Água é Imprescindível! Veja alguns benefícios para seu corpo.


A água é o principal componente do sangue, assim, quanto mais H2O, mais líquido vermelho teremos circulando nas veias que, consequentemente, aumentará o transporte de nutrientes por todo o corpo, inclusive para o cérebro, que terá todas suas funções aprimoradas.

Entre outros, a água ajuda quem quer emagrecer, protege o coração, atenua as acnes, ajuda a regular o intestino,  assim, se você quer melhorar a saúde e a beleza, considere que ao beber água com mais frequência pode trazer esses e muito mais benefícios para todo o seu organismo.

É notório que durante muito tempo, nutricionistas e médicos recomendavam 2 litros ou oito copos, entretanto, hoje, sabe-se que esses números apenas representam uma média que pode variar de pessoa para pessoa.

Para descobrir a quantidade ideal para suas necessidades, multiplique o seu peso por 0,03 e o resultado será a quantidade, em litros, que você precisa beber. Uma pessoa com 75 quilos, por exemplo, deve ingerir 2,25 litros de líquido por dia. Convém lembrar que esse cálculo é feito de maneira geral, já que indivíduos que perdem muito líquido durante suas atividades laborais ou físicas, necessitam ingerir mais água para recuperar o líquido perdido.

Uma dica muito importante é dividir “sua quantidade de água” ao longo do dia, ou seja, não tomar tudo de uma vez só, para que o organismo aproveite o líquido aos poucos, não sobrecarregando a função de nenhum órgão.

Por outro lado, segundo especialistas no assunto, 50% do volume de água recomendado por dia vem da alimentação, por isso, deve-se levar em conta, também, as refeições no total de água a ser tomada. 

O recomendado é ingerir líquidos entre as refeições, daí a famosa recomendação “faça da garrafinha de água sua companheira insubstituível e seu corpo agradece”. Uma outra dica é manter em mente: IN X OUT, ou seja, tudo o que saiu tem que ser reposto, portanto, ingira (IN) um copinho de água a cada xixi (OUT). 


Confira alguns dos Benefícios da Água para seu Corpo

Ajuda a emagrecer
Um estudo realizado em 2010 na Universidade Virginia Tech, nos EUA, com 55 voluntários, todos acima do peso e fazendo dieta, verificou que houve uma perda de peso significativa em quem havia ingerido dois copos de água antes das refeições.

De acordo com cientistas do Vanderbilt University Medical Center, uma pessoa que beba três copos de água por dia pode perder três quilos em um ano, sem mudar em mais nada sua rotina. Isso não resolve o problema de excesso de peso, mas ajuda quem quer emagrecer a entender como o sistema nervoso funciona.

Muitas vezes, comemos além do que precisamos por sede e não fome. O corpo pode confundir as sensações. É por isso que um organismo hidratado "pede" menos comida. 

Melhora a memória
Isso se dá não só porque o cérebro recebe mais nutrientes por
meio do sangue, mas também porque certas reações químicas que acontecem nele, entre elas, a formação da memória, que também dependem da presença da água para acontecer.
 
 Controla a pressão sanguínea
Um estudo feito pela Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que a água sem nenhum aditivo pode ter um papel importante para regular a pressão sanguínea, já que sua presença determina a densidade do sangue. É por isso que em alguns aparelhos medidores, a pressão é medida em porcentagem de água no sangue.

 Protege o coração
Um estudo feito pela Loma Linda University, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que bebem mais de cinco copos, o que equivale em média a dois litros, de água diariamente, têm menos chances de sofrer ataques cardíacos ou outras doenças do coração do que aqueles que bebem menos do que isso.

 Protege os olhos
Manter o organismo hidratado é essencial para que os olhos fiquem protegidos de lesões. Os olhos são órgãos muitos sensíveis a desidratação. Por isso, manter o organismo com níveis de água elevados, protege os olhos de ressecamento que podem levar a problemas oculares como inflamações e infecções.

