Mitos e Verdades sobre o que engorda?

A   preocupação     com     os alimentos que    engordam   atinge a  todos   sem distinção de raça, cor, credo,  sexo ou idade.   Com  a     crescente utilização das redes sociais,   muitas vezes   as informações circuladas, nem sempre são verdadeiras,   mas  simples mitos  compartilhados  pelos  usuários  que embora sigam as dicas literalmente, as roupas continuam apertadas e o ponteiro da balança nem dá sinal de vida — fica imóvel sem registrar “uma graminha a menos”.

Sabe-se que dificilmente um ÚNICO ALIMENTO nos faz engordar ou emagrecer, já que nenhum alimento engorda se comermos com moderação. A verdade é que ninguém emagreceu comendo UMA SALADA e tão pouco engordou comendo UM CHOCOLATE ou porque comeu CARBOIDRATOS à noite.

É fato que existem alimentos bem mais nutritivos e completos do que outros, entretanto, não dá para dizer que um é causa e o outro a solução para os problemas. É sempre o excesso ou falta que gera o problema e não o alimento em si.

Poder-se-ia dizer que o segredo está na quantidade dos alimentos que se consome ao longo do dia, que aliados à prática de exercícios físicos,  persistência, e a orientação de um profissional da área, pode contribuir no processo de emagrecimento individual, já que cada organismo funciona de uma forma e o que serve para um pode não servir para outro.

Sabe-se que, hoje, as redes sociais passaram a ser fonte de informação sobre qualquer assunto e a tendência é navegar, ler, seguir e compartilhar o que encontrou, sem antes investigar se é mito ou verdade. Confira, a seguir, alguns mitos ou verdades sobre alimentos que circulam nas redes sociais.


👉 ABACAXI AJUDA A AFINAR?

Mito

A fruta ajuda na digestão, é rica em líquidos, mas ela não tem ação diurética intensa e nem quebra gordura. Consequentemente, não acaba com a retenção de líquido e o inchaço e nem leva a perda de peso.


👉 AÇÚCAR ENGORDA?

Mito⠀⠀⠀

O organismo precisa de açúcar para se manter vivo, seja em forma de carboidrato simples ou complexo. A diferença está na quantidade e frequência ingerida, além das calorias totais do alimento.


👉 ALGUNS ALIMENTOS TÊM GORDURA ZERO?

Mito

Segundo especialistas, todos os alimentos têm gordura, mesmo um peito de frango grelhado. Portanto, para perder peso, elimine frituras e use azeite de oliva ou óleo de canola e girassol, em pequenas quantidades.

 

👉 ALIMENTOS DIET AJUDAM A EMAGRECER?

Mito

Eles não têm açúcar, mas possuem as mesmas quantidades de gordura ou até mais do que os tradicionais.

 

👉 AVEIA EMAGRECE?

Verdade

A aveia é fonte de fibras beta-ilocanas, que se transformam em um gel e aumentam a viscosidade dos alimentos no estômago e no intestino delgado. As fibras garantem o funcionamento regular e saudável do intestino. Esse processo faz ainda com que a digestão seja prolongada, o que controla os níveis de açúcar no sangue e garante uma maior saciedade.

 

👉BEBER LÍQUIDOS DURANTE AS REFEIÇÕES ENGORDA?

Verdade

O consumo de líquido em excesso durante as refeições pode provocar a dilatação do estômago, o que consequentemente leva a um consumo maior de alimentos. Sem falar que o consumo de líquidos junto às refeições dificulta o processo da digestão.

 

👉 BEBER CHOPE DÁ BARRIGA?

Mito

Ao beber chope, o estômago fica dilatado pelo excesso de líquido. Mas é a quantidade que engorda.

 

👉 CHÁ AUXILIA NA PERDA DE PESO?

Verdade

Os chás ajudam a emagrecer por não conter calorias. Alguns potencializam ainda mais por ajudar na aceleração do metabolismo, ou seja, são termogênicos, como o chá de hibisco, chá mate, chá verde e canela. Os chás complementam as dietas. Eles, por si só, não fazem o trabalho de emagrecer sozinhos.

