O Laço Cor-de-Rosa é um símbolo internacional para a luta contra o cancro da mama. O principal objetivo do Laço Cor-de-rosa é alertar/informar as pessoas sobre o Câncer de mama.
O primeiro laço que teve uma representação relevante na história foi o laço amarelo, que foi apresentado numa marcha cantada pelo exército dos Estados Unidos da América.
Em 1917 George A. Norton interpretou a canção pela primeira vez. O título da canção era "Round Her Neck She Wears a Yellow Ribbon". Nos anos 40 a mesma canção foi interpretada por diferentes músicos.
Baseada nesta canção, a mulher de um refém no Irão, Penney Laingen, foi a primeira pessoa a usar o laço como um símbolo de alerta. Penney colocou laços amarelos em várias árvores de modo a representar o desejo que tinha que o seu marido regressasse a casa. Amigos e familiares demonstrando a sua lealdade seguiram a moda.
Todos os Americanos rapidamente se aperceberam que o laço cor-de-rosa se tornara uma força.Nos anos 90 activistas da luta contra a SIDA inspirados pela força do laço decidiram fazer laços para os que lutavam contra a SIDA. O laço que representa a SIDA tornou-se vermelho por essa ser a cor da paixão.
Durante os Tony Awards, o actor Jeremy Irons foi fotografado com um brilhante laço vermelho no peito. Durante a noite, à medida que o público seguia os prémios, o laço foi-se tornando um ícone popular. O The New York Times declarou o ano de 1992 como o ano do Laço Cor-de-Rosa.
Em 1917 George A. Norton interpretou a canção pela primeira vez. O título da canção era "Round Her Neck She Wears a Yellow Ribbon". Nos anos 40 a mesma canção foi interpretada por diferentes músicos.
Baseada nesta canção, a mulher de um refém no Irão, Penney Laingen, foi a primeira pessoa a usar o laço como um símbolo de alerta. Penney colocou laços amarelos em várias árvores de modo a representar o desejo que tinha que o seu marido regressasse a casa. Amigos e familiares demonstrando a sua lealdade seguiram a moda.
Todos os Americanos rapidamente se aperceberam que o laço cor-de-rosa se tornara uma força.Nos anos 90 activistas da luta contra a SIDA inspirados pela força do laço decidiram fazer laços para os que lutavam contra a SIDA. O laço que representa a SIDA tornou-se vermelho por essa ser a cor da paixão.
Durante os Tony Awards, o actor Jeremy Irons foi fotografado com um brilhante laço vermelho no peito. Durante a noite, à medida que o público seguia os prémios, o laço foi-se tornando um ícone popular. O The New York Times declarou o ano de 1992 como o ano do Laço Cor-de-Rosa.
O primeiro Laço Cor-de-Rosa foi introduzido pela Fundação do Cancro da Mama Susan G. Komen. A fundação ofereceu bonés cor-de-rosa aos sobreviventes do cancro da mama que participavam na Corrida para a Cura desde 1990.Alguns meses mais tarde em 1991 todos os participantes da Corrida de Nova Iorque receberam um Laço Cor-de-Rosa.
No entanto, o laço não teve a importância que se esperava, na medida em que era um pormenor num evento com bastante importância..Alexandra Penney, que em 1992 era a editora chefe do "Self", uma revista de saúde para mulheres, trabalhava então na segunda edição anual do National Breast Cancer Awareness.
Evelyn Lauder, que era então vice-presidente da empresa Estee Lauder foi editora convidada da edição da NBCAM do mesmo ano. Juntas Penney e Lauder lembraram-se de criar um laço e de fazer com que as grandes distribuidoras de cosméticos os distribuíssem nas lojas de Nova Iorque.
Mais tarde Evelyn Lauder prometeu distribuir os laços por todo o país embora a cor do laço não tivesse ainda sido decidida..No entanto, uma senhora de 68 anos de nome Charlotte Hayley que acabara de combater o cancro de mama produziu laços laranja.
Charlotte vendeu-os com um cartão que dizia " O budget anual do Instituto Nacional do Cancro é de 1.8 biliões de dólares, e somente 5% vai para a prevenção contra o cancro. Ajude-nos a acordar os nossos legisladores e a América, usando este laço.".
A mensagem rapidamente se divulgou, o que fez com que Penny e Evelyn se interessassem pelo conceito de Hayley. Ambas viram potencial na ideia de se associarem a Charlotte. Mas esta rejeitou a proposta alegando que Penny e Evelyn eram demasiado comerciais.
