Pedindo Pizza X Big Data

Big Data é o ato de gerar, capturar e processar uma grande quantidade de dados armazenados, capazes de fornecer insights acerca das tendências de mercado e o perfil dos consumidores, os quais podem ser utilizados para nos induzir a consumir, ler, ouvir, pensar e até votar naquilo ou naquele que está sendo indicado.

Na verdade, a tendência para os próximos anos é multiplicar ainda mais a produção de dados. Imagine, por exemplo, que, em um futuro não muito distante, geladeiras, carros, televisores e lavadoras de louça estarão conectados à internet. Essa previsão está inserida no que se conhece atualmente como “Internet das Coisas” (interconexão digital de objetos cotidianos com a internet).

Selecionamos o texto abaixo que, apesar de circular há alguns anos na internet, descreve bem o que, em parte, acontece nos dias atuais. Um pouco de exagero, talvez, mas é bom ficar ligado, porque em parte isso já acontece.

Assim, o que era para ser apenas um pedido de pizza, nos mostra que na era do Big Data os dados já estão falando por nós. Confira!  


Alô, é da pizzaria Gordon?
Não, senhor, é da pizzaria Google.

Desculpe, devo ter ligado para o número errado.
Não o número está correto, o Google comprou a pizzaria.

Ah, entendi. Pode anotar o meu pedido?
Claro, o senhor quer a pizza de sempre?

Como assim, você já trabalhava aí, me conhece?
É que de acordo com nossos sistemas, nas últimas 12 vezes o senhor pediu pizza de salame com queijo, massa grossa e bordas recheadas.

Isso, pode fazer essa mesma.
No lugar dessa posso tomar a liberdade de sugerir uma de massa fina, farinha integral, de ricota e rúcula com tomate seco?

Não, eu odeio vegetais!
Mas o seu colesterol está muito alto.

Quem te disse isso? Como você sabe?
Nós acompanhamos os exames laboratoriais de nossos clientes e temos todos os seus resultados dos últimos 7 anos.

Entendi, mas quero a pizza de sempre, eu tomo remédios para controlar o colesterol.
O senhor não está tomando regularmente, porque nos últimos 4 meses só comprou uma caixa com 30 comprimidos, na farmácia do seu bairro.

Comprei mais em outra farmácia.
No seu cartão de crédito não aparece.

Eu paguei em dinheiro.
Mas de acordo com seu extrato bancário o senhor não fez saque no caixa automático nesse período.

Eu tenho outra fonte de renda.
Isso não está constando na sua Declaração de Imposto de Renda, a menos que seja uma fonte pagadora não declarada.

Mas que inferno! Estou cansado de ter minha vida vigiada e vasculhada pelo Google, Facebook, Twitter, WhatsApp, essas porcarias todas! Vou mudar para uma ilha sem internet e sem telefone celular, onde ninguém possa me espionar.
A decisão é sua, senhor, mas quero lhe avisar que seu passaporte venceu há 5 semanas..."

 

Tags: Pizza, Big Data, Amazon, Netflix, iFood, Internet das Coisas