Bora exercitar-se e melhorar sua qualidade de Vida

O exercício não apenas ajuda você a viver mais, mas também a viver melhor. Além de fortalecer o coração e os músculos e prevenir uma série de doenças, também pode melhorar o funcionamento mental e emocional e até aumentar a produtividade e os relacionamentos íntimos.

O fato é que atividade física regular faz uma enorme diferença na qualidade e quantidade de sua vida, um fato comprovado por centenas de estudos sólidos e fundamentados.

Confira algumas das maneiras pelas quais o exercício pode melhorar sua qualidade de vida.

🏃 Acrescentam anos a sua vida

Segundo estudos da Framingham Heart Study, a atividade física moderada aumenta 1.3 anos em homens e 1.5 anos em mulheres quando comparadas com baixa atividade.

🏃 Aguçam a inteligência

A atividade física aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode ajudar a manter a função cerebral.

🏃 Ajudam a fortificar os ossos

Os ossos atingem o maior grau de força e densidade nas primeiras 3 décadas de vida e, ao longo do tempo, tornam-se cada vez mais fracos com a diminuição da densidade. Quando combinado com Cálcio, Magnésio e Vitamina D, os exercícios com peso, corrida ou caminhada ajudam a fortificar os ossos.

🏃 Ajudam a prevenir diabetes

Através da diminuição do excesso de peso, diminuindo os níveis de açúcar no sangue, aumentando a sensibilidade à insulina para que seu corpo precise menos dela.

🏃 Ajudam a proteger as articulações

Diminuindo as inflamações, dor e fadiga mantendo as cartilagens saudáveis, já que músculos fortes apoiam as articulações e diminuem a carga sobre elas.

🏃 Diminuem o risco de doenças do coração

Exercícios regulares estimulam o aumento do número de vasos sanguíneos que nutrem o miocárdio, ajudam a prevenir a aglomeração de plaquetas, pois estimulam um equilíbrio mais saudável dos lipídeos sanguíneos (HDL, LDL e Triglicerídeos) e ajudam as artérias a manterem-se resilientes independente dos efeitos da idade.

🏃 Diminuem a pressão sanguínea

Hipertensão a longo prazo dobra ou triplica o risco de falhas no funcionamento cardíaco e ajuda a pavimentar o acesso para outras doenças do coração, infartos, aneurisma da artéria aorta, doenças renais ou colapso renal.

🏃 Melhoram a vida sexual

Tanto a libido quanto o desempenho se beneficiam de exercícios aeróbicos moderados a vigorosos.

🏃 Melhoram o sono

O exercício é a única maneira conhecida de adultos saudáveis aumentarem a quantidade de sono profundo que recebem – e o sono profundo é essencial para que seu corpo se renove e se recupere.

🏃 Podem melhorar sua habilidade de evitar infecções

Pesquisas mostram que os exercícios promovem um aumento discreto do número de células NK e glóbulos brancos, que ajudam a diminuir as infecções.

🏃 Podem limitar ou até mesmo reverter problemas de joelho

Através do controle do peso. De acordo com a Arthritis Foundation (Fundação da Artrite), a cada 1kg de peso extra corresponde a 4kg de carga no joelhos.

🏃 Previnem a depressão

O exercício aeróbico estimula a liberação de hormônios que melhoram o humor, aliviando o estresse e promovendo uma sensação de bem-estar.

🏃 Protegem a mobilidade e a vitalidade

O exercício regular pode retardar o declínio natural do desempenho físico que ocorre com a idade. Ao permanecerem ativos, os adultos mais velhos podem realmente manter seu condicionamento cardiovascular, metabolismo e função muscular alinhados com os de pessoas muito mais jovens.

🏃 Reduzem o risco de desenvolver câncer no Cólon, Mama, Endométrio (Útero) e Próstata.

Mantendo você no peso saudável, exercícios também diminuem o risco de outros cânceres nos quais a obesidade é um fator.


Para obter melhores resultados é recomendado fazer no mínimo 30 minutos de exercícios moderados, cinco dias por semana.




Tags: exercícios, depressão, sono, doenças do coração, articulações, joelho, infecções, diabetes.