Coronavírus (COVID-19) como se proteger?


A doença foi batizada de COVID-19 o qual significa: CO significa corona, VI vem de vírus, e D representa doença. O número 19 indica o ano de sua aparição, 2019Esse nome foi escolhido por ser fácil de pronunciar e não ter referência a um país ou a uma população em particular e substitui o de 2019-nCoV, decidido provisoriamente após o surgimento da doença respiratória. 

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

O quadro das pessoas atingidas  podem variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

➤ QUAIS OS GRUPOS DE RISCO?
As pessoas com doenças crônicas, imunidade baixa e acima dos 60 anos são as mais vulneráveis.

➤ COMO A DOENÇA É TRANSMITIDA?
A entrada do vírus acontece pelas mucosas dos olhos, do nariz ou da boca e atinge as vias respiratórias. A transmissão acontece de uma pessoa infectada para outra ou por contato próximo (cerca de 2 metros), por meio de:
• Tosse, espirro ou catarro de pessoas infectadas.
• Gotículas de saliva
• Toque ou aperto de mãos
• Ao tocar objetos (como botões de elevador, caneta, mouse, copos e etc) ou superfícies contaminadas e em seguida tocar a boca, nariz ou olhos.

➤ QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Além da febre que não cessa com remédio tosse seca ou com catarro,  e da dificuldade para respirar, também podem surgir cansaço, dores articulares, congestão nasal, dor de garganta e diarreia. Esses sintomas são normalmente leves e podem progredir.

É importante citar que algumas pessoas infectadas não desenvolvem os sintomas e nem se sentem mal. Cerca de 80% dos casos se recuperam sem tratamento especial. No entanto, 1 em cada 6 casos tem grave falta de ar. Idosos, pessoas com diabetes, pressão alta e outros problemas cardiovasculares são mais suscetíveis a desenvolver sintomas sérios.


➤ COMPARE OS SINTOMAS MAIS COMUNS OU RAROS DO CORONAVÍRUS COM GRIPES E RESFRIADOS:
Essas três enfermidades podem causar reações parecidas no organismo humano. 

O Ministério da Saúde reforça que, caso uma pessoa se enquadre na maioria dos sintomas comuns à COVID-19, é primordial que siga as orientações corretas e procure uma unidade de saúde para receber orientação especializada.

➤ COMO PROTEGER A SI MESMO E AOS MAIS VULNERÁVEIS.
Siga as dicas da OMS (Ministério da Saúde) para se proteger do coronavírus:
• lave sempre as mãos com água e sabão ou use álcool gel;
• mantenha distância de 1 metro de pessoas espirrando ou tossindo;
• evite tocar olhos, nariz e boca;
• ao tossir ou espirrar, utilize o antebraço ou um lenço  que deve ser descartado.
• Mantenha os ambientes bem ventilados e evite aglomerações, principalmente se estiver doente.
• Não compartilhe objetos pessoais.
• Mude sua forma de cumprimentar o outro, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto.
• Desinfecte objetos e superfícies tocados com frequência.

➤ INVISTA NESTES PRODUTOS PARA HIGIENIZAR AMBIENTES E MATAR O CORONAVÍRUS:
• Água sanitária
• Desinfetantes em geral
• Limpadores multiuso com cloro
• Limpadores multiuso com álcool
• Álcool de limpeza (líquido)
• Detergente Sabão

➤ COMO LAVAR AS MÃOS CORRETAMENTE:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou recentemente seu guia para a lavagem correta das mãos como forma de evitar doenças.

Confira os passos simples, e que devem se tornar hábito, para manter a higiene das mãos e cuidar da sua saúde. 


➤ É PRECISO USAR MÁSCARAS?
No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população no geral. Entretanto, as pessoas com casos confirmados do coronavírus precisam usar máscaras quando estiverem na presença de outras pessoas ou quem se enquadrar em um dos itens abaixo, use máscara!

• Pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como tosse, espirros ou dificuldade para respirar, mesmo quando procuram atendimento médico, para proteger as pessoas ao seu redor.

• Pessoas (incluindo familiares) que prestam atendimento a pessoas com suspeita ou confirmação de coronavírus.

• Profissionais de saúde, quando entram em uma sala com pacientes ou quando tratam um indivíduo com sintomas respiratórios e de acordo com o tipo de atendimento que será prestado.

Convém esclarecer que as máscaras só são efetivas se forem associadas à lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienização com álcool em gel. Após usar máscara, descarte-a em local adequado e lave as mãos.

➤ JÁ EXISTE TRATAMENTO CONTRA O CORONAVÍRUS?
Sim. O tratamento evita o agravamento da doença e reduz o desconforto. No entanto, não há um medicamento para matar o vírus. E a grande maioria dos casos, como acontece com as gripes, são curados sozinhos.

➤ JÁ EXISTE VACINA?
Não há vacina disponível até o momento. Somente tratamento de sintomas. Os casos graves podem precisar de oxigênio suplementar e ventilação mecânica. 

➤ FIQUE ATENTO:
• Se você viajou a áreas onde circula o vírus ou esteve em contato físico com alguém diagnosticado com o vírus,  não se automedique. Procure um serviço médico imediatamente. Evite o contato com outras pessoas e siga os cuidados recomendados.
• Caso precise viajar para um local com casos de coronavírus (COVID-19),  avalie a necessidade real da viagem e adie, se possível. Mas se for inevitável, previna-se e siga as orientações das autoridades de saúde do local.

• A infecção por coronavírus (COVID-19) é uma doença de baixa letalidade. Dados da OMS mostram que 80% dos casos são leves. A maior preocupação é quando a doença atinge idosos ou pessoas com doenças crônicas. Informar-se e lavar as mãos com sabão são as melhores prevenções!

➤ NOTIFICAÇÃO:
A notificação deve ser feita pelo serviço de saúde que atender o paciente em até 24 horas. A comunicação é feita pelas prefeituras ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.
➤ SAIBA MAIS @:
WHATSAPP: (61) 99289-4640  ou  LIGUE 136
(campanha do Governo Federal para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus)

ATENÇÃO:
Cuidado com e-mails e mensagens maliciosas sobre o Coronavírus. Não acesse links nem instale aplicativos de origem duvidosa.


Pesquisa:
• Organização Mundial da Saúde (OMS)
• bbc.com/portuguese/geral
https://www.msn.com/pt-br/noticias/coronavirus

Tags: