Mitos e verdades sobre o Câncer de Mama

A luta contra o Câncer de Mama  é uma causa da humanidade e o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de sucesso no tratamento. Portanto, Mulher, não deixe para depois. Faça seus exames preventivos agora!  

Uma campanha mundial chamada Outubro Rosa, acontece todos os anos especialmente no mês de outubro e visa conscientizar a população feminina, mas também a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Com o laço cor de rosa como símbolo, a campanha começou em 1990 com a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. De fato, ainda hoje muitas localidades do mundo ainda comemoram com uma corrida, inclusive no Brasil, algumas cidades organizam corridas e maratonas pela conscientização do câncer de mama.

No Brasil, segundo o INCA, estão previstos neste ano (2017) 58 mil novos casos de câncer de mama, entretanto as chances de sucesso no tratamento superam 90% quando o câncer é diagnosticado precocemente.

“O câncer de mama é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia”, explica Fernanda Salum, mastologista do Hospital Universitário de Brasília.

Quanto mais a população souber sobre seu corpo e procurar ajuda, as chances de recuperação podem ser maiores. “A gente sabe que por ano entre 13 e 15 mil mulheres morrem de câncer de mama. O número assusta, mas sabemos também que quando uma mulher é recém-diagnosticada, apenas de 6 a 8% já recebem a notícia de câncer metastático [quando o estágio é mais avançado e atinge outros órgãos] logo de cara, e outras 8% que tiveram a doença precoce acabam desenvolvendo metástase”, explica Rafael Kaliks, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Para entender um pouco melhor sobre esse tema, pesquisamos e relacionamos abaixo alguns mitos e verdades sobre o Câncer de Mama. Confira!

▶ Qualquer tumor na mama é um câncer?
Mito
Um tumor é caracterizado pelo aumento considerável no volume de alguma parte do corpo. Desde que este aumento ocorra de forma organizada e não atinja tecidos vizinhos, este tumor é definido como benigno, logo, não se trata de um câncer, e sim de uma hiperplasia.

De qualquer forma, é sempre recomendado manter um acompanhamento médico.

▶ Homens podem ter câncer de mama?
Verdade
O câncer de mama se origina no tecido mamário presente em homens e mulheres. A neoplasia, porém, é rara em homens. Eles devem realizar o autoexame regularmente.

Apesar do número de casos em homens ter aumentado 25% nos últimos 25 anos, o índice correspondente ao sexo masculino ainda é muito pequeno, onde os homens beiram entre 0,6 e 1% dos casos totais de câncer de mama.

Alguns fatores comuns que desencadeiam a doença são os genéticos (tal como as mulheres), ambientais (exposições, local e tipo de trabalho), hormonais (alterações ou uso de hormônios) ou alguns outros fatores como a infertilidade, orquite (inflamação do testículo), entre outros.

Homens que usam algum tipo de anabolizante ou que têm diagnóstico de obesidade podem ter aumento das mamas e, por isso, é recomendado  procurar um mastologista.

▶ A amamentação ajuda a prevenir o câncer de mama?
Verdade
Com a produção de leite, as células mamárias se mantêm ocupadas e assim tendem a se multiplicar em menor escala, o que dificulta os riscos de se contrair a doença.

Especialistas afirmam que mulheres que amamentam por mais de seis meses têm chances bem menores de desenvolver a doença, já que o tecido glandular das mamas é substituído por gordura.

▶ Mãe com câncer na mama pode amamentar o bebê?
Verdade
Neste caso, é preciso procurar auxílio e orientação médica, já que a doença ou os próprios tratamentos podem dificultar na amamentação, mas nada impede que uma mãe com câncer unilateral (em apenas uma das mamas) use o outro seio sadio para amamentar.

Ainda assim, os mesmos especialistas afirmam que se uma mãe que já possua câncer de mama amamentar por mais de um ano, apesar da não cura, esta tem chances maiores de um prognóstico mais positivo, com uma doença menos agressiva e um tratamento mais ameno.

