Prece do Idoso — N.Sra. da Terceira Idade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),
Idoso é todo o indivíduo com idade igual ou superior a 60 anos,  também chamado de  forma pejorativa de velho.

O fato é que Idoso ou velho é o início de mais uma etapa natural da vida, pela qual todos estão destinados a passar, independente da nacionalidade, raça, cor ou condições financeiras, já que a cada amanhecer os anos de vida se tornam mais pesados, tanto para os mais novos quanto para os mais velhos.

Aceitação, respeito, credibilidade, reconhecimento é o que todo idoso espera da sociedade, já que o mundo, afinal, não é feito só dos ou para os mais jovens.

O texto abaixo reflete tudo isso de uma forma cool e bem humorada. Confira!

Prece da Experiência

Ó Senhor, tu sabes melhor do que eu
 que  estou envelhecendo a cada dia.

Sendo assim, Senhor, livra-me da tolice de achar
 que devo dizer algo, em toda e qualquer ocasião.

Livra-me, também, Senhor, deste desejo enorme
 que tenho de querer pôr em ordem a vida dos outros.

Ensina-me a pensar nos outros e a ajudá-los,
 sem jamais me impor sobre eles,
mesmo considerando, com modéstia, a sabedoria
 que acumulei e que penso ser
 uma lástima não passar adiante.

Tu sabes, Senhor, que desejo preservar alguns amigos
 e uma boa relação com os filhos,
 e que só se preservam os amigos e os filhos
 quando não há intromissão na vida deles.

Livra-me, também, Senhor,
 da tolice de querer contar tudo
 com detalhes e minúcias
 e dá-me asas no assunto para voar
 diretamente ao ponto que interessa.
Não me permita falar mal de alguém.

Ensina-me a fazer silêncio sobre
 minhas dores e doenças.
 Elas estão aumentando e, com isso,
 a vontade de descrevê-las
 vai crescendo a cada dia que passa.

Não ouso pedir o dom de ouvir
 com alegria a descrição das doenças alheias;
 seria pedir demais.
 Mas, ensina-me, Senhor,
 a suportar ouvi-las com alguma paciência.

Ensina-me a maravilhosa sabedoria de saber
 que posso estar errado em algumas ocasiões.
 Já descobri que pessoas que acertam sempre
 são maçantes e desagradáveis.

Mas, sobretudo, Senhor,
 nesta prece de envelhecimento, peço:
 Mantenha-me o mais amável possível.
Livra-me de ser santo.

 É difícil conviver com santos!
 Mas um velho ou uma velha rabugentos,
 Senhor,  é obra prima do capeta.
 Me poupe para que eu seja tolerado!
Amém!

Salve Nossa Senhora da Terceira Idade!
(Autor desconhecido)

Tags: