20 Segundos pra ter Sucesso e Felicidade


A regra dos 20 segundos é o 6º princípio de Shawn Achor no livro  O jeito Harvard de ser feliz, no qual o autor lista 7 princípios para o sucesso e a felicidade.

Na verdade, a regra dos 20 segundos é uma reflexão de como podemos utilizar esse pequeno intervalo de tempo para diminuir a vontade de cair nos hábitos nocivos e, ao mesmo tempo, estimular a adoção de hábitos saudáveis.

Essa troca de vícios por virtudes é um dos segredos para uma vida com mais bem-estar, alegria e realizações.  Bora descobrir como funciona essa dinâmica.

Força de vontade

A força de vontade é um ímpeto motivacional que nos estimula a uma ação que acaba se tornando um hábito.  Por exemplo, ir à academia todos dias, até que essa ação se tornar um hábito e passar a fazer parte da rotina, seja pelos benefícios ou pelo prazer e a motivação.  

O caminho da menor resistência

O “caminho da menor resistência” é o que provoca a força de vontade.  Por exemplo, nos sábados de folga, você pode ir à academia, caminhar na praia, visitar um amigo, ir a uma exposição, etc. Entretanto, diante de tantas alternativas, se você optar por continuar deitado no sofá acessando a internet, assistindo TV, pelo simples fato de que é mais fácil, já que as outras alternativas exigem mais atividades e energia, como trocar ter que trocar de roupa, enfrentar o trânsito e etc.

A entropia psíquica e a energia da ativação

As atividades mais passivas só despertam prazer durante os 30 minutos iniciais, depois, iniciam o que os psicólogos chamam de entropia psíquica, uma sensação de apatia e desinteresse.

Em contrapartida, os hábitos mais ativos, como caminhar na praia ou parque ou tocar um instrumento musical, despertam prazer por muito mais tempo. Mas então, por que continuamos preferindo os hábitos passivos, se eles são menos prazerosos?

A resposta é simples: porque é mais fácil, e o cérebro adora economizar energia. Por mais que os hobbies mais ativos despertem mais prazer, eles demandam um esforço inicial para serem feitos: a chamada energia da ativação.

Crie barreiras para os seus vícios: a regra dos 20 segundos

Achor defende que o segredo para evitar os maus hábitos é criar empecilhos para a realização dessas atividades passivas que ao deixarem  de serem tão fáceis e práticas,  passam a demandar uma energia de ativação, assim como ir à academia ou ao cinema.

Se você perceber que vai demorar mais de 20 segundos para iniciar uma atividade, isso significa que ela demanda uma energia de ativação mais alta, o que poderá levá-lo a desistir de realizá-la dentro desses 20 segundos — daí o nome da regra que intitula o 6º capítulo do livro de Achor.

Facilite a realização dos bons hábitos

Ao mesmo tempo em que devemos dificultar os maus hábitos, devemos também diminuir a energia de ativação dos hábitos positivos (aqueles que queremos incluir na rotina), ou seja, facilitar o seu início.

Tornar essas atividades mais práticas e exercitar a disciplina são as recomendações para substituir os maus hábitos pelos bons hábitos. Por isso, também é útil definir regras para o seu dia a dia, como estabelecer um horário específico para checar e-mails e redes sociais.

As regras eliminam as incertezas de ter que tomar decisões, o que economiza energias e nos ajuda a focar nos hábitos saudáveis, que despertam a sensação de felicidade e bem-estar.

Concluindo, o segredo para alcançar as nossas metas é aumentar a energia de ativação dos hábitos que queremos parar e reduzir a energia de ativação dos hábitos que queremos fortalecer. A repetição dessas atividades fortalece os hábitos no seu cérebro, de modo que, com o passar do tempo, eles se tornem naturais, sem demandar força de vontade. Em breve, você estará usufruindo dos benefícios dessas atividades!

 

Fonte:

Livro: O jeito Harvard de ser feliz, de Shawn Achor (A regra dos 20 segundos - 6º princípio para ser feliz)

 

Tags: O jeito Harvard de ser feliz, forçade vontade, hábito, Harvard, cérebro.