Martin Luther King, Jr ▬ Nossa Homenagem

"Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito."
Martin Luther King, Jr
.
Martin Luther King Jr., filho primogênito de Martin Luther King e Alberta Williams, nasceu em 15 de janeiro de 1929 em Atlanta, na Geórgia, Estados Unidos..King freqüentou escolas públicas onde havia segregação racial.

Em 1951, formou-se em um Seminário Teológico. Quatro anos depois, obteve seu doutorado em Teologia pela Universidade de Boston, onde conheceu Coretta Scott, uma estudante de Música com quem ele se casou em 1953.

O casal teve quatro filhos e todos eles seguiram os passos de seu pai, mas todos com uma visão bem própria..Em 1954 tornou-se pastor da igreja batista de Montgomery, Alabama.

Em 1955, houve um boicote ao transporte da cidade como forma de protesto a um ato discriminatório a uma passageira negra, Luther King como presidente da Associação de Melhoramento de Montgomery, organizou o movimento, que durou um ano, King teve sua casa bombardeada.

Foi assim que ele iniciou a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos..Foi a partir dessa campanha que Martin Luther King começou a sofrer ameaças de morte, mas mesmo assim nunca voltou atrás, e liderou mais campanhas para ter direito ao voto, contra a segregação, fim dos preconceitos no trabalho e outros direitos públicos básicos.

Em 1957 Luther King ajuda a fundar a Conferência da Liderança Cristã no Sul (SCLC), uma organização de igrejas e sacerdotes negros. King tornou-se o líder da organização, que tinha como objetivo acabar com as leis de segregação por meio de manifestações e boicotes pacíficos.

No início da década de 1960, King liderou uma série de protestos em diversas idades norte-americanas. Ele organizou manifestações para protestar contra a segregação racial em hotéis, restaurantes e outros lugares públicos. Durante uma manifestação, King foi preso, tendo sido acusado de causar desordem pública.

King baseou sua luta nos ideais de resistência pacífica, chegando até a visitar a Índia em 1959, para estudar as formas de protesto pacífico com o grande mestre: Mohandas K. Gandhi. Seus ideais de justiça, não-violência e amor ao próximo foram inspirados em Gandhi.


King continuou a liderar protestos sem empregar violência. Apesar de sempre lutar pacificamente contra a discriminação racial, King foi preso, sua família foi ameaçada de morte e sua casa foi destruída.

No início da década de 1960, King liderou uma série de protestos em diversas cidades norte-americanas. Ele organizou manifestações para protestar contra a segregação racial em hotéis, restaurantes e outros lugares públicos. Durante uma manifestação, King foi preso, tendo sido acusado de causar desordem pública.
.
Na prisão, King escreveu uma famosa carta na qual afirmava que as pessoas tinham a responsabilidade moral de desobedecer e lutar contra leis injustas.

Após ser libertado, King continuou a liderar manifestações que tinham como objetivo pôr um fim às leis de segregação racial nos Estados Unidos.

Em 1963, King e outros lideres negros organizaram um movimento massivo, "A Marcha para Washington", pelos direitos civis no Alabama, organizando campanhas por eleitores negros, foi um protesto que contou com a participação de mais de 200.000 pessoas que se manifestaram em prol dos direitos civis de todos os cidadãos dos Estados Unidos.

A não-violência tornou-se sua maneira de demonstrar resistência. Neste mesmo ano liderou a histórica passeata em Washington onde proferiu seu famoso discurso "I Have a Dream". O discurso expressou seu sonho — e o sonho de todos os negros e de outras minorias nos Estados Unidos — de viver numa sociedade igualitária e justa.

A marcha serviu como um último passo em direção à promulgação da Lei dos Direitos Civis de 1964, que proibiu a segregação racial em locais públicos, empresas e escolas. Em 1964 foi premiado com o Nobel da Paz. Os protestos organizados por King continuaram.
.
Em 1965, ele liderou uma nova marcha. Uma das consequências dessa marcha foi a aprovação da Lei dos Direitos de Voto de 1965 que abolia o uso de exames que visavam impedir a população negra de votar. Nessa época, King também passou a trabalhar para melhorar a situação econômica da população negra dos Estados Unidos.
.
Em 1967 King uniu-se ao Movimento pela Paz no Vietnam, o que causou um impacto negativo entre os negros. Outros líderes negros não concordaram com esta mudança de prioridades dos direitos civis para o movimento pela paz.

Odiado por muitos segregacionistas do sul, foi assassinado no dia 4 de abril de 1968 num hotel da cidade de Memphis, Tennessee, alguns momentos antes de mais uma campanha, ele foi assassinado por James Earl Ray um prisioneiro refugiado, que acabou confessando o crime.marcha, por um franco atirador chamado James Earl Ray. Earl era um fugitivo branco que admitiu a autoria do crime. O assassino de King foi condenado a 99 anos de prisão.
.
Em 1983, a terceira segunda-feira do mês de janeiro foi decretada feriado nacional em homenagem ao aniversário de Martin Luther King Jr.'s.

 .
.“Se você não está pronto para morrer por alguma
 coisa, você não está pronto para viver.”
Martin Luther King, Jr

Martin Luther King Jr., 1929 ▬ 1968, foi morto, mas suas palavras, seu trabalho e sacrifício moldaram os Estados Unidos e influenciaram o mundo e é um dos principais responsáveis pelo fim da segregação racial em seu país.
Seu famoso discurso, “Eu Tenho um Sonho”, simboliza a visão de um mundo mais justo pelo qual King lutou de forma pacífica e no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro..Considerado como um dos grandes pacifistas do séc XX, tinha na obstinação uma de suas mais ardentes características e certa vez ele disse:
.
“Por mais que eu deteste a violência, existe um mal
 pior do que a violência: a covardia.“
Martin Luther King, Jr.

O discurso, realizado no dia 28 de agosto de 1963 nos degraus do Lincoln Memorial em WAshington, D.C., em frente a uma platéia de mais de duzentas mil pessoas, é considerado um dos maiores na história e foi eleito o melhor discurso estadunidense do século XX numa pesquisa feita no ano de 1999.

De acordo com o congressista John Lewis, que também fez um discurso naquele mesmo dia como o presidente do Comitê Estudantil da Não-Violência, "o Dr. King tinha o poder, a habilidade e a capacidade de transformar aqueles degraus no Lincoln Memorial em um púlpito moderno".

Falando do jeito que fez, ele conseguiu educar, inspirar e informar, não apenas, as pessoas que ali estavam, mas também pessoas em todo os EUA e outras gerações que nem sequer haviam nascido.

.
“Eu também sou vítima de sonhos adiados,
de esperanças dilaceradas, mas, apesar disso,
eu ainda tenho um sonho, porque a gente não
pode desistir da vida.”


Martin Luther King – Nossa Homenagem
Fonte: Pesquisa livre na Internet
http://saltitandocomaspalavras.blogspot.com/


Leia também :
I Have a Dream — Español
I Have a Dream — English
I Have a Dream — Português
Martin Luther King, Jr — Homenagem do U2

Martin Luther King, Jr. — Um Exemplo de Vida!

Veja também:




.