▶ O câncer de mama é incurável?
Mito
Graças ao avanço da medicina é considerado um mito hoje em dia.  Estima-se que 95 a cada 100 mulheres têm chances de cura, quando há um diagnóstico precoce.

É evidente que tudo depende, em grande parte, da paciente se manter atenta aos seus fatores de risco e regularmente ir ao médico especialista para ter orientações. Assim, quanto mais cedo identificado, maiores as chances de cura e de um tratamento menos radicais.

A tecnologia pode ser uma grande aliada no tratamento do câncer de mama. Exames de Mamografia, Ultrassom da Mama e Ressonância Mamária têm papel essencial no diagnóstico precoce e tratamento da doença. As chances de cura podem chegar a 100% dos casos, se detectados na fase inicial. O PACS (Programa agentes comunitários de saúde) pode contribuir na assertividade e qualidade do diagnóstico.

Se for detectado câncer na mama  é necessário remover a mama completamente?
Mito
Se nos referirmos aos dias de hoje, isso pode ser considerado um mito, novamente graças aos avanços da medicina, com as cirurgias conservadoras de mama.

Quem conhece a “mastectomia”, sabe que apesar da eficácia na cura do câncer, o procedimento era muito radical e basicamente removia toda a área da mama, incluindo o músculo, os gânglios e até parte da região axilar.

Hoje, estas cirurgias são mais econômicas, onde é tirado apenas o necessário, conservando ao máximo o seio da paciente.

Com as cirurgias conservadoras da mama, tão eficazes quanto a mastectomia, a remoção dos tumores cancerígenos são ainda mais restritos às áreas afetadas, com remoção mínima e reparo mais discreto. Embora valha ressaltar que a mastectomia ainda é a opção necessária em caso de tumores grandes.

▶ A terapia de reposição hormonal pode ser um fator de risco?
Verdade

A terapia costuma ser usada em mulheres na pós-menopausa para melhorar os sintomas do climatério e reduzir a osteoporose. “Porém, o uso de estrogênio e progesterona compromete as alterações que as glândulas mamárias sofrem com o avançar da idade. Isso aumenta o risco de câncer de mama quando o uso é por tempo prolongado”, diz o oncologista Sérgio Simon.

▶ Tratamento hormonal ajuda cura de tumores na mama?
Depende do caso
A chamada Hormonoterapia pode ser considerada uma alternativa de tratamento contra os tumores da mama caso o tumor possua receptores hormonais, o que corresponde a aproximadamente 60% dos casos.

Caso os tumores façam parte dos 40% restantes, ou seja, aqueles que possuam células resistentes ao tratamento com hormônios, a hormonoterapia não é uma opção de tratamento.

Uma paciente com câncer de mama pode ser necessário fazer quimioterapia?
Verdade
A quimioterapia, que é o tratamento dos tumores por meio de medicação, pode variar de acordo com o estágio da doença ou a região e sua dosagem também pode ser variável conforme a reação da paciente ao tratamento.

Em resumo, a paciente pode fazer o tratamento em ambulatórios ou estando em internação, sendo realizado através da via oral, ingerindo os comprimidos, ou venal, com o medicamento sendo injetado na veia.

Obesidade e sedentarismo podem aumentar as chances de ter a doença?
Verdade
O excesso de peso, principalmente após a menopausa, pode fazer com que o tecido gorduroso que se acumula no corpo produza estrogênio e aumente as chances da doença.

A falta de uma vida saudável, sem prática de exercícios também pode dar brechas para o desenvolvimento do tumor. Consumir bebidas alcoólicas, mesmo que em pequenas quantidades também interfere nos níveis de estrogênio e pode agravar as chances de ter a condição.

De acordo com estudos realizados pelo Hospital de Base de Brasília, mulheres que possuam excesso de gordura em sua dieta e estão acima de 10 quilos do peso ideal possuem 40% a mais de chances de desenvolver câncer de mama do que as mulheres com alimentação saudável e peso proporcional.

Devem ficar atentas as mulheres que ganharam algo em torno dos 9 a 13 kg após os 18 anos. Os médicos recomendam, neste caso, que se faça esforços para reduzir o peso, de modo que isso ajuda a reduzir os riscos de desenvolver a doença.

▶ O sutiã pode aumentar o risco de câncer de mama?
Mito
Não existem estudos que comprovem a ligação entre ambas as coisas.

Mulheres com seios pequenos têm menos chances de desenvolver câncer de mama?
Mito
Neste caso, tamanho também não é documento. Para que uma mulher desenvolva câncer de mama, basta que ela possua uma mama, ou seja, qualquer mulher corre este risco.

▶ Apenas mulheres com mais de 50 anos podem ter câncer de mama?
Mito
Apesar de ser raro, existem mulheres que desenvolvem a doença mais cedo do que as estimativas por uma predisposição genética ou por outros fatores como exposição excessiva de radiação na região do tórax", explica o médico Evandro F. Mateus. 


▶ Se diagnosticada no início, a doença costuma ter cura?
Verdade
O diagnóstico precoce do câncer de mama pode aumentar consideravelmente as chances de cura em até 90%. A forma mais eficaz de evitar a evolução da doença é a realização de exames periódicos. 


▶ Somente mulheres idosas devem realizar a mamografia ?
Mito
A mamografia está garantida por lei a partir dos 40 anos. Entretanto, cabe ao médico definir a idade correta, já que mulheres com histórico familiar de câncer de mama e/ou ovários devem iniciar a prevenção antes.


▶ A mamografia também detecta lesões menores na mama?
Verdade
A mamografia ainda é o único exame capaz de reduzir a mortalidade pelo câncer de mama. É eficaz para detectar lesões iniciais e não palpáveis. Essas lesões são classificadas de acordo com risco de evolução para o câncer.


▶ Se o resultado da mamografia estiver alterado, a paciente está com câncer?
Mito
Qualquer alteração deve ser vista com atenção, seja na mamografia ou no autoexame das mamas. No entanto, nem todas são cancerígenas. O exame pode indicar cistos, nódulos e calcificações. O ideal é que a paciente procure um mastologista, diz o médico.


▶ O autoexame deve ser feito após o período menstrual?
Verdade
Durante a menstruação, as mamas ficam mais enrijecidas e doloridas, dificultando a identificação de eventuais lesões.


O autoexame pode ser feito a partir dos 20 anos de idade, seis ou sete dias depois o início do período menstrual, quando a mama está menos sensível e mais flácida.

▶ Mulheres que tiveram câncer de mama na família correm mais riscos?
Verdade

Ter mãe, irmã ou filha com câncer de mama aumenta o risco em 80%. Há um teste que mostra se há mutações genéticas. Porém, o serviço só é feito na rede particular de saúde e custa em torno de R$ 600. Se for detectada a mutação, as cirurgias preventivas conseguem reduzir bastante esse risco. 

▶ Só tem câncer de mama quem tem histórico familiar?
Mito
Nenhuma mulher está imune ao câncer de mama. O risco básico de qualquer uma de nós desenvolver esse tipo de tumor é de 12%, mesmo sem casos na família. Uma em cada oito brasileiras de até 70 anos vai ter a doença. 

▶ Fazer mamografia todos os anos é necessário para detectar tumores. 
Verdade

A mamografia é a principal forma de diagnóstico precoce da doença. Quem tem histórico familiar deve fazer o exame a partir dos 25 anos. As demais, após os 40. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. 

Emoções negativas como estresse, mágoas e raiva podem causar câncer? 
Mito

Nenhum tipo de câncer surge a partir de sentimentos negativos. Por mais profunda que seja sua mágoa, tristeza ou depressão, essas emoções não têm a capacidade de se transformar em tumores.

