Dia Mundial do Coração — 29 de setembro


O símbolo do coração está no topo na categoria dos signos mais conhecidos pela Humanidade. Da clássica declaração de amor rabiscada em troncos de árvores, nos gestos com os polegares e indicadores unidos em formato de coração ao símbolo do desenho da pulsação do coração — órgão importante do corpo, cuja função principal é bombear o sangue para nutrir as células do organismo.

Comemorado no dia 29 de setembro, O Dia Mundial do Coração tem por objetivo alertar e conscientizar a população sobre a importância desse órgão, sobre os riscos das doenças do coração, que podem ocorrer em qualquer idade, e dos cuidados que são necessários para ter um coração saudável e, consequentemente, ter uma vida mais longa.

Nesse dia realizam-se campanhas por todo o mundo, para promover hábitos de vida saudáveis entre as pessoas. Este é o dia perfeito para deixar de fumar, para começar a fazer exercício físico e alimentar-se melhor, entre outros hábitos saudáveis.

Confira abaixo algumas dicas para manter a saúde do coração:

💖 Adote uma dieta saudável, rica em frutas, legumes, hortaliças, cereais integrais e castanhas. Reduza a ingestão de gorduras, doces e refrigerantes. Substitua o leite integral por desnatado; prefira os queijos brancos. Não exagere no sal. Coma peixe 2 a 3 vezes por semana; sardinha, atum e salmão são os mais ricos em Ômega 3. E beba 6 a 8 copos de água por dia.

💖 Mexa-se! Pratique 30 minutos de exercício físico 4 a 5 vezes por semana. Mas, antes de iniciar qualquer atividade, é preciso passar por avaliação de um médico clínico ou cardiologista.

💖 Diga não ao Stress! Cultive o bom humor, não guarde mágoas, relaxe. Aulas de Yoga, alongamento e dança são excelentes opções.

💖 Fim ao tabagismo. Não é fácil se livrar do cigarro, mas saiba que você não está sozinho. Há grupos de apoio e opções de tratamento medicamentoso para te ajudar.

💖 Visite periodicamente seu médico. Manter bons níveis de pressão arterial, glicose e colesterol são essenciais para a saúde do seu coração.


💖 Cuide-se bem para viver mais e melhor.
 Seu coração agradece! 💖





Tags: