Professores, vocês são mestres da vida

“Em nome de todos os alunos do mundo, queremos agradecer todo o amor com que trataram até hoje a educação. Muitos de vocês gastaram os melhores anos de sua vida, alguns até adoeceram, nessa árdua tarefa.  O sistema social não os valoriza na proporção da sua grandeza, mas tenham a certeza de que, sem vocês, a sociedade não tem horizonte, nossas noites não têm estrelas, nossa alma não tem saúde, nossa emoção não tem alegria. Agradecemos seu amor, sabedoria, lágrimas, criatividade, perspicácia, dentro e fora da sala de aula. O mundo pode não os aplaudir, mas o conhecimento mais lúcido da ciência tem de reconhecer que vocês são os profissionais mais importantes da sociedade. Professores, muito obrigado. Vocês são mestres da vida.” 
(Augusto Cury, livro Pais brilhantes, Professores fascinantes)

Em homenagem ao Dia dos Professores selecionamos algumas frases do livro Pais Brilhantes, Professores fascinantes de Augusto Cury.

🌟 Bons professores falam com a voz, professores fascinantes falam com os olhos.

🌟Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade. 

🌟Bons professores são mestres temporários. Professores fascinantes são mestres inesquecíveis.

🌟 Bons professores  se preocupam com as notas dos seus alunos,  professores fascinantes se preocupa em transformá-los em engenheiros de ideias.

🌟Bons professores corrigem comportamentos, professores fascinantes resolvem conflitos em sala de aula.

🌟 Bons professores educam para uma profissão. Professores fascinantes educam para a vida.

🌟 Bons professores educam a inteligência lógica. Professores fascinantes educam a emoção.

🌟Bons professores usam a memória como depósito de informações. Professores fascinantes  usam-na como suporte da arte de pensar. Professores fascinantes formam pensadores que são autores da sua história.

🌟Professores fascinantes transformam a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência.

🌟 Professores fascinantes são promotores de autoestima e objetivam que seus alunos sejam líderes de si mesmas.

🌟 Professores influenciam mais a personalidade dos alunos pelo que são do que pelo que sabem.

🌟  Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.

🌟  Educar não é repetir palavras, é criar ideias, é encantar.

🌟 Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de ideias.

🌟 Educar é provocar a inteligência, é a arte dos desafios.

🌟...educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.

🌟 Educar com emoção é estimular o aluno a pensar antes de reagir, a não ter medo do medo, a ser líder de si mesmo, autor da sua história, a saber filtrar os estímulos estressantes e a trabalhar não apenas com fatos lógicos e problemas concretos , mas também com as contradições da vida.

🌟 Leve os jovens a sonhar. Se eles deixarem de acreditar na vida, não haverá futuro.

🌟 A vida é uma grande escola que pouco ensina para quem não sabe ler.  

🌟A educação moderna está em crise, porque não é humanizada, separa o pensador do conhecimento, o professor da matéria, o aluno da escola, enfim, separa o sujeito do objeto.

🌟 Professores e alunos convivem juntos durante anos dentro da sala de aula, mas são estranhos uns para os outros. Eles se escondem atrás dos livros, das apostilas, dos computadores. A culpa é dos professores? Não! A culpa é do sistema educacional doentio que se arrasta por séculos.

Atualmente, não basta ser bom, pois a crise da educação impõe que procuremos a excelência. Os professores precisam incorporar hábitos dos educadores fascinantes para atuar com eficiência no pequeno e infinito mundo da personalidade dos seus alunos.

Augusto Cury em seu livro Pais brilhantes, Professores fascinantes, no prefácio diz: Não escrevo para heróis, mas para pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas. Educar é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente.  Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração.

A escola dos meus sonhos une a seriedade de um executivo à alegria de um palhaço, a força da lógica à singeleza do amor. Na escola dos meus sonhos cada criança é uma joia única no teatro da existência, mais importante que todo o dinheiro do mundo. Nela, os professores e os alunos escrevem uma belíssima história, são jardineiros que fazem da sala de aula um canteiro de pensadores.


Fonte:
Livro Pais brilhantes, Professores fascinantes

Tags:

Leia também: