Movimente-se. Comece hoje, não amanhã!

A mente e o corpo estão conectados, tanto que quando cuidamos do corpo, estamos cuidando da saúde mental também.  Então, o movimento faz bem para os dois, já que ele tem o poder de multiplicar a nossa disposição porque estimula a produção das “mitocôndrias” consideradas as “usinas da energia” das células.

Está sem ânimo? Dance, corra, ande de bicicleta, nade, faça musculação, pratique yoga, entre outros, que além de trabalhar músculos, queima calorias e diminui a gordura no corpo, ou seja, dá mais agilidade e é capaz de liberar neurotransmissores como a “endorfina” que proporciona a sensação de prazer e bem-estar, além de aumentar a disposição e melhorar o humor.

Segundo especialistas, adultos saudáveis devem realizar 150 a 300 minutos por semana de atividade física aeróbica de intensidade moderada, ou de 79 a 150 minutos de intensidade vigorosa – ou uma combinação equivalente desses dois tipos.

Mas, se você tem mais de 65 anos, além de atividades de fortalecimento muscular de moderada ou maior intensidade duas vezes na semana, invista em exercícios de equilíbrio três vezes na semana, cujo objetivo é prevenir quedas.

Considere que pouco movimento é melhor do que nenhum movimento, certo?  Bora começar já, adicionando mais passos no seu dia a dia, em pequenas doses, como: caminhar até lugares perto de casa; escolher as escadas ao invés do elevador; andar ao invés da “cesta” depois das refeições... é só usar a imaginação. 

Lembre-se: É recomendado consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer atividade física.

Tags: Dance, corra, ande de bicicleta, nade, pratique yogafaça musculação, movimente-se.