Dias de cada mês? A resposta está nas suas mãos!


Lembrar quantos dias tem cada mês confunde tanto as crianças como alguns adultos, mas existe um “truque antigo” envolvendo as mãos que pode ser utilizado para lembrar com exatidão os dias do mês.

Como assim? Não precisa de calendário? Não.  É só utilizar os ossinhos dos dedos das mãos e os intervalos entre eles e você nunca mais errará quantos dias tem o mês.

Talvez para as gerações baby boomers e X não seja novidade, mas para as gerações Y em diante, esta “dica” extremamente fácil pode ser tudo de bom pra nunca mais ter que “navegar na Net”  pra ter certeza de quantos dias tem um mês. 

Simples assim. Com a palma da mão para baixo, feche uma das mãos e você notará que existem quatro saliências dos ossos e três espaços entre um dedo e outro, em cada mão. Assim, os meses que têm 31 dias ficam nas partes altas (ossos)  e os que têm 30 dias nas partes baixas (espaços entre os dedos), exceto fevereiro, o qual  pode ter 28 ou 29 (ano bissexto a cada 4 anos).

O mês de janeiro corresponde ao 1º ossinho que fica no dedo mínimo. Na sequência tem o intervalo (entre o primeiro e segundo dedo) que representa Fevereiro. E, assim, sucessivamente, continue nomeando cada ossinho e intervalo até o nó do dedo indicador que será julho.

Como o ano tem 12 meses, use a outra mão para dar continuidade à contagem ou continue com agosto,  usando a mesma mão, recomeçando no dedo mindinho até Dezembro, o qual  terminará no nó do dedo anelar. 

Bora compartilhar e colocar essa dica em prática?

Tags: Dias do mês, mãos, dedos, ossinhos, intervalos, espaço