 Previne cãibras
As cãibras aparecem quando há um desequilíbrio hidroelétrico em nossos músculos, causando uma contração involuntária da musculatura. Elas acontecem por que existe um desequilíbrio na quantidade de água de nossos músculos. Beber água regularmente ajuda manter o equilíbrio hidroelétrico e o bom funcionamento das células musculares.

Desacelera o envelhecimento da pele
A chave para que isso aconteça está no intestino: quando bem hidratado, o órgão é capaz de absorver melhor as proteínas da comida, que, por sua vez, ajudam a repor o colágeno — proteína que dá firmeza e sustentação à pele. 

 Diminui a dor após os exercícios.
Quando nos exercitamos além do que o nosso condicionamento permite, o corpo produz uma substância chamada ácido lático, que é responsável pelas dores musculares comuns depois da prática de exercícios. Quanto mais água presente no organismo, melhor essa substância é filtrada e diluída no organismo, diminuindo sua ação. 

Regula o intestino
A água é essencial para que os processos de absorção, digestão e excreção de alimentos funcione como um relógio. Com mais líquido, as fezes ficam mais hidratadas e aumentam de volume, favorecendo os movimentos de expulsão do alimento do corpo, durante o processo digestivo. 

  Aumenta a imunidade
A ingestão de água reduz o risco de resfriados e infecções, já que o líquido traz mais fluidez para as secreções pulmonares. Assim, a água ajuda a eliminar vírus e bactérias do organismo com mais facilidade, sem que nos causem essas enfermidades. 

 Protege contra pedra nos rins
Quanto mais água bebermos, mais o nosso sangue circulará e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo, sem sobrecarregar os rins, mantendo sua função de "limpar" o sangue eficientemente.

 Atenua as acnes
Quando a flora intestinal está desidratada e, portanto, em desequilíbrio, ela perde sua capacidade de filtrar agentes inflamatórios e toxinas. Eles acabam caindo direto na corrente sanguínea, predispondo o organismo a inflamações e também a um estado chamado de resistência insulínica, que, por sua vez, libera hormônios que favorecem o surgimento da acne. 

Proporciona um sono melhor
É no intestino que são produzidos boa parte de certos neurotransmissores, como a melatonina e a serotonina, que regulam o sono. Para que essa produção ocorra de maneira satisfatória, no entanto, o intestino precisa estar bem hidratado. Dessa forma, a flora intestinal produzirá mais bactérias benéficas que, por sua vez, auxiliam na produção desses neurotransmissores. 

Limpa o organismo
O consumo de água é vital para o bom funcionamento do organismo, já que quando não nos hidratamos corretamente, substâncias tóxicas e prejudiciais ficam retidas no organismo, abrindo o caminho para o aparecimento de algumas doenças.

O fato é que, segundo especialistas, em um corpo saudável, o cérebro detecta quando o organismo está desidratado e ativa a sede para estimular que a gente beba água e também libera um hormônio que envia sinais aos rins para conservar água concentrando a urina.

Porém, é importante lembrar que nossos mecanismos de sede perdem a sensibilidade à medida que envelhecemos, portanto  nos tornamos mais propensos à desidratação do que os mais jovens.

Não há dúvida de que a água é importante e garantir que temos
água suficiente é essencial para evitar a desidratação, já que estamos constantemente perdendo água por meio do suor, da urina e da respiração.

É importante lembrar que  a maioria dos especialistas concorda que a necessidade de líquido varia de acordo com a idade, a estrutura corporal, o gênero, o ambiente e o nível de atividade física de cada indivíduo. Assim, não podemos ignorar que a regra do 8x8 é apenas uma simplificação de como nós, como organismos, respondemos ao ambiente em que estamos inseridos.

Assim, controlar a quantidade exata de água que devemos beber é uma forma de não ultrapassar os limites individuais, pois o único benefício para a saúde de beber mais do que o necessário é, ao que parece, as calorias extras que você vai ter que gastar correndo para o banheiro seguidamente.   




Tags:

Leia também