Liderar é
inspirar pessoas. Um líder tem muitos desafios e para enfrentá-los necessita estar
em sintonia com sua equipe. Superar suas dificuldades, repassar seus conhecimentos e se permitir aprender com sua equipe são atitudes que contribuem
para a vitória de qualquer projeto.
Dizer as palavras certas, nos momentos certos, pode fazer
toda uma diferença na vida de alguém. Confira abaixo as 9 frases que bons
líderes dizem todos os dias aos seus colegas, familiares, amigos, empregados ou
clientes.
• Eu estou pensando que...
Você está no comando, mas isso não significa que é mais
inteligente ou perspicaz que todos seus funcionários. Dê razões e justifique
suas decisões, esclareça sua lógica e não posicione uma ideia por sua
autoridade. Apesar de tomar muito tempo para explicar suas decisões e
discuti-las, também irá aparecer boas ideias para melhorá-las.
• Eu estava errado
Quando você está errado, o melhor jeito de consertar isso é
dizer que você estava errado. Você não vai perder o respeito, mas sim ganhá-lo.
• Isso foi incrível
Ninguém recebe elogios o suficiente. Ninguém. Todos os dias
escolha alguém de sua equipe que fez ou está fazendo algo e diga: “Uau, isso está muito bom!”.
O louvor é um presente que custa ao doador, mas nada é em
vão para o destinatário. Comece a elogiar. As pessoas ao seu redor vão lhe amar
por isso e até mesmo você se sentirá melhor, sabendo que está fazendo pessoas
mais felizes.
• Muito obrigado
Depois de ser o doador, pense no momento em que você é
destinatário. Você agradece todas as pessoas pelo que elas fazem por você? Seja buscar um café, entregar um relatório ou abrir a porta.
Agradecer, além de ser questão de educação, também
proporciona um pequeno, mas essencial, sentimento de recompensa. Olhe nos olhos das
pessoas e diga: “Muito obrigado! Isso
está muito bom”.
• Você pode me ajudar?
Todas as pessoas gostam de se sentir importantes e quando
você pede ajuda a elas, independentemente do que seja, você se torna mais
sincero e humilde. E no processo, você vai respeitar e ouvir mais as pessoas —
o que, aliás, são todas as qualidades de um grande líder e um grande amigo.
• Eu sinto muito
Certos momentos, pedir desculpas é pouco. Quem é prejudicado
pelo erro, muitas vezes, se sente mal por isso, seja por palavras, ações,
omissões, etc. Diga que está arrependido.
As desculpas são apenas portas de entrada para outras
palavras mais “expressivas”. Nada de
seguir um pedido de desculpas com avisos como “Mas eu pensei que você fosse...”.
• Você pode me
mostrar como faz?
Conselho é temporário, o conhecimento é para sempre. Peça
ajuda, mas não apenas para as outras fazerem algo por você e sim para aprender
aquilo.
Quando você pede para ser ensinado várias coisas acontecem:
você implicitamente mostra respeito àquele que o ajudou, você mostra que confia
em sua experiência, habilidade e conhecimento, e você começa a avaliar melhor o
valor da ajuda.
• Deixe-me lhe ajudar
Muitas pessoas veem pedir ajuda como um sinal de fraqueza.
Sendo assim, pode ter certeza de que muitos dos seus colegas ou empregados
estão precisando de um ombro amigo mesmo sem dizer. Não basta um “Há algo que eu posso lhe ajudar?”, isso
é só vai gerar “Não, estou bem”.
Seja específico. Encontre algo que você realmente pode fazer
a diferença, como “Eu tenho alguns
minutinhos. Posso ajudá-lo a terminar isso?”. Ofereça sua colaboração.
Mesmo que seu trabalho não seja o problema, para quem está triste qualquer
gesto solidário serve como uma ajuda.
• Nada
Certas horas, a melhor coisa é dizer nada. Se você está
estressado, frustrado ou com raiva, fique quieto. Você pode pensar que
desabafar vai lhe fazer melhor, mas não no ambiente de trabalho - inclusive se
o problema envolver a empresa.
Os seus problemas vêm e vão, mas os sentimentos são para
sempre. Criticar um empregado na empresa pode soar como uma “lição para sua vida” para você, mas por
dentro, ele perderá aquela consideração que você já tinha conquistado.
Antes de falar, gaste mais tempo considerando como os
funcionários irão pensar e sentir. Analise as consequências. Você pode
facilmente se recuperar de um erro cometido por causa de dados defeituosos ou
projeções imprecisas, mas não irá resgatar a confiança e a motivação deles.
Frases que os Líderes dizem todos os dias
Fonte: Inc.comBlog Saltitando com as Palavras
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