Quem faz o autoexame, apalpando seus seios em busca de caroços, não preciso de outros exames? 
Mito

O autoexame das mamas é uma prática positiva, que deve ser estimulada. Contudo, ele não é capaz de detectar vários tipos de tumores, especialmente aqueles em fase inicial, com maiores chances de cura.

De acordo com a recomendação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para obter um diagnóstico precoce é preciso consultar um médico, realizar exame clínico de mama e fazer a mamografia. 

Quem menstrua muito cedo ou é mãe depois dos 30 anos tem maior probabilidade de desenvolver a doença?
Verdade 
O risco aumenta porque essas mulheres menstruam mais vezes ao longo da vida, ficando excessivamente expostas aos hormônios estrogênio e progesterona.


“O estrogênio estimula as células da glândula mamária a se reproduzir. Portanto, quanto mais menstruações, maior é o risco”, explica o oncologista Sérgio Simon. 

Anticoncepcionais que interrompem a menstruação são eficazes na prevenção do câncer de mama? 
Mais ou menos

“Esse tipo de anticoncepcional tem sido altamente positivo no combate ao câncer de colo de útero. Contudo, em casos de câncer de mama, ainda não foi feito um estudo definitivo sobre a eficácia”, esclarece o oncologista Sérgio Simon. 

▶ Praticar uma atividade física ajuda na prevenção?
Verdade
Cerca de 30 minutos diários de caminhada são suficientes. E a atividade traz benefícios extras: mantém os ossos fortes e a cabeça tranquila. 

▶ Próteses de silicone podem causar câncer?
Mito 

Não há relação entre câncer de mama e próteses de silicone. O único problema é que o implante pode dificultar o diagnóstico de tumores.

▶ Uma vez curado, o câncer de mama não volta?
Mito
Cerca de 30% das pacientes que tiveram câncer de mama apresentam a progressão da doença e metástases, mesmo quando a doença é detectada precocemente. O tumor atinge outros órgãos, como ossos, pulmão e fígado.

▶ Não há tratamento para câncer de mama metastático?
Mito
Atualmente, com o avanço da ciência, é possível encontrar tratamentos e medicamentos que possibilitam o controle da doença por vários anos. Os efeitos colaterais das drogas mais novas também são menores, o que aumenta a qualidade de vida do paciente.

▶ Existem tipos diferentes de câncer de mama?
Verdade
A medicina consegue identificar diferentes tipos de câncer de mama e os tratamentos são cada vez mais específicos. Com os novos conhecimentos sobre o perfil biológico de cada tumor e seu comportamento, pode se adequar com mais eficácia a quimioterapia, a radioterapia, a hormonioterapia e até a cirurgia.

▶ A mamografia também detecta lesões menores na mama?
Verdade
A mamografia é um exame eficaz para detectar lesões iniciais e não palpáveis. Essas lesões são classificadas de acordo com o risco de, algum dia, evoluir para o câncer. O tratamento deve ser definido por um mastologista.

Na verdade, mesmo sendo o tipo de tumor que mais mata a população feminina em todo o mundo, a condição ainda é vista como um tabu pela sociedade e falta informação para que a prevenção e o diagnóstico precoce sejam feitos adequadamente.

A você Mulher que cada vez mais protagoniza um novo jeito de ser — fazer-tudo-ao-mesmo-tempo: Trabalha, batalha, opina, cria, cuida de sua casa, de sua família e, por último, de sua saúde. Cuide-se! Inclua alimentos mais saudáveis nas refeições, faça alguma atividade física e não deixe de fazer os exames médicos preventivos.  Lembre-se: A detecção precoce pode salvar sua vida!

Pesquisa:
• INCA
• Saúde – IG
• Hospital 9 de julho
• Digitalmed
• Revista Glamour
• Minhavida Saúde
• A.C.Camargo

Tags:
Outubro rosa, câncerde mama, laço cor de rosa, prevenção, tumor, mamografia, quimioterapia, mastectomia.