Por que ainda procuramos o parceiro perfeito?


Os estudos mostram uma tendência das populações milenares e da geração Z que optam por estilos de vida mais casuais do que os das gerações mais velhas. Estilos de vida que escolhem ser solteiros (também chamados de parceria própria) em vez de estarem em um relacionamento ou enfatizar amizades que são pseudo-relacionamentos.

Essa escolha geralmente traz uma sensação de liberdade que um relacionamento tradicional não traz. Embora a parceria e as pseudo-relações possam funcionar para alguns, ainda existem muitas pessoas procurando o parceiro perfeito.
Mas, quais são as razões pelas quais amamos e tentamos encontrar o parceiro perfeito?

Heidi Dellaire, autora deste texto, defende a teoria que no fundo cada pessoa quer ser possuída. Com isso, ela quer dizer que todos queremos pertencer a alguém. Todos nós queremos aquela pessoa que será nosso porto seguro, se você preferir, onde permaneceremos em segurança enquanto ancorados.

Todos nós precisamos de uma pessoa para quem possamos recorrer neste mundo, uma pessoa que seja segura, com quem possamos ser nós mesmos e que nos protegerá.

Mas, obviamente, nem todos os relacionamentos funcionam tão bem. Então, quais são as razões para amarmos e por que escolhemos as pessoas para serem nossos parceiros íntimos?

Um artigo recente da revista Vogue cita Kristen Stewart dizendo: "Eu apenas namoro pessoas que me elogiam".

Isso explica o porquê de muitas de nossas escolhas. Precisamos de alguém que nos elogie. Alguém que aprimora os aspectos de nossas vidas que são mais importantes para nós, seja começando uma família, viajando pelo mundo ou criando um negócio, procuramos alguém que promova as coisas que são mais importantes para nós naquele momento de nossa vida.

Por exemplo, quando eu (Heidi Dellaire) estava no final da adolescência, ansiava por experiência e aventura mais do que qualquer outra coisa. Eu carregava uma reputação de ser estudiosa e educada.

O que eu mais queria era me livrar do meu status de menina boa (chata). Então, como você pode imaginar, meu primeiro relacionamento foi um pouco selvagem. Escolhi um motoqueiro, fortemente tatuado, e por uma pequena condenação por drogas menores e roubo, fui parar na cadeia,  assim como meu parceiro.

Durante dois anos, nos demos muito bem, nos completávamos um ao outro. Eu era a garota saudável e responsável que podia ser levada a jantares familiares e por outro lado eu era introduzida a um estilo de vida festivo que eu achava que o meu currículo de vida precisava.

Depois de alguns anos de aventura, eu tinha toda uma experiência e poderia lidar com um novo respeito pela estabilidade, responsabilidade e confiabilidade.

O que eu entendi é que é importante tentar saber por que você está escolhendo aquela pessoa.

Muitas vezes longos períodos de solteirice nos levam a entrar em um relacionamento com alguém só porque ele é a primeira pessoa a demonstrar interesse.

Além da solidão, outros fatores que podem nos levar a um relacionamento prematuro são a pobreza, a tentativa de deixar um relacionamento abusivo ou a pressão de nossos amigos e familiares.

Quaisquer que sejam suas razões para escolher um parceiro ou amar a pessoa que você ama, lembre-se de que sair de um relacionamento é mais complicado do que entrar, então todos precisamos escolher sabiamente.

Título original:
There are still many people searching for the perfect partner.
Tradução livre

Tags:
População milenar, parceiro, geração Z, solteiros,  relacionamentos