 

👉 CHÁ DE GENGIBRE ACELERA O METABOLISMO

Verdade

A explicação está nos fitoquímicos, como o gingerol, que eleva a temperatura corporal e o metabolismo em 2%. No entanto, esse índice não favorece uma grande queima de gordura. Vai acelerar o metabolismo, emagrecer é outra história.

 

👉 COMER À NOITE ENGORDA

Mito

A noite nosso corpo trabalha menos e lógico que um consumo alto poderá contribuir para fazermos aquela reserva desnecessária, o metabolismo da insulina é mais complicado, o que contribui para gerar mais fome. Só que, o que vai contribuir de forma significativa para o excesso de peso, é a quantidade de comida ao longo do dia e a qualidade da alimentação.

 

👉 COMER ANTES DE DEITAR ENGORDA.

Mito

O ganho de peso não se dá com o ato de comer antes de dormir, mas sim com a quantidade de calorias ingeridas durante o dia. E ir para a cama com fome por ter ingerido poucas calorias durante o dia aumenta o tempo em que o corpo ficará em jejum e desacelera o metabolismo, evitando a perda de peso.

 

👉 COMER DE 3 EM 3 HORAS AJUDA A EMAGRECER?

Verdade

Comer de três em três horas faz com que o seu metabolismo esteja sempre ativo e ajuda no processo de emagrecimento. Quando há jejum prolongado, o metabolismo desacelera e diminui o gasto de energia, auxiliando o ganho de peso. Além disso, comer em períodos curtos ajuda a manter a saciedade, evitando que você extrapole o consumo de alimentos nas principais refeições

 

👉 COMER GOJI BERRY EMAGRECE?

Verdade

Essa superfruta possui vitamina C, que ajuda na queima de gordura, e vitaminas do complexo B, que aceleram o metabolismo. Essa equação atua no ganho de massa magra (músculo) de quem pratica atividades físicas. Além disso, a Goji berry possui aminoácidos determinantes para a formação da serotonina, o hormônio que causa a sensação de bem-estar e, logo, reduz a compulsão por doces e carboidratos.

 

👉 COMER FRUTA À VONTADE EMAGRECE?

Mito

Elas são naturais e nutritivas, mas são açúcares e, em excesso, engordam.

 

👉 COMER MAÇÃ ANTES DAS REFEIÇÕES EMAGRECE?

Verdade

A maçã é rica em fibras e pectina. As fibras dão sensação de saciedade, por sua vez a pectina colabora para uma digestão mais lenta, portanto, ao juntarmos as duas a fome será reduzida e consumiremos menos calorias e ainda perderemos gordura!

 

👉 COMER PEQUENAS QUANTIDADES AO LONGO DO DIA EMAGRECE?

Mito

O ideal é comer em momentos de fome, de forma a oferecer os nutrientes de acordo com a sua necessidade, que é individual. Não há por que ter uma regra de comer várias vezes ao dia (a quantidade de refeições diárias sempre vai variar muito de pessoa para pessoa).

 

👉 COMER RÁPIDO DEMAIS ENGORDA?

Verdade

A velocidade com que se come pode ser tão importante quanto o que está no prato. Quanto mais rápido comemos, maior poderá ser a quantidade de comida que consumimos, porque o corpo leva um tempo para se sentir saciado. Portanto, comer rápido costuma levar a pessoa a comer mais do que ela precisa e, assim, ganhar peso.

 

👉 COMIDA JAPONESA NÃO ENGORDA?

Mito

Como qualquer comida, a japonesa pode engordar se for consumida em excesso. Devemos ficar atentos às quantidades e à forma de preparo dos alimentos (fuja das frituras). O shoyu apresenta alto índice de sódio além dos cremes nas preparações.

 

👉 DIETA LOW CARB REALMENTE FUNCIONA?

Verdade

Mas ela é indicada para casos específicos, como em situações patológicas, depende da resposta de cada organismo.

