1º de outubro – Dia do Idoso, Velho, Ancião

Os velhos sabem e querem, mas não podem; os moços podem e querem, mas não sabem. (Marquês de Maricá)

Comemorado no dia 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso, atribuído às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Tem como objetivo conduzir a sociedade a reavaliar a forma de como é tratada essa parcela da população, que muitas vezes é vítima de maus-tratos e abusos de todas as formas.  

Trata-se de uma data para estimular e reforçar a atenção que devemos ter para com os idosos, além de ser uma forma de agradecermos toda a dedicação ao longo de sua vida.

O termo Idoso, embora haja controvérsias, deriva do Latim aetas, “idade, era, época”. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O mesmo entendimento está presente na Política Nacional do Idoso (instituída pela lei federal 8.842), de 1994, e no Estatuto do Idoso (lei 10.741), o qual entrou em vigor em 1º de outubro de 2003.

Esse estatuto estabeleceu os direitos dos idosos, como a prioridade em alguns serviços e a garantia de acesso à assistência social, à saúde, alimentação, à educação, à cultura, ao lazer, aos meios de transportes e ao trabalho, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, bem como atendimento preferencial em estabelecimentos públicos e privados e prioridade na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.


Saúde do Idoso

Muitos avanços já foram feitos, mas o desafio da idade não se restringe à legislação, pois se refere também à saúde, uma vez que muitos idosos sofrem com a diminuição das suas capacidades físicas e, muitas vezes, mentais.

Envelhecer envolve diversos problemas que afetam a qualidade de vida de uma pessoa, como dificuldade para locomover-se, problemas de memória, além de várias doenças crônicas comuns da idade, tais como diabetes e pressão alta.

Muitos desses problemas poderiam ser amenizados com a realização de atividades físicas, atividades intelectuais e, principalmente, consultas periódicas ao médico.

 

Algumas dicas para ter uma velhice mais saudável:

Cuide da alimentação: Invista em equilíbrio e alimentos saudáveis e beba sempre muita água.

Cuide do corpo: Pratique exercícios físicos, pois estes melhoram a musculatura, ajudam a diminuir os riscos de doenças no coração, diabetes e obesidade, aliviam o estresse e ansiedade, entre vários outros benefícios.

Aproveite para aprender: Nunca é tarde para obter conhecimento.

Aproveite o momento para estudar sobre assuntos ou fazer cursos que sempre teve vontade;

Socialize: Tendo mais tempo, você pode aproveitá-los com a família e os amigos, ou até mesmo para viajar e sair;

Manter o check up em dia: Mesmo com saúde e qualidade de vida, não dá para descuidar.

Durma bem: Lembre-se sempre de dormir de sete a oito horas por noite.

Realize atividades que estimulem o cérebro: Iniciar um novo curso pode ser uma boa ideia.

Evite: O consumo exagerado de bebidas alcoólicas e o consumo de cigarros.

Realize check-up anualmente após os 45 anos de idade.

Mas, afinal qual é o significado da palavra idoso. Quando se pensa na palavra idoso, a primeira coisa que nos vem à cabeça é uma pessoa com muitos anos de vida, ou seja, velha! Idoso é quem tem muita idade; velho é quem perdeu a jovialidade. A idade causa degeneração das células; a velhice, a degeneração do espírito.

Quando nascemos e damos os primeiros passos, caímos, levantamos e aprendemos a falar e depois a ler e a escrever — somos novos. Quando o tempo passa e nos tornamos mais quietos e cansados aí nós somos velhos ou idosos — é uma questão de vocabulário.

O fato é que se envelhece conforme se vive, portanto respeitar os mais velhos é respeitar a vida. Não se trata de serem velhos e nem idosos, mas sim pessoas que sabem o valor da vida e têm muito para ensinar. Ser idoso é saber olhar para a vida com olhos de quem já tem experiência e história o suficiente para conseguir extrair o que há de melhor em cada situação.

Assim, cabe a cada um de nós proteger e cuidar dos nossos idosos, afinal, todos nós iremos envelhecer.

 “Não reconhecemos a velhice em nós, nem sequer paramos para observá-la, somente a vemos nos outros, mesmo que estes possuam a mesma idade que nós. (Simone de Beauvoir)”

Privilegiados aqueles que têm a felicidade de alcançar uma idade mais avançada, porque tiveram o privilégio de acumular experiências, aprendizados e, por isso, pode desenhar novas histórias e muito a nos ensinar sobre a vida. Respeitar o idoso é respeitar nosso próprio futuro!

Se o tempo envelhecer o seu corpo, mas não envelhecer a sua emoção, você será sempre feliz. (Augusto Cury)


1º de outubro – Dia do Idoso, Velho, Ancião  

Pesquisa livre na internet

Blog Saltitando com as Palavras

 

Tags: Idoso, velho, ancião, envelhecer, corpo, saúde, população, vida, velhice.


Leia também:

Prece do Idoso — N. Sra. da Terceira Idade

S.A.D.A.I. Eu não fiz nada essa manhã!?