O Mestre, a Vaca, o Precipício


É fato de que a rotina nos aprisiona, atrapalha e até nos limita e, embora, ela nos afete mais do que pensamos, nos acostumamos facilmente com ela devido à falsa ilusão de conforto e segurança, tornando-se um dos maiores empecilhos no desenvolvimento do nosso potencial para alcançarmos o sucesso.

Na verdade, o medo de perder ou de aceitar mudanças faz com que, muitas vezes, permaneçamos em situações de desconforto, como um emprego, um relacionamento, uma atitude ou qualquer outra condição  que ofereça uma comodidade, pelo simples medo de arriscar.

Selecionamos a fábula O Conto da Vaca, a qual nos convida a refletir que, às vezes, é preciso perder algumas coisas para depois ganhar outras, já que é a adversidade que nos impulsiona a sair da acomodação, exercitar nossa criatividade para buscar novas soluções para os problemas que a vida nos brinda.


O Conto da Vaca/O Mestre e a Vaca/A vaca e o precipício
Autor desconhecido

Conta a lenda que um Mestre e seu discípulo passeavam por uma estrada deserta quando avistaram um casebre no alto de uma colina e resolveram pedir abrigo.  Ao chegarem ao local, foram recebidos pelo dono da casa, sua esposa e seus três filhos que estavam todos mal vestidos, com roupas sujas, pés descalços e o ambiente denotava extrema pobreza.

Durante o jantar, o discípulo percebeu que a comida era escassa até mesmo para somente os cinco membros da família e ficou penalizado com a situação. O Mestre perguntou ao pai da família como eles sobreviviam, já que não havia indústrias ou comércio naquele lugar, nem riqueza em nenhum lugar. Calmamente, o senhor respondeu:

“Está vendo àquela vaca lá fora? Dela tiramos o leite que consumimos e fazemos queijo. O pouco de leite que sobra, trocamos por outras mercadorias no povoado mais próximo. Ela é nossa única fonte de renda e de vida. E assim vamos sobrevivendo.”

O discípulo olhou para o mestre que jantava de cabeça baixa e terminou o jantar em silêncio. Pela manhã, o mestre e seu discípulo levantaram antes que a família acordasse e preparavam-se para ir embora quando o discípulo disse:

— Mestre, como podemos ajudar essa pobre família a sair dessa situação de miséria profunda?

O mestre então falou:
— Quer ajudar essa família? Pegue a vaca deles e empurre precipício abaixo.

O discípulo espantado e surpreso replicou:
— Mas a vaca é a única fonte de renda da família! Se a matarmos eles ficarão mais miseráveis e morrerão de fome!

O mestre calmamente repetiu a ordem:
— Pegue a vaca e empurre-a para o precipício!

O discípulo seguiu as ordens do mestre e jogou a vaca precipício abaixo, e na queda ela morreu...

Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem por alguns anos, até que ele resolveu largar tudo e voltar àquele lugar, pedir perdão e ajudar a família.

Qual foi sua surpresa ao ver o local transformado num belo sítio, com uma casa grande, árvores floridas e algumas crianças brincando no jardim. Ficou desesperado, imaginando que a família humilde tivera que vender o sítio para sobreviver.

Ao se aproximar, surpreso o rapaz percebeu que ali morava aquela mesma família. Espantado, perguntou:

– Como o senhor conseguiu melhorar tanto sua vida?

O senhor, respondeu:

– Aconteceu, numa noite, um terrível acidente, em que nossa vaca, nossa única vaca que nos fornecia leite e com a qual sobrevivíamos, caiu do penhasco, e ficamos sem nossa fonte de sustento. Naquela época, fomos forçados a fazer outras coisas para desenvolver outras habilidades que nunca imaginamos possuir. Como resultado começamos a prosperar e hoje nossa vida é muito melhor.

"Um mestre pode saber além da percepção do que está a nossa frente. Por isso, já sabia o que se desencadearia ao mandar jogar a vaca do penhasco. Já o discípulo, nada pode ver ainda, a não ser o que estava diretamente a sua frente. Por isto, somente viu o infortúnio daquelas pessoas. O infortúnio é imediato. O infortúnio é transitório."

Vale ressaltar, porém, que toda a fábula tem uma interpretação subjetiva, única e, portanto, tanto pode ser visto como um texto de reflexão ou apenas um lindo texto. Então, todo o cuidado é pouco ao interpretarmos uma fábula, pois ela tanto pode ajudar, quanto complicar, já que abordam conflitos inerentes à vida dos seres humanos em sociedade. Pense nisso!

Pode-se dizer que O Conto da Vaca é uma daquelas fábulas que funciona como um toque de alerta sobre o que se pode obter da “nossa vaquinha” e o quão dependente podemos nos tornar daquilo que ela nos dá.  É uma história que nos permite refletir sobre a maneira como vivemos. É um despertar para o que não vemos, por comodismo, em nossas vidas diárias, mas que nos afeta mais do que pensamos.

Por fim, encontrar-se na zona de conforto é estar acomodado à sua rotina, é não arriscar e aceitar as coisas como elas estão, o que muitas vezes pode nos atrapalhar e até nos limitar. Assim, antes de se queixar de como é sua existência, olhe além da sua zona de conforto e descubra todo o seu potencial! Mas lembre-se de que você só pode empurrar “a vaquinha” do precipício se ela for sua, já que cada um tem seu momento certo para empurrar!

Mas, pelo sim, pelo não, fica a pergunta: Hoje, teríamos a coragem de empurrar “nossa vaquinha”, sacrificando nosso único sustento em prol de um possível “perder tudo para depois ganhar mais do que antes”?


Tags: