O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) existe desde
1998, cujo objetivo, na época, era avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao
final do Ensino Médio.
Ao longo dos anos o ENEM ultrapassou o seu propósito inicial e, atualmente, o exame é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para todos (PROUNI), conseguir o Financiamento Estudantil (FIES) e, além disso, é usado como parte do processo seletivo de mais de mil Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas que já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.
Ao longo dos anos o ENEM ultrapassou o seu propósito inicial e, atualmente, o exame é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para todos (PROUNI), conseguir o Financiamento Estudantil (FIES) e, além disso, é usado como parte do processo seletivo de mais de mil Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas que já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.
As primeiras provas do ENEM 2018 serão realizados em mais de 1,7 mil
municípios brasileiros nos dias 4 e 11 de novembro.
Confira abaixo algumas dicas para ajudar o candidato que vai prestar o ENEM a maximizar seu desempenho em provas de múltipla escolha e/ou verdadeiro/falso.
☻ Dicas para provas de Múltipla Escolha
A maior parte dos exames vestibulares e do ENEM são
provas de múltipla escolha. O fato é que, nem sempre o desempenho em uma prova
de múltipla escolha reflete conhecimento ou preparo, ou seja, alguns alunos mal
preparados têm bom desempenho na prova, já outros, embora tenham se preparado,
têm dificuldades em responder as perguntas
de múltipla escolha e apresentam um desempenho pior do que o esperado.
➦ Leia a questão na íntegra antes de responder
para evitar a escolha da alternativa que, embora seja verdadeira, não é a
resposta à pergunta. Trata-se de uma “pegadinha”
muito comum.
➦ Após ler a questão inteira, pense numa resposta antes de
ler as alternativas. Isto evitará que
você confunda alternativas parecidas e ambíguas.
➦ Leia todas as alternativas antes de escolher uma delas.
É importante lembrar que você precisa escolher a resposta que melhor responde à
questão, e não simplesmente uma resposta.
➦ Primeiro elimine as alternativas que são evidentemente incorretas,
principalmente, as que não fazem sentido. Ao eliminá-las as chances de escolher
a resposta certa é maior.
➦ Se a prova não o penalizar por escolher uma
alternativa incorreta, responda a todas as questões. Não deixe nenhuma delas em
branco, porque não responder à questão equivale a escolher a resposta incorreta.
➦ Após responder a uma questão, não mude a
resposta, a menos que tenha preenchido a alternativa de forma incorreta ou se,
de repente, se lembrar de algum fato relevante à questão. Estudos demonstram
que a primeira escolha é geralmente a correta
➦ Em provas de múltipla escolha, é comum: TODAS
AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS e NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ESTÁ CORRETA. Esse
tipo de pergunta confunde o aluno, em especial se ele estiver nervoso durante o
exame.
A dica é se você tem certeza de que uma delas é
correta, evidentemente não escolherá a resposta NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ESTÁ
CORRETA, mas se tem certeza de que uma das alternativas é incorreta, tampouco
escolherá a alternativa TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.
Atenção:
Se você notar que há, no mínimo, duas alternativas
corretas, é provável que a resposta certa seja TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO
CORRETAS.
Mesmo que você saiba que duas delas estão incorretas, pense bem antes de marcar TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO INCORRETAS, porque dificilmente essa será a resposta certa, pois o exame quer testar seu conhecimento, e não sua habilidade de detectar o que é falso ou incorreto.
Mesmo que você saiba que duas delas estão incorretas, pense bem antes de marcar TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO INCORRETAS, porque dificilmente essa será a resposta certa, pois o exame quer testar seu conhecimento, e não sua habilidade de detectar o que é falso ou incorreto.
Dizem que NENHUMA DAS ALTERNATIVAS é usada com
frequência porque quem escreveu a questão não consegue pensar em mais de três
ou quatro alternativas plausíveis para ela.
➦ Em muitos casos, a alternativa correta é a
mais longa – a que traz mais informação. Se você não tem ideia da resposta e
não consegue eliminar nenhuma das alternativas, escolha a mais longa.
