Bora melhorar a qualidade do sono?

Praticar a higiene do sono, segundo especialistas, é fundamental para a nossa saúde física e mental. O nosso dia a dia, escolhas e hábitos diários são a chave para dormir melhor e podem ter grande impacto na qualidade do nosso sono garantindo um descanso saudável e reparador ou contribuir para episódios de insônia.

Daí a necessidade de criarmos alguns cuidados e incluirmos a “higiene do sono” como rotina diária. Mas, afinal o que é a Higiene do sono? É um conjunto de regras e práticas que podem ser aplicadas durante o dia ou antes do momento de dormir,  os quais podem proporcionar um momento agradável, prazeroso, relaxante  e, consequentemente, trazer maior qualidade de sono, para que a pessoa acorde com a sensação de estar verdadeiramente descansada.

A seguir, relacionamos algumas dicas para te ajudar a adotar, em sua rotina diária, medidas que sejam favoráveis e “amigas” do sono.  Confira!

😴 Prepare o ambiente antes de dormir

Diminuía a iluminação e os barulhos e utilize uma luz indireta para ajudar a mente a relaxar.

😴 Mantenha uma rotina de sono

É importante criar uma rotina de sono, permitindo que seu organismo reconheça o relógio interno e espere pelo momento de dormir. Procure deitar-se e levantar-se sempre no mesmo horário todos os dias, incluindo finais de semana, feriados e férias, criar este hábito.

😴 Abuse da luz natural

A luz natural é um aliado do seu relógio biológico, por isso deixe que a luz da manhã entre no seu quarto. Quando possível, exponha-se à luz solar quando acordar. A luz do sol ajuda a equilibrar o ritmo circadiano e contribui para a qualidade do sono.  

😴 Tente dormir no mínimo 7 horas

Permita-se dormir pelo menos 7 horas por noite todos os dias, adquirir o costume de dormir bem levará a um sono melhor.

😴 Evite tirar sonecas ao longo do dia

Evitar as sonecas ao longo do dia permitirá que esteja cansado e durma melhor durante a noite.

😴 Não vá para cama a não ser que esteja com sono

Espere estar com sono para deitar-se. Se você não adormecer após 20 minutos deitado, saia da cama, vá até a sala, leia um livro e ocupe-se até sentir-se sonolento o suficiente para dormir.

😴  Crie no seu quarto um ambiente que induza ao sono

Faça do seu quarto um ambiente relaxante e adequado ao sono: mantenha-o escuro, em silencia, com temperatura agradável e roupas de cama confortáveis. Para isso, faça uso de cortinas escuras, tampões de ouvido e mantenha uma boa ventilação.

😴 Desconecte-se

Reduza o uso de aparelhos eletrônicos. É importante que o quarto seja um ambiente destinado apenas ao descanso; sendo assim, deixe fora dele TV, computador e materiais relacionados ao trabalho.

Mantenha-se afastado das telas por pelo menos 1h antes de dormir, já que a luz emitida pelos eletrônicos inibe a produção de melatonina, o hormônio do sono.

😴 Reduza o consumo de alimentos pesados à noite

Comer alimentos gordurosos e pesados antes de se deitar pode ser indigesto e ocasionar insônia. Tente jantar algumas horas antes de dormir e prefira alimentos leves. Ficar sem alimentar-se antes de dormir também pode ser prejudicial para o sono.

😴 Controle a ingestão de líquidos

O consumo adequado de líquidos evitará que você desperte por sede ou para ir ao banheiro.

😴 Evite o consumo de bebidas com cafeína

Bebidas com cafeína, tal como café, chás ou refrigerantes à base de cola são estimulantes e por isso podem mantê-lo acordado. Evite consumi-los pelo menos 4 horas antes de se deitar.

😴 Evite o consumo de bebidas alcoólicas

Logo após consumidas, as bebidas alcóolicas podem ajudá-lo a dormir; no entanto, algumas horas depois, agem como estimulantes, aumentando a frequência de despertares durante a noite e piorando a qualidade do sono em geral.

😴 Evite praticar atividades físicas intensas antes de dormir.

A prática de atividades físicas é importante para manter o corpo e a mente em alerta, porém quando realizadas antes de dormir podem atrapalhar o processo de adormecimento. Tente praticar atividades físicas pelo menos 3 horas ante de se deitar ou pela manhã. Essa rotina te ajudará a adormecer e a melhorar a qualidade do sono.

😴 Relaxe

Colocar em prática técnicas de relaxamento, como meditação, atenção plena, ou técnicas de respiração ajudam a desacelerar o corpo e a mente e colocá-los em um estado mais propício para o descanso.

Antes de dormir o cérebro pode estar um pouco agitado, assim ao ouvir alguém guiando seus passos para uma meditação facilitará o processo de relaxamento.

😴 Anote em um papel as tarefas do dia seguinte

Adquira o hábito de transferir as informações do cérebro para o papel, já que ao anotar todos os compromissos do dia seguinte pode ajudar a mente a desligar.

Vale lembrar que a “Higiene do sono”  é para nos ajudar a dormir melhor e não para ser mais um fator estressante associado ao sono.  Assim , cabe a cada um, dentro do possível, testar e adaptar as dicas às suas necessidades e, com o tempo e a prática, e a ajuda de seu médico, criar suas próprias  estratégias, obtendo como resultado benefícios para toda a vida.

Fonte: Healthysleep.med.harvard.edu; prezi.com; princentonhcs.org; sleepeducation.org.

Tags: Higiene do sono, qualidade do sono, saúde, física, mental.