Seja ZEN! Tenha uma Vida mais Calma, Relaxada e Feliz!

É tem alguém aí que não admira as pessoas ZEN?

Uma grande tragédia os atinge e elas ficam calmas e com os pés no chão.

Sempre que precisam enfrentar um revés, elas permanecem imperturbáveis ​​e concentradas. E nem permitem que o estresse, a raiva ou a frustração tomem conta delas.

De acordo com o Cambridge Dictionary, a palavra “ZEN” se refere à capacidade de uma pessoa de permanecer calma e relaxada diante das dificuldades e de não se preocupar com coisas que fogem de seu controle.

A questão é: como elas fazem isso?

Aqui estão quatro coisas que as pessoas ZEN têm em comum e que lhes permitem levar uma vida equilibrada, calma e feliz.  

1. Elas não se deixam afogar nos detalhes

As pessoas do ZEN têm uma forma de pensar “mais ampla”, o que significa que não se estressam com coisas menores e sem importância que não importam a longo prazo.

Aqui estão alguns exemplos de coisas insignificantes e tolas que a maioria de nós permite que nos afete em nossas vidas diárias:

• Despesas sem precedentes

• Um encontro horrível

• Um comentário negativo que um colega de trabalho fez sobre nós

• Um erro que cometemos no trabalho

A questão é que essas coisas são “detalhes” menores, que pouco têm a ver com nossa felicidade a longo prazo. A maioria das coisas que chamamos de problemas agora não importa no próximo ano, no próximo mês e provavelmente nem mesmo na próxima semana.

Os ZEN percebem isso e sempre olham para o quadro geral.

A lição para você: Não se deixe afogar nos detalhes desagradáveis ​​de sua vida diária. Lembre-se de que eles não afetarão sua felicidade a longo prazo; rir deles e seguir em frente.

 

2. Eles procuram uma lição valiosa em cada dificuldade que encontram

Quando se trata de enfrentar contratempos e dificuldades, as pessoas ZEN têm o seguinte lema:

Por que entrar em pânico em vez de aprender?

Ou seja, diante das adversidades, eles mantêm a calma e sempre buscam qualquer lição útil que possam adquirir para cada uma das dificuldades que encontram.

Por exemplo, eles podem pensar que:

• Ter que enfrentar as consequências de sua separação os tornará mais fortes.

• Aquela entrevista de emprego que foi péssima vai ensiná-los a estar mais preparados nas próximas.

• Essas despesas sem precedentes os ensinarão a administrar suas finanças pessoais com mais sabedoria na próxima vez.

No final do dia, você precisa entender que não pode controlar ou impedir que coisas ruins aconteçam com você. O que você pode fazer é escolher a maneira como você responde.

Você pode sentar-se em um canto, começar a chorar e deixar o estresse e a tristeza dominá-lo, ou pode manter a calma, continuar e ver cada contratempo como uma oportunidade de aprender algo novo. Os ZEN escolhem o último.

A lição para você: Todos nós lutamos com contratempos e adversidades ao longo de nossas vidas — é assim que a vida funciona. Sempre que você estiver enfrentando uma dificuldade, não entre em pânico pensando que a vida é injusta e que você não será capaz de superá-la, porque você vai.

Sempre olhe para o lado bom das coisas: há uma lição valiosa a ser aprendida em cada situação difícil.

 

3. Eles se esforçam por melhoria contínua em vez de perfeição

Margaret Pan, autora do texto, aconselha as pessoas a se esforçarem para se tornar a melhor versão de si mesmas, sem, no entanto, cair no poço de buscar a perfeição.

Essa é uma batalha perdida, já que perseguir constantemente o espectro da perfeição o oprime de estresse e ansiedade — prejudicando gravemente sua saúde mental no processo. Além disso, também retarda qualquer progresso que você esteja se esforçando para fazer.

A maioria das pessoas ZEN não mantém padrões excessivos para si mesmas, não se tornam obcecadas por um desempenho excelente e não se punem por seus erros.

Eles aceitam o fato de que ninguém é perfeito — e estão em paz com isso.

A lição para você: Não caia no poço de exigir perfeição para si mesmo. A perfeição é feia e ruim para sua saúde mental e bem-estar. Você nunca será perfeito (e tudo bem, porque ninguém mais será), mas pode se tornar a melhor versão de si mesmo.

 

4. Eles aprenderam a arte da aceitação

Posso dizer que há momentos em que a vida basicamente é uma droga, e não há nada que você possa fazer a respeito.

O que quero dizer com isso é que a vida é imprevisível e pode trazer muitas lutas e dificuldades. Você tem certos objetivos e planos e uma ideia de para onde quer ir, e então a vida acontece e tudo muda. O mais frustrante é que não há como impedir a vida de se desenrolar do jeito que está.

Então, o que você pode fazer para permanecer calmo e não se perder em algum lugar ao longo do caminho?

Você pode fazer o que as pessoas ZEN fazem: Aceitar as coisas que não pode mudar. Apesar do que você possa pensar, aceitação não é para os fracos e não representa fracasso; como explica a psicoterapeuta Nancy Colier em seu artigo:

“Em nossa cultura, a aceitação é para os mansos, para os perdedores. É o que fazemos quando falhamos em fazer todo o resto. Vemos a aceitação como uma escolha sem escolha, um fim enfraquecedor e deprimente para uma batalha perdida. Aceitação não é um ato de fracasso. Pode, com o entendimento correto, ser experimentado como um ato de coragem. É para quem tem força para enfrentar a verdade e parar de negá-la. Pode ser, na verdade, um primeiro passo em um processo de genuíno sucesso e movimento.”

Depois de aprender a aceitar sua realidade como ela é, você também aprende a trabalhar em torno da vida e a encontrar os caminhos certos que lhe permitem levar uma vida mais tranquila e feliz — e até mesmo prosperar.

A lição para você: Quanto mais você tenta mudar as coisas que não pode controlar, ou quanto mais você pensa sobre como a vida é injusta para você, mais estresse, tristeza e frustração você recebe em sua vida. Aceite as coisas que você não pode mudar e concentre-se naquelas que pode.

Em um mundo onde o estresse está sempre presente, onde as pessoas se tornam obcecadas pelo sucesso e pela produtividade e reclamam de cada pequeno inconveniente que surge em seu caminho, a habilidade mais valiosa que você pode adquirir é ser ZEN.

Essa habilidade, meu caro leitor, fará com que você se destaque da multidão.


Título original: The Most Zen People Have These 4 Things in Common
Autora: Margaret Pan
Tradução livre

Tags: Zen, vida, calma, relaxada, feliz, estressante, mansos, perdedores