➦ Se há duas alternativas, uma oposta da outra,
é provável que uma delas seja a correta. Portanto, se você não tiver ideia da
resposta, escolha uma dessas duas.
➦ Se você está tendo dificuldades em responder uma
questão porque parece haver mais de uma resposta possível, compare-as com
cuidado. Deve haver algum detalhe em uma das alternativas que a torne
incorreta. Caso contrário – se houver mais de uma alternativa correta – a
questão deverá ser eliminada.
➦ Lembre-se de que você está sempre buscando a
melhor resposta – uma afirmação ou fato que seja sempre verdadeiro, sem
exceção.
☻ Dicas
para adivinhar quando o candidato não faz ideia da resposta
As dicas a seguir devem ser usadas quando o candidato não
tem ideia da resposta e decide adivinhá-la. Em vez de escolher respostas de
forma aleatória, recomenda-se o seguinte:
➦ Se há cinco alternativas – a, b, c,
d, e – e você não consegue
eliminar nenhuma alternativa que seja obviamente incorreta, recomenda-se escolher
a resposta b ou c.
Essa sugestão pode parecer um pouco radical, mas
muitos autores de questões de múltipla escolha, geralmente, colocam a resposta
correta em uma das alternativas do meio.
O porquê disso é que muitos imaginam que 20% das
respostas são a, 20% são b, 20% são c, 20% são d
e 20% são e. Portanto, acreditam que se escolherem sempre a mesma
resposta, acertarão pelo menos 20% das questões. Para evitar isso, muitos elaboradores de
provas costumam colocar as respostas corretas nas alternativas b
ou c.
Outros alunos completamente despreparados para a prova
escolhem a primeira ou a última resposta para todas as
questões, pois acreditam que, dessa forma, acertarão pelo menos 1/5 das
perguntas.
Atenção:
Muitos alunos se preocupam quando notam que há uma
coincidência nas alternativas escolhidas, como a, b, a, b, a, b ou então suas respostas
se mantém numa só alternativa c, por exemplo.
Recomenda-se não perderem tempo com coisas desse tipo,
já que o importante é procurar a alternativa correta e não padrões de
respostas. Raramente um exame é feito com uma distribuição estatística equilibrada
entre as respostas. É possível que muitas das alternativas corretas até sejam a
mesma letra, mas daí a generalizar...
➦ Quando uma pergunta, principalmente na área de
Humanas, inclui alternativas com termos muito absolutos – SEMPRE ou NUNCA – é provável
que sejam incorretas.
Geralmente são as alternativas que contêm palavras
como GERALMENTE ou NA MAIORIA DOS CASOS que são as corretas.
O motivo disso é que, com exceção de uma Ciência Exata
como Matemática, afirmar que algo é sempre verdadeiro dá margem a que a questão
seja contestada e, possivelmente, anulada.
☻ Alternativas:
Verdadeiro/Falso (Certo/Errado)
Geralmente há mais alternativas verdadeiras do
que falsas na prova. Lembre-se de que os examinadores querem testar o quanto o candidato conhece e não o fato dele conseguir detectar informações incorretas.
➦ Antes de
responder leia a pergunta com
muito cuidado porque podem conter
“pegadinhas”. Os examinadores sabem que há apenas duas respostas e com isso há
muita chance de alguém fazer uma boa prova mesmo que não esteja bem preparado.
➦ Se você
sabe a resposta, não se
torne paranoico imaginando que seja uma pegadinha.
Lembre-se que nem sempre uma pergunta óbvia demais, é uma
pegadinha, afinal pode ser óbvia para algumas pessoas, mas não para outras.
➦ Palavras como SEMPRE e NUNCA geralmente indicam que a resposta é falsa.
➦ Palavras e frases como GERALMENTE, ÀS VEZES,
EM MUITOS CASOS, em geral significam que a resposta é VERDADEIRA.
