Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio

O Setembro Amarelo é uma campanha anual dedicada à promoção da saúde mental, cujo lema para 2023 é “Se precisar, peça ajuda!”. É uma oportunidade vital de promover a conscientização sobre a prevenção ao suicídio e oferecer apoio às pessoas que enfrentam dificuldades emocionais, promovendo  um ambiente onde todos se sintam à vontade para pedir ajuda quando necessário.

No dia 10 é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, O principal objetivo do Setembro Amarelo é salvar vidas, através da conscientização, educação e apoio, procurando reduzir as taxas de suicídio em todo o mundo, reforçando assim o quanto é importante o combate à depressão e a prevenção ao suicídio.

Iniciou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um adolescente muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como "Mustang Mike". Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem "Se você precisar, peça ajuda". A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.

Nesse período, campanhas são realizadas para alertar sobre o tema, que continua sendo um tabu e em muitas vezes, motivo de vergonha falar a respeito.

No Brasil, a campanha teve início em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), cujo objetivo é divulgar a causa intensamente durante o mês, tendo como parte fundamental a iluminação ou coloração de amarelo de locais, construções ou monumentos e, ainda, a colocação de laços amarelos nas fachadas de prédios públicos e privados para lembrarmos que devemos, sim, falar sobre a prevenção do suicídio. Em 2015, foram iluminados locais como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional (DF), o estádio Beira Rio (RS), além outros locais.  

O movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde. O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo.

Segundo dados oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio.

Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu,  o que só colabora para aumentar os casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas e é por isso que “Falar é a melhor solução”.

Mas, afinal, o que significa a sigla CVV?

O Centro de Valorização à Vida— CVV desde sua fundação, em 1962, realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat  e skype nas 24 horas do e nos 365 dias do ano.

Há 60 anos, falar sobre o assunto era algo muito mais complexo do que atualmente, pois os tabus e preconceitos existentes eram maiores e mais difíceis de serem rompidos. Foi nesse ambiente que nasceu o CVV, serviço gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional.

Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso.

Lembre-se, se você conhece alguém ou se estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com o CVV.

E o número 188, para que serve?

É o número utilizado, em todo o território nacional, como telefone de apoio para quem precisa falar com alguém no momento em que pensa cometer suicídio. Se pensar em suicídio busque ajuda!

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estão relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Informar-se para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema. É muito importante que possamos identificar e ajudar quando alguém está pensando em se matar. Saber escutar, sem julgamentos, mostrar empatia e,  principalmente, conduzi-la a um médico especialista que certamente saberá como manejar a situação e  tentar salvar esse paciente.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou e distribui uma cartilha chamada: “Informando para Prevenir” onde destaca alguns dos mitos sobre o comportamento suicida — Conhecer para prevenir!  

 

BORA DIVULGAR E AJUDAR A SALVAR VIDAS?

  Participe da campanha SETEMBRO AMARELO® 2023:

 SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!


  

Saiba mais @  

Site Oficial da Campanha