Dr.Oz — Excesso de Vitaminas Pode Afetar sua Saúde.

Vitamina é um composto orgânico de natureza e composição variada, necessário ao bom funcionamento do organismo, porém em quantidades muito reduzidas para manter os processos vitais.

As necessidades vitamínicas de um indivíduo variam de acordo com a idade, clima, atividade que desenvolve e ao estresse a que é submetido.

A quantidade de vitaminas presente nos alimentos também não é constante, podendo variar de acordo com a estação do ano em que a planta foi cultivada, o tipo de solo ou a forma de cozimento do alimento, uma vez que a maior parte das vitaminas se altera quando submetida ao calor, à luz, ao passar pela água ou quando na presença de certas substâncias conservantes ou saporíferas.

Pessoas que não conseguem suprir a demanda por vitaminas através da alimentação diária, recorrem a suplementos multivitamínicos em cápsulas para suprir as necessidades do corpo.

Entretanto, tomar vitaminas pode não ser tão simples quanto parece. A maioria das pessoas simplesmente entra numa drogaria e compra algumas vitaminas — A, B, C, D, E —atraídos pelos “poderosos” benefícios que encontram nas etiquetas e acreditando nos resultados sem se importar que muita vezes esse suplemento que está tanto na moda pode trazer mais danos do que benefícios ao corpo.

As dosagens elevadas de vitaminas pode ser perigosas, como por exemplo, o excesso de vitamina A pode causar deformidades ósseas em crianças, irritação da pele e perda de cabelo em adultos e, doses excessivamente altas, podem provocar colapso do fígado e morte.

Como alerta, abaixo publicamos um artigo do Dr Mehmet Oz , que é um cirurgião cardíaco renomado, pesquisador, autor e apresentador do “The Dr. Oz Show” — um programa de auditório americano.

“Como defensor por muitos anos de multi vitaminas, chamou-me a atenção dois novos estudos que sugerem que determinadas vitaminas encontradas em multi vitamínicos podem fazer mais mal do que bem.

De acordo com o primeiro estudo, realizado em Iowa, as mulheres mais velhas que usavam multi vitaminas e outros suplementos, tiveram um risco geral de morte ligeiramente superior. Um segundo estudo indicou que homens que tomavam altas doses de vitamina E tinham um risco 17% maior de desenvolver câncer de próstata depois de sete anos.

Ambos estudos fornecem lições valiosas, mas também dão origem a críticas. Um estudo anterior descobriu nenhum dos dois riscos descritos no estudo de Iowa sobre multi vitaminas. Além disso, a maior parte dos riscos que indica o estudo em Iowa foi especificamente relacionado com ferro.

O ferro é um daquela multi vitaminas enganosas que, em mulheres que não atingiram a menopausa, podem compensar a perda de ferro devido à menstruação, porém, após a menopausa, o excesso de ferro pode ser perigoso. O ferro é um oxidante, o que significa que pode causar danos celulares.

No estudo do cancro da próstata, os participantes do grupo da vitamina E receberam 400 unidades internacionais (UI) por dia durante vários anos, embora a ingestão diária de vitamina E recomendada é de apenas 22 UI. O mesmo estudo, em um outro grupo, separado, apenas os homens que tomaram o selênio e a vitamina E não mostraram aumento significativo no risco de desenvolver câncer de próstata.

Alguns argumentam que essa diferença demonstra a importância de analisar as vitaminas em conjunto e não separadamente, porque elas poderiam funcionar como uma espécie de sinergia para produzir benefícios à saúde

Em conclusão, diz o Dr Oz, eu continuo a recomendar suplementos multi vitamínicos, mas também recomendo que você leia os rótulos. Procure multi vitaminas que não contêm mais de 3.500 UI de vitamina A e não mais de 30 UI. na vitamina E. A investigação médica suporta estes valores como uma dose segura de que pode compensar qualquer insuficiência alimentar.

Afirma ainda que nunca foi um defensor de “mega doses” de multi vitaminas que superam 100% do valor das doses que se recomenda tomar diariamente. Portanto, fique longe desses produtos. E lembre-se que apenas recomendo multi vitamínicos de ferro para mulheres pré-menopausa, caso contrário, escolha um sem ferro.

Finalmente, maximize os benefícios do multi vitaminas, tomando metade da dose pela manhã e metade à noite para que seu corpo recebe uma dose constante desses nutrientes saudáveis.”



Poder-se-ia dizer que as vitaminas são substâncias encontradas nos alimentos em pequena quantidade e são indispensáveis para o funcionamento normal do organismo já que combatem várias doenças e auxiliam no crescimento.

Hoje é possível encontrarmos qualquer tipo de vitaminas em cápsulas e, para algumas pessoas, suplementos, cápsulas, medicamentos injetáveis e toda a fonte sintética de vitaminas, fazem parte da rotina e são ingeridos com a mesma frequência que a alimentação. Tudo isso para, segundo essas mesmas pessoas, ganhar mais disposição e prevenir doenças.

O que vale dizer que antes de pensar em consumir complexos multi vitamínicos, o mais saudável para o organismo é consultar um médico ou nutricionista porque as misturas de suplementos ingeridos diariamente que somam mais de 600 IU podem causar o que se denomina hipervitaminose, perigo para a saúde e que pode levar à morte.

Na verdade, uma alimentação balanceada é o que aconselham 7 entre 7 nutricionistas (gosto deste número) e, muito embora, esta tecla já esteja batida, ainda é a melhor solução.

Portanto, leitor coma frutas, legumes, verduras e pescado (grelhado) — mesmo os que você detesta — que o ajudará a obter vitaminas de forma saudável e essenciais ao seu organismo, que diga-se de passagem “eternamente o agradecerá” já que tudo o que é ingerido tem uma influencia direta sobre o corpo.

Fonte:
AARP The Magazine
Saltitando com As Palavras


Tags:
Dr. Oz, vitaminas, saúde, cápsulas, natureza, água, organismo, alimento
.