➦ É importante ressaltar que, se qualquer parte
de uma QUESTÃO de VERDADEIRO/FALSO for incorreta, a RESPOSTA será
necessariamente FALSO. Entretanto, se PARTE DE UMA FRASE FOR VERDADEIRA, isso
não significa que toda a afirmação é VERDADEIRA. TODAS AS INFORMAÇÕES precisam ESTAR
CORRETAS para que a RESPOSTA seja VERDADEIRA.
Isso reforça o quão é importante o candidato ler a
questão inteira. Às vezes a primeira parte de uma questão por estar correta, pode
levar o candidato a escolher a alternativa VERDADEIRA, caso não termine de ler
a questão.
Vale reforçar que as questões mais longas levam alguns
alunos, por causa de o limite do tempo, a responder a pergunta sem antes
lê-la por completo.
Lembre-se: O candidato que não ler a questão na íntegra corre o
risco de escolher uma resposta que não é a resposta à pergunta formulada,
porque algumas questões, no meio, costumam mudar de assunto.
Pode-se dizer que estudar para o Exame Nacional do Ensino
Médio (ENEM) não é uma tarefa muito fácil, exige foco, dedicação, esforço e
disposição. Entretanto, vale lembrar que o candidato pode repetir a prova, quantas vezes quiser, só que os resultados não são
cumulativos.
Alguns candidatos, que já passaram por essa experiência, consideram uma oportunidade única para treinar e desenvolver uma estratégia própria, pois além de ajudar a compreender a estrutura do exame, aprenderam a ter calma, a planejarem o horário, a identificarem as disciplinas de maior dificuldade, bem como o peso de cada questão.
Alguns candidatos, que já passaram por essa experiência, consideram uma oportunidade única para treinar e desenvolver uma estratégia própria, pois além de ajudar a compreender a estrutura do exame, aprenderam a ter calma, a planejarem o horário, a identificarem as disciplinas de maior dificuldade, bem como o peso de cada questão.
Outras pontos que eles consideraram importantes são:
• Resolver as provas anteriores para conhecer os modelos das questões;
• Resolver simulados na internet que costumam oferecer diferentes formas de resolver questões;
• Ficar atento às notícias do dia a dia, já que o ENEM utiliza muitas dessas notícias para elaborar suas questões;
• Ter em foco os possíveis cursos e faculdades que o candidato deseja ingressar, já que cada instituição de ensino define pesos diferentes para cada área de conhecimento avaliada pelo ENEM;
• Ler muito. Essa prática é essencial para conseguir um bom resultado no ENEM, afinal os textos das perguntas apresentam assuntos do cotidiano;
• Praticar redação, porque além de ser um dos pontos mais importantes da prova, é por ela que será avaliada sua capacidade de expor as ideias, escrever, desenvolver um raciocínio e demonstrar sua capacidade de escrita.
• Resolver as provas anteriores para conhecer os modelos das questões;
• Resolver simulados na internet que costumam oferecer diferentes formas de resolver questões;
• Ficar atento às notícias do dia a dia, já que o ENEM utiliza muitas dessas notícias para elaborar suas questões;
• Ter em foco os possíveis cursos e faculdades que o candidato deseja ingressar, já que cada instituição de ensino define pesos diferentes para cada área de conhecimento avaliada pelo ENEM;
• Ler muito. Essa prática é essencial para conseguir um bom resultado no ENEM, afinal os textos das perguntas apresentam assuntos do cotidiano;
• Praticar redação, porque além de ser um dos pontos mais importantes da prova, é por ela que será avaliada sua capacidade de expor as ideias, escrever, desenvolver um raciocínio e demonstrar sua capacidade de escrita.
Mais
informações:
Site do ENEM: https://enem.inep.gov.br/
Site do PROUNI: http://prouniportal.mec.gov.br/
Site do SISU: http://sisu.mec.gov.br/
Site do FIES: http://fies.mec.gov.br/
Site no IES: http://www.ies.edu.br/
Tags:
ENEM, SISU, FIES, IES,
MEC, vestibular, faculdade, universidade, cursinho, múltipla escolha,
verdadeiro, falso, exame, redação.