 

👉 DORMIR APÓS COMER ENGORDA?

Mito

Cochilar 30 minutos após a refeição é bom – facilita a absorção de nutrientes. Mas durante o sono, a queima de caloria é reduzida e o excesso vira gordura, por isso coma algo pouco calórico.

 

👉 DORMIR DEMAIS ENGORDA?

Verdade

Além de engordar, diminui colesterol bom e aumenta triglicerídeos. Ter mais de 10 horas de sono também pode fazer mal, como aumentar a circunferência abdominal e os níveis de triglicerídeos e diminuir os níveis de HDL (o colesterol “bom”).

 

👉 DORMIR SEM JANTAR FAZ EMAGRECER?

Mito / Verdade

Se você tirar o jantar, mas come mais nos outros horários, pode até engordar! Partindo deste raciocínio, se você excluir uma refeição e não mudar nada nas outras refeições, você provavelmente vai emagrecer.

 

👉 EXISTE ALIMENTOS COM FUNÇÕES ESPECÍFICAS PARA PERDA DE PESO?

Mito

Não existe um alimento específico. Não temos um alimento que, consumido, resolva todas as nossas necessidades de obtenção dos nutrientes – como carboidratos, vitaminas, proteínas, minerais.

Precisamos ter, na verdade, uma alimentação equilibrada, só assim conseguimos a nutrição completa para o organismo

 

👉 FAZER JEJUM EMAGRECE?

Mito

Muita gente acha que fazer jejum intermitente é a solução. Só que estudos têm mostrado que após o período de jejum há um consumo maior de alimentos, do que o habitual, aumentando a chance de engordar.

 

👉 FAZER JEJUM INTERMITENTE EMAGRECE?

Verdade /Mito 

Claro que ficar sem comer por 14 ou até 24 horas seguidas resultará em uma perda de peso, pois o organismo será obrigado a utilizar os próprios substratos energéticos, como a gordura estocada no tecido adiposo, a glicose produzida no fígado, e o glicogênio muscular.

O problema disso é que os quilos a menos não compensam os problemas de saúde que podem vir no pacote. Sem contar que quando volta a se alimentar normalmente, o organismo estoca mais gordura. O resultado disso é o chamado efeito sanfona, pois a pessoa não aguenta manter esse tipo de dieta por muito tempo.

 

👉HOMENS EMAGRECEM MAIS RÁPIDO QUE MULHERES?

Verdade

Enquanto o homem produz o hormônio testosterona, que acelera a queima de caloria, a mulher produz o hormônio estrógeno, que facilita o acúmulo de gordura.

 

👉 LIMÃO EM JEJUM EMAGRECE?

Verdade

O limão é um antioxidante natural, equilibra o PH e tem função diurética. Além disso, a bebida limpa o intestino e ajuda a eliminar o excesso de gordura. Para isso, a melhor forma de consumir é: ao acordar, espremer meio limão em um copo de água morna e beber logo em seguida, sem adicionar açúcar.

 

👉 NATAÇÃO FAZ PERDER PESO?

Mito

Para perder peso é necessário aumentar a temperatura do corpo para queimar calorias. A água mantém o corpo frio, impedindo a queima de calorias.

 

👉 OLEAGINOSAS EMAGRECEM?

Verdade

Por carregarem gorduras boas, fibras e sais minerais, elas ajudam no emagrecimento e ganho de músculos. A amêndoa, por exemplo, é um tipo de oleaginosa com baixo teor glicêmico, o que faz dela uma boa opção para quem possui uma dieta que restringe o número de calorias a serem consumidas diariamente.  Já a castanha de caju eleva as taxas de HDL e ainda conta com um aminoácido chamado arginina, que melhora desempenho durante a prática de atividades físicas e a capacidade de recuperação no pós-treino.

 

👉PÃO TOSTADO ENGORDA MENOS QUE PÃO NORMAL.

Mito

100 g de tosta contêm 433 calorias enquanto o pão branco tem 286 calorias. A tosta tem menos água na sua composição, levando a maior concentração de hidratos de carbono, proteínas e gorduras.

 

👉PESSOAS COM TENDÊNCIA PARA ENGORDAR NUNCA SERÃO MAGRAS.

Mito

Com uma alimentação balanceada e atividade física, qualquer pessoa pode emagrecer e manter-se magra, dizem especialistas.

 

👉 PULAR O CAFÉ DA MANHÃ PREJUDICA A PERDA DE PESO?

Verdade

Pular a primeira refeição do dia prejudica a alimentação equilibrada, ocasionando em um aumento da fome e fazendo com que a pessoa coma uma maior quantidade de forma menos saudável.

 

👉 QUALQUER ALIMENTO BAIXO EM GORDURA É ALTO EM CARBOIDRATO?

Verdade

A maior parte dos alimentos equilibram a quantidade de carboidrato por meio da porção de gordura e proteínas presentes.

 

👉 QUEM PERDE PESO RÁPIDO, RECUPERA LOGO?

Mito

Se a pessoa perdeu peso e continua mantendo a dieta equilibrada – com liberações apenas no fim de semana – e faz atividade física, não vai mais engordar.

 

👉 QUINOA EMAGRECE?

Verdade

A grande quantidade de fibras presente na Quinoa auxilia no aumento da saciedade, contribui para o funcionamento regular do intestino e, também, pode ajudar na redução dos níveis de glicose e colesterol no sangue.

 

 👉SAL ENGORDA

Mito

Ele não contém calorias, mas quem exagera no sódio pode ficar inchada e aumentar o peso com a retenção da água no corpo, mas não ter aumento de gordura. Não é saudável um alto consumo, já que sobrecarrega a função renal e aumenta a pressão arterial.

 

👉SOJA TEM MENOS CALORIAS QUE A CARNE BOVINA.

Mito

Cada 100 g de soja fornece 300 Kcal, enquanto a carne bovina fornece 179 Kcal. A soja tem 69% do seu valor calórico composto por proteínas e 27% por hidratos de carbono, enquanto a carne bovina tem 52% de proteínas, sendo o restante gordura.

 

👉 SUBSTITUIR PÃO POR TAPIOCA É UMA BOA TROCA PARA EMAGRECER?

Mito

A diferença entre um e outro praticamente não existe. Se for comparar uma tapioca com um pão integral, o pão ajudaria mais no processo de emagrecimento por conter fibras. Já comparando a tapioca com o pão branco, não há diferença. A não ser, é claro, que se acrescente uma semente na goma, que irá diminuir o índice glicêmico e, dessa forma, contribuir no emagrecimento.

 

👉 TOMAR ÁGUA COM LIMÃO EM JEJUM MELHORA A DIGESTÃO?

Verdade

O ácido cítrico encontrado no limão pode elevar a produção dos ácidos gástricos quando ingerido em jejum, o que contribui para uma melhor digestão.

 

👉TOMAR ÁGUA DURANTE O DIA AJUDA NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO?

Verdade

O consumo de água diário contribui para o metabolismo acelerar e se hidratar, assim como também no bom funcionamento do intestino, tudo isso contribuindo para o emagrecimento.

 

👉 TOMAR ÁGUA MORNA EM JEJUM EMAGRECE?

Mito

Não há explicação científica para isso. De acordo com especialistas, para emagrecer, é preciso eliminar ou diminuir a gordura ingerida e fazer exercícios.

 

É importante lembrar que,  antes de mudar qualquer hábito alimentar é recomendado consultar um profissional na área  sem o qual o efeito pode ser o contrário — o ganho de peso, já que cada alimento possui uma digestão melhor em determinado horário, e a quantidade deve estar de acordo com o gasto diário individual, aplicando-se os mesmos critérios  na hora de escolher/mudar uma atividade física.


Mitos e verdades sobre o que engorda
Pesquisa livre na internet
Blog Saltitando com as Palavras

Tags:

Leia mais sobre este tema:
 Emagrecimento: Mitos e Verdade