de energia de todos os seres vivos, sem a qual seria impossível sobreviver. Inicialmente as plantas usam a luz solar em um processo conhecido como fotossíntese, que transforma a energia luminosa em energia química.

Essa energia é captada pelos seres que se alimentam dos produtores e, posteriormente, é passada para os consumidores secundários e assim sucessivamente por toda a cadeia alimentar.  

Além de fornecer energia, o Sol exerce outro papel de total relevância, que é a participação no ciclo da água. Ele fornece calor suficiente para que a água evapore e os seres vivos transpirem, atuando ativamente na formação das nuvens e, consequentemente, no regime de chuvas.

O Sol desempenha também papel econômico, podendo ser utilizado como fonte de energia alternativa. Diferentemente dos combustíveis fósseis e das hidrelétricas, a energia solar não causa danos ao meio ambiente e é uma fonte abundante de energia limpa e renovável.

Ademais a exposição solar por 15 a 30 minutos (antes das 10h da manhã e após 16h da tarde), diariamente, também traz muitos benefícios para nosso organismo, desde que sejam obedecidas determinadas regras, para diminuir os riscos da exposição aos raios UV do sol, sendo recomendado o uso de protetor solar, no mínimo FPS 15.

Entre alguns dos benefícios da exposição solar, podemos citar: Um verdadeiro antídoto para a depressão e para ansiedade; melhora os quadros de acne e as infecções por fungos; promove a síntese de vitamina D na pele, nutriente que atua no sistema imunológico, e contribui para formação de vários hormônios, fortalecendo os ossos e ajudando a prevenir diversas patologias; aumenta a quantidade de glóbulos brancos no sangue; aumenta a concentração de glóbulos vermelhos no sangue, responsáveis pelo transporte do oxigênio; estimula o sistema hormonal, com especial incidência nas glândulas pituitária e tiroideia; sem contar que ainda ajuda-nos a pegar aquela corzinha dourada de maneira natural. 

🌞 O Sol ao longo da história da humanidade
O conhecimento mais antigo da humanidade sobre o Sol era a de um disco luminoso no céu, cuja presença acima do horizonte cria o dia, e sua ausência cria a noite.

Como ocorria com muitos fenômenos naturais, o Sol foi venerado em várias culturas ao longo da história da humanidade. Muitos povos perceberam que a grande bola brilhante no céu impactava suas vidas, a dos animais, das vegetações e também das plantações.

Graças a essas observações, começaram a adorar o Sol e a encará-lo como uma poderosa divindade ou um outro fenômeno sobrenatural. Essa crença de que a estrela solar era um deus, deu origem a cultos em religiões e mitologias. A veneração do Sol foi um aspecto central de civilizações como os Incas da América do Sul e os Aztecas no atual México.

Entre os caldeus era chamado de Bel ou Bal; os sírios apelidavam-no de Elagabal; os persas davam-lhe o nome de Mitra; os egípcios de Osíris; os fenícios de Adónis; os gregos Hélios ou Febo; os romanos, por sua vez, veneravam-no como o Sol Invictus. Para os povos da América do Sul, como os incas e os astecas, o Sol era a divindade suprema.

Na Bíblia também se encontram algumas citações relativas ao culto do Sol: “E serão assolados os vossos altares, e quebradas as vossas imagens do sol e derrubarei os vossos mortos, diante dos vossos ídolos.” (Ezequiel - 6:4) 

Na Índia ainda hoje se reverencia o Sol através de uma prática que dá pelo nome de Surya Namaskara que significa Saudação do Sol. Dizem que esta é uma prática que remonta aos tempos em que os povos Indianos veneravam o Sol e lhe prestavam culto através de rituais específicos. Na antiga índia o Sol era venerado diariamente por ser considerado um símbolo poderoso de consciência espiritual.

Na Coreia do Norte, o Dia do Sol é um feriado anual que ocorre em 15 de abril, no aniversário de nascimento de Kim Il-sung, fundador e presidente eterno da Coreia do Norte. É o feriado nacional mais importante do país, e é equivalente ao Natal norte-coreano.

É evidente que a comemoração do Dia do Sol pode impulsionar o homem a discussões relevantes sobre o modo como o ser humano pode aproveitar esse recurso, já que a energia do sol é infinita, limpa e pura (sem danos à natureza)  e está disponível em todas as regiões do mundo, tornando-se uma das alternativas mais aproveitáveis e promissoras energias no mundo, pois além de reduzir custos é uma estratégia que pode trazer benefícios ao meio ambiente.

3 de maio, Dia Internacional do SOL
Pesquisa: Nasa, wikipedia, Portal do Sol, iGUiecologia,
Blog Saltitando com as Palavras

Tags: