Thanksgiving Day — O Dia de Ação de Graças — Turkey Day


O Dia de Ação de Graças conhecido em inglês como Thanksgiving Day ou Turkey Day é considerada a maior festa da família e um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos. Nessa data é comum as pessoas percorrerem grandes distâncias para realizar a tradicional Ceia do Thanksgiving com seus familiares e/ou amigos.

Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças foi observado em várias datas, entretanto,  em 26 de dezembro de 1941, o então presidente Franklin D. Roosevelt, assinou um projeto de lei tornando o feriado de Ação de Graças um feriado nacional e estabelecendo-o na 4ª quinta-feira de novembro. Vale lembrar que, o dia após o Dia de Ação de Graças também é um feriado, o que faz com o Dia de Ação de Graças seja sempre um fim de semana de 4 dias para os americanos.

Origem do Dia de Ação de Graças
O Dia de dar Graças com a tradicional ceia de peru que dá à data o apelido de Turkey Day, originalmente, era uma festa como agradecimento pelas boas colheitas anuais, que ocorria no outono.

A celebração do Dia de Ação de Graças remota aos primeiros anos da colonização europeia na América do Norte, nos anos 1620, em Plymouth, Massachusetts, pelos peregrinos fundadores da vila, quando os europeus recém-chegados tinham a tradição de agradecer a Deus pela abundância da colheita e pela ajuda recebida por parte dos nativos.

Conta a história que após as colheitas terem sido gravemente
prejudicadas pelo Inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no Verão seguinte, em 1621.  Para celebrar a ocasião o governador da vila resolveu organizar uma festa no Outono desse ano, na qual participaram cerca de 90 índios e foram comidos patos, perus, peixes e milho. A partir desse ano, na Nova Inglaterra, em cada Outono era organizada uma festa de gratidão a Deus, por causa das boas colheitas.

Primeiramente, o Dia de Ação de Graças era comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, na região da Nova Inglaterra, eram festivais em agradecimento às boas colheitas realizadas no ano. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono (do hemisfério norte), após a colheita ter sido recolhida, entretanto, atualmente é comemorado na última quinta-feira de novembro.

No entanto, durante muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi reconhecido como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos estados, como Nova York, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a data seria celebrada na  4ª quinta-feira de novembro nos Estados Unidos, outono no hemisfério norte.

Ocorre que, em 1939, o então presidente Franklin Delano Roosevelt determinou que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, a fim de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal,   que na época, era considerado inapropriado a venda de produtos natalinos,  em campanhas publicitárias, antes do Dia de Ação de Graças.

No entanto, como a determinação de Roosevelt não era mandatória, muitas pessoas continuaram a comemorar o Dia de Ação de Graças na 4ª quinta-feira de novembro. Assim,  em 1941, o presidente e o Congresso estabeleceram o Dia de Ação de Graças como um feriado nacional nos Estados Unidos a ser celebrado na 4ª quinta-feira de novembro.   

Tradição do perdão
A origem da tradição do perdão não é clara, entretanto,  registros de perus perdoados remontam ao século XIX, na época de Abraham Lincoln, cujo filho, segundo a lenda,  o convenceu a deixar uma ave viva, mas foi apenas em 1989, com George H.W. Bush,  que o perdão se tornou um ritual na Casa Branca.

A tradição lançada pelo presidente Bush indica que,  na véspera do Dia de Ações de Graças,  o presidente americano deve perdoar a vida de um peru, que passa a viver em um zoológico.

Nos Estados Unidos, o presidente americano Donald Trump, em seu primeiro ano na Casa Branca, 21 de novembro 2017, participou da tradicional cerimônia de “perdão” a um peru antes do Dia de ações de Graças.
  
Menu do Thanksgiving
O jantar do Thanksgiving começa a ser servido no início da noite, e não à meia noite ou próximo disso, como é na ceia de Natal. Diz a história que o peru foi escolhido como prato principal porque alimentava muito mais gente do que uma galinha ou um pato. Segundo dados da Federação Nacional do Peru, 88% dos Americanos comem peru no dia de Ação de Graças.

No Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos,  uma das tradições é a fartura de comida, onde não pode faltar:

😋 Peru (Turkey), Chester ou tender
O peru pode ser assado (mais comum) ou frito por imersão, sendo geralmente servido inteiro, com farofa ao seu redor ou em seu recheio. Esse prato é o foco da mesa. 

😋 Bread Stuffing (recheio)
Se não for farofa, o recheio do peru pode ser o stuffing, uma mistura de pão picado com temperos, cebola, entre outros ingredientes. Ela também pode ser servida como acompanhamento.  


😋 Purê de batatas (mashed potato)
Para acompanhar a estrela do jantar, o peru, o purê é feito de forma tradicional ou com ingredientes especiais para se tornar ainda mais delicioso. Bacon, alho, cebola, queijo, entre outras adições são comuns nessa preparação.

😋 Molho de carne (gravy)
O gravy é comum nos países colonizados por ingleses e também é servido nessa data, para ser derramado sobre o peru. Aliás, o molho é feito à base da gordura que saiu de alguma carne em uma preparação da mesma, e, nesse caso, é a do peru. Depois, prepara-se com manteiga, farinha para dar consistência e temperos.


😋 Torta de abóbora (pumpkin pie) 
Como sobremesa não pode faltar a torta de abóbora acompanhada com nozes e wipped cream (chantilly).

😋 Calda de Oxicoco ou mirtilo vermelho americano (cranberry)
O cranberry sauce, conhecido em português como oxicoco, arando-vermelho, mirtilo-vermelho, entre outros, é utilizado como o ingrediente principal da compota (ou geleia) servida no Thanksgiving. Ela pode acompanhar os alimentos salgados no prato, para dar o contraste agridoce ao paladar.

Para acompanhar a refeição é servida a  tradicional cidra de maçã espumante ou vinhos. É também comum, em alguns estados, servir jarros de chá doce. 

Macy’s Thanksgiving Day Parade
No Dia de Ação de Graças , 4ª quinta-feira do mês de novembro, além da ceia, há também missas, prática de orações, grandes festas, desfiles e, muitos americanos fazem a digestão do banquete assistindo a jogos de futebol na televisão. Tradicionalmente dois times da NFL, os Lions de Detroit e os Cowboys, de Dallas, jogam no dia de Ação de Graças.

Mas, sem dúvida, o mais famoso evento durante o Dia de Ação de Graças é a Macy’s Thanksgiving Day Parade, em Nova York, que existe desde 1924 e foi criada para promover os lançamentos da temporada de compras de Ação de Graças-Natal que, originalmente, era conhecida como a Parada Macy´s de Natal.

O fato é que, todo ano, mais de 3,5 milhões de pessoas assistem a parada com Balões de Ar gigantes com personagens como Snoopy, Bob Sponja e Homem Aranha, entre outros, juntamente com bandas musicais, celebridades, apresentações de bailarinos e no final da parada a chegada do Papai Noel que marca o início da temporada de Natal.

Compras – Black Friday
Nos Estados Unidos, o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças é chamado de Black Friday e marca a abertura oficial da temporada de compras natalinas, que devido às grandes promoções, costuma ser um dos dias mais movimentados para o comércio local. É o dia em que as lojas de varejo vão do vermelho para o preto (ter lucro).

A segunda-feira depois do Dia de Ação de Graças é chamada de "Cyber Monday", por causa das pesadas compras online que as pessoas fazem naquele dia. Caracterizado por compras pesadas, incentivadas por vários acordos e descontos atraentes oferecidos pelos varejistas, as lojas costumam abrir cedo na manhã de sexta-feira e as pessoas se alinham à noite para serem as primeiras a entrar quando as lojas abrem para que elas recebam as melhores ofertas de "doorbuster", que significa uma estratégia de marketing e vendas que os varejistas usam para conseguir um grande volume de clientes em suas lojas.

O Thanksgiving no Canadá
É celebrado na 2ª segunda-feira do mês de outubro, devido a colheita ser feita  mais cedo por causa da diferença de temperatura. Durante a Revolução Americana, os americanos leais à Inglaterra mudaram-se para o Canadá e levaram costumes e práticas do Dia de Ação de Graças dos EUA , como preparar e comer uma grande refeição que é a parte central da maioria das celebrações de Ações de Graça. Com o tempo, os imigrantes franceses, escoceses e alemães acrescentaram seus pratos típicos ao menu de Ação de Graças dos canadenses.

Vale lembrar que o Thanksgiving no Canadá não é tão importante quanto o dos Estados Unidos, pois embora as famílias se reúnam para a ceia do Thanksgiving, o Natal ainda é o evento familiar mais relevante. Vale lembrar que a refeição tradicional do Dia de Ação de Graças é um jantar que pode ser realizada no domingo ou na segunda-feira e as comemorações só duram 3 dias.

O Dia de Ação de Graças no Canadá originou-se puramente como um festival da colheita e a partir de 1879, ação de Graças foi celebrada oficialmente em 6 de novembro. Mais tarde, o feriado foi comemorado na terceira segunda-feira de outubro, mas em 31 de janeiro de 1957, o Parlamento proclamou a 2ª segunda-feira de outubro,  como um dia de agradecimento geral ao Deus Todo-Poderoso pela abundante colheita com a qual o Canadá foi abençoado.

Hoje, os canadenses celebram o feriado como seus vizinhos do Sul: jantar de Peru, o futebol e o tempo para a família. É considerado um feriado estatutário em todos os lugares no Canadá, exceto no Canadá Atlântico. 
 
Os canadenses, ao contrário dos Americanos, normalmente não veem o feriado do Dia de Ação de Graças como um evento  de pontapé inicial para compras de Natal, tanto que apenas algumas lojas adotaram as vendas de sexta-feira negra — Black Friday.

Dia de Ação de Graças no Brasil
O Dia Nacional de Ação de Graças foi instituído pelo presidente Gaspar Dutra, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington. Em 1966, a lei 5.110 estabeleceu que as comemorações de Ação de Graças no país se daria na 4ª quinta-feira do mês de novembro.

Vale observar que esta data é lembrada por muitas famílias de origem Americana,  por algumas denominações Cristãs Protestantes, como a Igreja Luterana IELB (de origem americana), a Igreja Presbiteriana, a Igreja Batista, a Igreja Metodista, universidades confessionais metodistas, igrejas evangélicas como a Igreja do Evangelho Quadrangular e, também, por  algumas escolas bilíngues ou cursos de inglês que costumam comemorar a data.

O fato é que apesar de o Dia de Ação de Graças não ser feriado no Brasil, hoje em dia, é conhecido por ser o dia que antecede a Black Friday e por ser bastante citado nas redes sociais, quando os lojistas perceberam seu potencial de vendas, tanto que a data fica somente atrás do Natal no que diz respeito à importância comercial no país.

Tags:
  
Thanksgiving Day — O Dia de Ação de Graças — Turkey Day
Pesquisa livre na internet
Blog Saltitando com as Palavras