No entanto, o laço não teve a importância que se esperava, na medida em que era um pormenor num evento com bastante importância..Alexandra Penney, que em 1992 era a editora chefe do "Self", uma revista de saúde para mulheres, trabalhava então na segunda edição anual do National Breast Cancer Awareness.
Evelyn Lauder, que era então vice-presidente da empresa Estee Lauder foi editora convidada da edição da NBCAM do mesmo ano. Juntas Penney e Lauder lembraram-se de criar um laço e de fazer com que as grandes distribuidoras de cosméticos os distribuíssem nas lojas de Nova Iorque.
Mais tarde Evelyn Lauder prometeu distribuir os laços por todo o país embora a cor do laço não tivesse ainda sido decidida..No entanto, uma senhora de 68 anos de nome Charlotte Hayley que acabara de combater o cancro de mama produziu laços laranja.
Charlotte vendeu-os com um cartão que dizia " O budget anual do Instituto Nacional do Cancro é de 1.8 biliões de dólares, e somente 5% vai para a prevenção contra o cancro. Ajude-nos a acordar os nossos legisladores e a América, usando este laço.".
A mensagem rapidamente se divulgou, o que fez com que Penny e Evelyn se interessassem pelo conceito de Hayley. Ambas viram potencial na ideia de se associarem a Charlotte. Mas esta rejeitou a proposta alegando que Penny e Evelyn eram demasiado comerciais.
Após uma discussão com Lauder, Hayley e os seus advogados foi então acordada uma nova cor. O cor-de-rosa fora então escolhido para a cor do laço, tornando-se assim um símbolo internacional para a luta contra o cancro da mama.
Porquê Rosa?
No mundo Ocidental, o rosa é a cor as mulheres. Quando nasce uma rapariga tudo é rosa, enquanto que se for um rapaz o azul é a cor escolhida.
Ao mesmo tempo o rosa é uma cor brilhante, vibrante e forte. Tudo o que o cancro não é.
O cancro da mama é uma doença muito particular, sendo que o peito é uma parte importante da mulher.
Todos os movimentos de aumento da consciencialização bem como o apoio para a procura da pesquisa são muito positivos.
Outros significados do Laço Cor-de-Rosa
O laço Cor-de-Rosa não é somente um símbolo para o cancro da mama, mas também um símbolo para a marcha de Dime e do seu esforço na luta dos nascimentos prematuros para salvar os bebes e descobrir a cura para deficiências após o nascimento.
O Laço Cor-de-Rosa representa também os pais biológicos e o cancro nas crianças. É também comum que os documentos entregues a um advogado inglês sejam amarrados com um laço cor-de-rosa.
Porquê Rosa?
No mundo Ocidental, o rosa é a cor as mulheres. Quando nasce uma rapariga tudo é rosa, enquanto que se for um rapaz o azul é a cor escolhida.
Ao mesmo tempo o rosa é uma cor brilhante, vibrante e forte. Tudo o que o cancro não é.
O cancro da mama é uma doença muito particular, sendo que o peito é uma parte importante da mulher.
Todos os movimentos de aumento da consciencialização bem como o apoio para a procura da pesquisa são muito positivos.
Outros significados do Laço Cor-de-Rosa
O laço Cor-de-Rosa não é somente um símbolo para o cancro da mama, mas também um símbolo para a marcha de Dime e do seu esforço na luta dos nascimentos prematuros para salvar os bebes e descobrir a cura para deficiências após o nascimento.
O Laço Cor-de-Rosa representa também os pais biológicos e o cancro nas crianças. É também comum que os documentos entregues a um advogado inglês sejam amarrados com um laço cor-de-rosa.
Incentive a todas as mulheres que você conhece a praticar mensalmente o auto exame das mamas e a consultar um médico ao menos uma vez no ano. Com consciência e prevenção, a batalha contra o câncer pode ser vencida. Acima de tudo, é preciso que se busque viver, mas viver bem!
.
História do Laço Cor-de-Rosa — 1
Fonte: http://pt.Wikipedia.org/
http://saltitandocomaspalavras.blogspot.com/
Leia também:
• História do Laço Cor-de-rosa — 2
• Outubro — Mês da Luta Contra o Cancro da Mama
• O Câncer de Mama tem Cura